Alimentação

A importância do Whey Protein, tipos existentes, como utilizá-lo e quais os benefícios do suplemento!

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Garantir a quantidade de proteína essencial para o corpo durante o dia é um desafio para grande parte dos atletas, ainda mais se o cardápio possuir um valor alto de calorias. Para ajudar nesse quesito, a suplementação é uma forte aliada, principalmente com o uso de Whey Protein.

Você já deve ter escutado esse nome, afinal, é um suplemento alimentar comum, variado e presente na vida de muitas pessoas. Seja na academia, durante as alimentações ou até em uma conversa, o Whey Protein é famoso e falado pela maioria, pois garante bons resultados.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse suplemento, para que serve, os benefícios e as contraindicações? Então fique aqui para descobrir sobre o Whey Protein e como ele pode impactar a sua vida!

O que é Whey Protein?

Ao traduzir Whey Protein para a língua portuguesa, temos “proteína do soro do leite”, ou seja, aminoácidos essenciais para o corpo humano que têm sua origem nesse pó. Whey Protein é um subproduto que surge através da fabricação do queijo, então ele será rico em proteínas e em demais componentes importantes para o corpo, como gordura e carboidrato.

Esse suplemento tem o resultado final em forma solúvel (pó), então é possível comprar por gramas e em diversos formatos. Contudo, esse tipo de venda não é uma restrição, pois existem marcas que trabalham essa proteína dissolvida em alimentos convencionais, ou seja, você pode comprar em iogurtes, barras de cereais e por assim adiante.

O processo de fabricação do Whey ainda é mais complexo, pois dependendo das etapas o produto final pode ser diferente. É por isso que existem no mercado 3 tipos de Whey: Concentrado, Isolado e Hidrolisado. Você sabe a diferença entre cada um? Te explico no decorrer do artigo!

As funções desse alimento

Agora que você já conhece a definição e o que é o Whey, está na hora de conhecer as funções desse alimento, pois vão além de ajudar na regeneração e recuperação da massa muscular. Muitos pensam que a proteína do leite vai servir apenas para quem está na busca de hipertrofia (aumento da massa muscular), porém existe uma lista de funções para o alimento!

Um dos pontos importantes do Whey Protein é que ele possui um alto valor biológico das proteínas com baixos níveis de gordura, ou seja, ele consegue ser administrado na alimentação e ser altamente saudável, além de torná-lo extremamente versátil!

Vale citar também uma função que é muito conhecida no meio popular, o Whey vai ajudar a ganhar ou manter a boa forma física, pois ele atua no ganho e recuperação da massa muscular. Para além, vai garantir o complemento das necessidades básicas de proteínas no organismo de cada um, o que ajuda na saúde e bem-estar.

Ele ainda atua com outras funções, como por exemplo:

Sendo assim, o Whey Protein assume diversas funções e você pode saber mais sobre buscando o devido acompanhamento com um nutricionista esportivo. Certifique-se que é viável utilizar o suplemento na sua dieta e aproveite os impactos nele na sua rotina!

Para quem é indicado?

A proteína do leite costuma ser indicada para todos os atletas, afinal, é comum ter uma dieta a seguir e a proteína assume diversas funções importantes, então, para alcançar a quantidade suficiente desse grupo de alimentos no dia, o Whey é uma das opções mais viáveis. Entre as modalidades esportivas, o Whey costuma ser utilizado por:

Para além dos atletas, a proteína do soro do leite também é indicada para pessoas que possuem deficiência proteica no organismo e para aqueles que desejam perder peso, pois o alimento garante saciedade por mais tempo.

Contraindicações e efeitos colaterais

Também é necessário saber as contraindicações e efeitos colaterais que surgem ao tomar Whey, pois algumas pessoas não devem fazer uso dessa suplementação, pois pode fazer mal ao organismo. Fique atento:

Contraindicações: intolerantes a lactose, menores de 18 anos, se tiver doenças como gota e mulheres grávidas. Opte por opções em que a proteína é de origem vegetal e que consigam ser utilizadas por esses grupos.

Efeitos colaterais: gases, dor de cabeça, cólica, náuseas e por assim adiante.

Caso apresente algum dos sintomas, procure um especialista para verificar se é necessário continuar o uso do suplemento ou se é preciso remover da alimentação!

Os 3 tipos de Whey

Como dito no início do artigo, o processo de fabricação do Whey Protein pode garantir algumas variações do produto. Nesse caso, são 3 tipos diferentes e você confere um pouco mais sobre cada um e suas funções logo abaixo:

infográfico com os 3 tipos de whey protein

Concentrado

A versão do Whey Protein Concentrado é a mais comum no mercado, pois o processo de filtração do soro é leve, então a composição desse tipo vai ter divisão com gorduras, lactose e carboidratos. Essa é a versão que contém menos proteína, porém é a mais indicada para atletas que desejam ganhar massa muscular (hipertrofia). Sua composição chega a ter 80% de proteína, porém pode variar para menos.

Isolado

O Whey Isolado entrega sua característica pelo nome, afinal, grande parte do produto é puramente proteína (pode chegar até 95% na composição), por isso leva o nome de isolado. Ou seja, a proteína do soro do leite é mais pura, pois o processo de filtragem é mais refinado que os demais.

Com isso, por ter uma grande taxa de proteína e todos os processos na produção, esse tipo acaba sendo bem mais caro que o Concentrado, porém os resultados com ele são mais eficazes, pois a absorção é bem mais rápida.

E por ser basicamente proteína, o Whey Isolado pode ser indicado para pessoas que tenham intolerância à lactose, desde que seja leve ou moderada, pois assim como a gordura e carboidratos, a lactose presente é quase nula.

Hidrolisado 

O Whey Hidrolisado também é um suplemento com filtragem complexa e o mais caro do grupo, pois ele passa por um processo chamado hidrólise (as cadeias de proteína serão quebradas em segmentos menores), ou seja, é considerado top de linha.

Este processo faz com que o organismo absorva a proteína em uma velocidade maior, além de ser responsável por diminuir alguns desconfortos abdominais (sensação de estar estufado). A concentração proteica pode chegar até 90%.

Ele tem alto valor biológico e é altamente indicado para atletas de alta performance, além de ser uma opção para quem tem intolerância à lactose pois é nulo (ou quase) na presença da lactose.

Vale ressaltar que para uma eficácia completa, é necessário o devido acompanhamento nutricional, então não escolha um dos tipos sem ter supervisão profissional!

Como preparar a bebida Whey Protein?

Agora você já tem uma bagagem de conhecimento sobre o Whey, mas ainda deve estar surgindo a dúvida de como preparar alguma refeição com o suplemento, correto? Um nutricionista será seu companheiro para isso, afinal, o profissional irá te indicar a quantidade e quantas vezes por dia irá utilizar a proteína, além de receitas para o seu cardápio.

Mas saiba que é possível fazer algumas coisas simples, como diluir em água, leite ou fazer um shake com a sua fruta favorita! Além disso, é possível fazer panqueca, bolo e até biscoitos para variar o cardápio e ainda consumir a quantidade ideal de proteína durante o dia. Use a criatividade a seu favor.

Os benefícios da proteína do leite

Chegou o momento de focar nos benefícios do Whey Protein, afinal, é importante conhecer um pouco mais da ação da proteína no leite no dia a dia. Os impactos vão além da prática esportiva, então confira abaixo uma lista com alguns benefícios do Whey:

lista de benefícios da proteína do leite

Ou seja, tomar Whey Protein vai ajudar além da questão muscular que muitos apostam em treinos de hipertrofia, a proteína vai auxiliar em muitos quesitos da sua vida, basta ingressar aos poucos e com a devida supervisão para ter qualidade de vida, otimização dos treinos e até bem-estar.

Espero que tenha gostado do conteúdo e que agora saiba com mais propriedade sobre esse suplementos tão importante na vida de muitos!

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