Os suplementos alimentares são componentes flexíveis que podem ajudar as pessoas nos diversos tipos de dieta, principalmente aquelas que precisam controlar o consumo das proteínas. Nesse caso, optar pelo Whey ou BCAA é uma estratégia inteligente dentro das refeições?
Essa discussão gera um grande debate acerca da eficiência e usabilidade desses produtos — até porque será que é realmente necessário usar Whey ou BCAA para ter bons resultados? Isso é o que você descobrirá neste conteúdo!
Entre Whey ou BCAA, existe a melhor escolha?
Uma coisa é fato: nem todos têm tempo disponível para fazer uma refeição completa ou seguir metodicamente uma alimentação que consiga suprir todos os macronutrientes de um dia. Dentro dessa realidade, alguns suplementos ganham destaque para otimizar tanto a qualidade alimentar, como a performance esportiva.
Em sua maioria, eles são acessíveis e têm bom custo-benefício, mas é preciso conhecê-los para saber se realmente valem o investimento e se vão, de fato, ajudar em algo para alcançar os devidos resultados no esporte através da alimentação.
Quando eu devo usar Whey Protein?
Feito a partir do soro do leite, talvez o Whey Protein seja o suplemento mais popular no mundo esportivo, afinal ele é um dos produtos de que muitos praticantes não abrem mão dentro da alimentação.
Contudo, qual seria o momento ideal para fazer o uso correto dele? Ou melhor, é preciso, de fato, consumir Whey para bater a quantidade diária de proteínas?
Na primeira situação, vai depender da hora em que você realiza sua prática esportiva, mas, na maioria dos casos, o Whey é um ótimo produto para consumir no período pós-treino. Além de auxiliar na regeneração muscular, ele ajudará na sensação de saciedade.
Porém, é importante lembrar que esse produto serve para suplementar, e não para substituir as proteínas. Sendo assim, se você consegue manter uma refeição com a quantidade estipulada desse macronutriente, não é necessário mantê-lo na dieta.
Quando eu devo usar BCAA?
Já o BCAA é uma cadeia ramificada de aminoácidos composta por leucina, isoleucina e valina. Entre as três, quem se destaca é a leucina, pois estimula diretamente a síntese proteica, o que explica a popularidade no mundo dos suplementos.
Esses compostos não são produzidos pelo corpo humano, por isso o BCAA é vendido como uma necessidade para a performance esportiva. Contudo, eles estão disponíveis (os aminoácidos) em carnes, ovos e até mesmo no Whey Protein, ou seja, numa dieta rica em proteínas!
Então, se é possível encontrá-los em produtos do dia a dia, realmente é necessário suplementar? Alguns profissionais dizem que o BCAA irá ajudar na redução da fadiga muscular, além de garantir energia para o corpo. Porém, também é possível ter esse benefícios com uma alimentação balanceada e um treino personalizado.
Em todos os casos, o BCAA só será eficaz caso a pessoa se encontre num déficit muito alto de proteínas ou se, por outros fatores, ela não conseguir comer regularmente esse macronutriente para manter a síntese proteica equilibrada.
Eu devo parar o uso desses suplementos?
Se a sua dúvida é manter o uso de Whey ou BCAA, saiba que a resposta será dada pelo(a) nutricionista que te acompanha. Além de alinhar as estratégias da sua alimentação, esse profissional é quem irá ajustar corretamente o suplemento para novas fontes de proteínas.
Por mais que os suplementos sejam amplamente vendidos como essenciais para a performance esportiva, nem todos precisam consumi-los diariamente. Claro que, em casos isolados, o uso recorrente é necessário, mas, para grande parte da população, não.
Por fim, tenha em mente que, se o seu objetivo é variar a dieta com outras fontes de proteínas, o Whey será bem-vindo para fazer vitaminas, smoothies e até receitas doces, independentemente de você ter uma rotina esportiva ativa ou não.
Afinal, o BCAA realmente funciona?
Como visto, existe uma certa polêmica quanto ao uso do BCAA enquanto produto, afinal, se é possível obter os aminoácidos desse grupo nos alimentos do dia a dia, por que deveria haver o suplemento dele?
De fato, o BCAA funciona para pessoas que apresentam carência de proteínas nas refeições, contudo, enquanto recurso ergogênico, ele não será útil em nada.
Algumas marcas divulgam o BCAA como um grande produto que evita a catabolização muscular, além de ser um suplemento necessário para o ganho de massa magra. Porém, inúmeras pesquisas, como a “Consumo de Aminoácidos de Cadeia Ramificada não Afeta o Desempenho de Endurance (2007)”, mostram que o uso recorrente dele não melhora em nada a performance esportiva.
Em todos os casos, sempre converse com o profissional que te acompanha para alinhar a necessidade de suplementação, para assim não desperdiçar dinheiro com produtos que não apresentam resultados.
Referência
Consumo de Aminoácidos de Cadeia Ramificada não Afeta o Desempenho de Endurance