Posted in:

Você sabe o que faz um nutricionista esportivo?

Você sabe o que faz um nutricionista esportivo?
Este texto te ajudou?

dieta-y-ejerciciosPor Eunice Barros

Esse post vai ser importantíssimo para quem tem alguma dúvida sobre o que faz, pra quem se destina, qual o tempo para começar a obter as melhoras e qual a melhor maneira de conseguir esses resultados.

É recomendável aos atletas procurarem um nutricionista esportivo porque, primeiramente uma alimentação correta é um fator imprescindível para qualquer atleta que busca a excelência na pratica de exercícios físicos. Os alimentos, quando corretamente consumidos, geram energia durante todo o treino e auxiliam no processo de recuperação pós-treino. Para realizar bons treinos e principalmente, evitar lesões, a alimentação do atleta deve ser completa e rica em macro e micronutrientes. A atividade física e a performance está diretamente ligada à nutrição, por isso o acompanhamento de um nutricionista esportivo é essencial.
Pessoas que estão iniciando a prática esportiva ou que desejam evoluir na mesma, são aquelas que mais procuram um nutricionista. A faixa etária varia bastante, mas as mais frequentes possuem entre 25 e 45 anos. Essas são as pessoas mais comuns a me procurarem.

Constantemente o objetivo principal que as pessoas procuram o nutricionista é a perda de peso e de gordura corporal. Procuram, dessa forma, uma maior satisfação estética pessoal ou uma melhor performance, que é o caso, por exemplo, dos corredores que desejam estar mais leves. Outro objetivo é a busca por uma maior energia para os treinos, evitando a fadiga e o abandono dos treinos/provas de competição.

Na questão sobre quanto tempo leva para começar a aparecer os resultados a resposta é individualizada. Em casos de perda de peso e de gordura, os resultados já podem ser notados em um período em torno de 30 dias. Já quando o objetivo é o ganho de massa corporal, este começa a ocorrer, geralmente, em um período de no mínimo 60 dias.

Os melhores resultados são possíveis principalmente para aqueles que praticam exercícios físicos aliados a uma boa alimentação. O paciente deve seguir fielmente seu planejamento alimentar e se dedicar a uma rotina de exercícios, assim não há segredo e os resultados irão surgir.

Eunice Barros
Nutiricionista | Atleta HF Treinamento Esportivo