Para se inspirar

Ubiratan Nogueira superou a obesidade para se tornar um maratonista

single image

A trajetória de Ubiratan Nogueira é uma prova de que, com determinação e foco, é possível superar desafios e alcançar objetivos aparentemente inalcançáveis. Sair do sedentarismo, vencer a obesidade e tornar-se um maratonista é um símbolo de resiliência em sua vida. 

Para o atleta, a corrida de rua transformou-se em uma ferramenta de autoconhecimento e libertação, permitindo que ele não apenas melhorasse sua saúde, mas também encontrasse um novo propósito de vida. “Hoje eu me sinto uma pessoa muito realizada ao chegar aos 50 anos com muita disposição para a vida em todos os sentidos!”, conta o atleta.

O início da transformação na vida de Ubiratan Nogueira 

Durante grande parte de sua vida, Ubiratan Nogueira conviveu com o excesso de peso. “Eu sempre fui uma pessoa acima do peso pela tradição familiar de descendência árabe e italiana. Apesar disso, na minha infância, participava de várias modalidades esportivas na época escolar, o que sempre contribuiu para não progredir para graus mais severos de obesidade”, relata. 

Apesar da infância ativa, a entrada na vida adulta trouxe novos desafios que agravaram sua condição física. “Com o ingresso no mercado de trabalho, faculdade, depois casamento e nascimento da minha filha, a genética e a vida estressante paulistana cobraram um preço alto. Cheguei próximo da obesidade de grau 3, segundo a Organização Mundial de Saúde”, compartilha Ubiratan Nogueira.

A reflexão sobre sua situação de vida ocorreu em outubro de 2012, quando ele decidiu reverter o quadro preocupante de sua saúde. Aos 38 anos, e pesando quase 150 kg, ele estava ciente das consequências que a falta de atividade física e a má alimentação poderiam causar futuramente. “Tenho tendências hereditárias para desenvolvimento de diabetes, problemas cardiovasculares e de hipertensão. Fora isso, alguns acontecimentos familiares muito dolorosos despertaram em mim a decisão de mudar os meus hábitos de vida”, explica.

Consciente dos riscos associados ao avanço da idade e das doenças que poderiam surgir devido ao descuido com a saúde, o atleta sentiu que precisava mudar a sua história. “Sabendo que brevemente entraria na faixa dos 40, fase crítica para o homem em relação ao surgimento de doenças, queria estar numa condição totalmente diferente à qual estava”, destaca o atleta. 

Superando os desafios e conquistando marcas impressionantes

O início das mudanças de vida do corredor foi marcado por cuidados na alimentação e a inclusão de exercícios físicos na rotina diária, decidindo sair de vez do sedentarismo. “No início, fiz uma reeducação alimentar sem qualquer radicalismo e caminhava 5 km diariamente, inserindo aos poucos uma corrida bem leve para adaptação do corpo”, relembra.

O progresso foi notável. Em cinco meses, ele conseguiu correr 5 km com um tempo de 36 minutos e começou a perceber mudanças significativas em sua saúde. “A evolução da perda de peso e o aumento da minha disposição me fizeram continuar investindo no esporte”, conta Ubiratan Nogueira. 

O impacto positivo da corrida foi evidente, não apenas em sua saúde física, mas também na mental e emocional. “Além da questão estética, meu poder cognitivo aumentou exponencialmente com a prática do esporte, impactando positivamente no meu trabalho e, o mais importante, os resultados dos exames de rotina foram surpreendentes, pois as taxas de colesterol e triglicérides baixaram para níveis desejáveis para quem tem 19 anos de idade, sem contar o controle da glicemia, descartando o desenvolvimento de diabetes”, destaca.

Apesar do progresso, a jornada do atleta não foi isenta de desafios. Ainda que tenha enfrentado críticas, não se permitiu desistir. “Com a mudança do estilo de vida, muitos amigos e alguns parentes acharam que eu estava seguindo uma moda e que seria algo passageiro – não compreendendo bem aquele momento. Com o fortalecimento do autoconhecimento, sempre coloquei em prática meus propósitos, não deixando qualquer opinião vazia interferir nos meus objetivos”, ressalta.

Uma jornada de superação: de sedentário a maratonista! 

A transformação pessoal de Ubiratan Nogueira não se limitou apenas à perda de peso. Ele percebeu que precisava enfrentar um novo desafio: correr maratonas. Uma meta ambiciosa exigia uma preparação mais intensa. “Do ponto de vista fisiológico, sabemos que não é saudável para o ser humano se expor a atividades extenuantes por muito tempo, mas como desafio pessoal, resolvi fazer duas maratonas quando estava devidamente habilitado”, explica.

Diante disso, ele percebeu que o compromisso com a corrida exigia dedicação e planejamento, impactando diretamente sua rotina. “O que eu aprendi é que a sua vida muda completamente na fase de treinamento, pois eu chegava a rodar entre 60 e 70 km por semana, o que deve ser muito bem conversado com a família e ajustado para que não interfira no trabalho, mas tudo vale a pena quando você cruza a linha de chegada após percorrer os 42 km da prova”, conta o atleta.

As primeiras competições foram um marco significativo na vida de Ubiratan Nogueira. Entretanto, a corrida da São Silvestre, em 2014, foi um grande desafio emocional que carregava um profundo significado pessoal. O evento aconteceu pouco depois do falecimento de seus pais, o que adicionou uma camada emocional à competição. “Quando tocou a música tema antes da largada na Avenida Paulista, além de chorar muito, passou um filme pela minha cabeça, pois por vários anos da minha vida eu assistia com os meus pais essa prova pela televisão, que marca o fim de um ciclo anual”, relembra.

A plataforma Treinus desde o início facilitou a vida de Ubiratan Nogueira! 

A prática regular de atividade física tem sido um divisor de águas na vida do maratonista, promovendo tanto melhoras significativas na saúde quanto um impacto positivo na sua autoestima. “A paixão pela corrida só aumenta a cada dia e, sem dúvida, o foco, a determinação, os cuidados básicos com a saúde e o respeito aos limites do nosso corpo são indispensáveis para a manutenção desse esporte tão querido e que nos faz rever em nossa rotina a palavra ‘superação’!, destaca.

Hoje, aos 50 anos, Ubiratan Nogueira continua a se dedicar ao esporte, apesar das demandas de seu trabalho, que o faz alternar entre São Paulo e Vitória. Ele utiliza a Treinus para gerenciar seus treinos, uma ferramenta que considera essencial para sua rotina de corrida. “A plataforma Treinus sempre facilitou a minha vida, pois recebo do treinador nas noites de domingo toda a programação de treinos da semana e já sincronizo com o meu relógio Garmin de forma muito prática e ágil. Daí, é só sair para correr!”, ressalta o atleta.

Para aqueles que buscam transformar suas vidas por meio do esporte, ele deixa uma mensagem clara e motivadora. Reflita como está o seu momento de vida e como será daqui 10, 20 anos se não praticar uma atividade física, qualquer que seja. Muitas conquistas – inclusive de trabalho – deixarão de ser apreciadas e curtidas se a saúde não estiver minimamente em ordem”, finaliza. 

Sobre o atleta 

Atleta Ubiratan Nogueira

Ubiratan Nogueira atua há 30 anos como executivo do mercado financeiro, é advogado especialista em Direito do Consumidor e Direito Bancário, palestrante e mentor de carreira. Também é músico desde os 13 anos e toca a noite em bares, pubs e eventos desde 1993. Em 2019, idealizou o projeto Vida e Performance no YouTube e Instagram, onde, além de compartilhar a sua rotina de treino, teve a oportunidade de realizar mais de 100 entrevistas com artistas consagrados, empresários, jornalistas, políticos, professores, atletas e youtubers.