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6 dicas para começar a praticar Triathlon agora

Atleta praticando ciclismo para triathlon

Bora pro triathlon?

O triathlon é um esporte que vem crescendo nos últimos anos, uma modalidade bastante complexa resultante da combinação de 3 atividades aeróbicas básicas (natação, ciclismo e corrida).

É um esporte versátil, sobre tudo, pois trabalha com a variação dessas três modalidades, característica que o torna um esporte divertido para quem o pratica.

Por isso, é extremamente importante seguir algumas etapas preliminares antes de iniciar um programa de treinamento.

Neste artigo vamos te dar as informações necessárias para você começar a praticar o esporte, algumas dicas para o treino nas três modalidades e para as provas que você vai praticar.

Se empolgou? então vamos nessa!

Faça do triathlon uma curtição, não uma obrigação!

Coloque como primeiro objetivo completar uma prova mais curta, sem preocupação com o tempo. Não cobre resultados logo no início, com o tempo, coloque outros objetivos, de maneira gradativa.

Um dos segredos de um atleta de endurance é a paciência.

Apoio profissional é importante principalmente no começo

Inicialmente o profissional que vai te apoiar deve pedir uma avaliação física completa, através de testes antropométricos e principalmente, ergométricos/ergoespirométricos para que possa ser identificado o estado atual de condicionamento físico geral.

Feito a avalição física e tendo a liberação médica, faz-se a escolha dos equipamentos (tênis para corrida, bicicleta e acessórios, pulsômetro, etc).

Defina o quanto quer ou pode gastar, e qual o objetivo com o Triathlon.

De qualquer maneira, não vale a pena comprar, por exemplo, uma bicicleta top de linha, sem ter nunca pedalado.

Adquira um equipamento mais básico, que terá o mesmo efeito, e após algum tempo de treino, aos poucos, troque por equipamentos superiores.

O profissional vai também te ajudar a montar os treinos, além de te assessorar neles.

O Triathlon compreende três modalidades que devem estar em perfeita harmonia e é importante fazer um planejamento correto, levando-se em conta o histórico esportivo, tempo para treinar, idade, objetivos, enfim, uma série de fatores que devem ser correlacionados.

Cuidado! Treinar errado muitas vezes é o principal fator para um iniciante desistir do esporte!

Seja por sucessivas lesões e/ou sinais de overtraining (baixa disposição no dia a dia, mal humor, insônia, etc).

Se com os treinos, sua rotina diária estiver melhor, fazendo tudo mais disposição, então, provavelmente, você está no caminho certo.

Mas então, como eu começo?

Primeiramente é importante conhecer as regras básicas  que são específicas dessa prática, até porque conhecendo as regras você poderá enfrentar a competição com as condições de acabar a prova.

Para isso é fundamental dominar a natação. Essa é a melhor saída para muitos , mas lembre-se que nadar em piscina é muito diferente de nadar em águas correntes. Por isso vencer o medo pode ser um grande passo.

Em relação ao ciclismo, você deve controlar várias aspectos, o primeiro deles é aprender a fazer bem as curvas, saídas e retomadas.

Logo após você deve aprender a pedalar em grupo, deixando que sua roda mesmo com as mudanças de velocidade respeite os outros componentes do grupo. Isso evita acidentes.

A corrida nesse esporte é um segmento mais tranquilo, visto que quase todos já dominam bem (o maior número de pessoas que chega ao triathlon, começa pela corrida).

Mas tem que se adaptar a correr imediatamente ao sair da bicicleta. Por isso: pratique as transições nos treinos para a prova.

O trajeto é a primeira grande decisão. Já que funciona como se fossem três provas é comum “perder” a natação, mas ganhar tempo na corrida.

Por isso que para um principiante o planejamento deve ser fundamental: já que todas as etapas podem ser determinantes.

Alimentação saudável, performance alta

A alimentação é extremamente importante no triathlon.

Tome um café da manhã simples mas que seja do seu gosto. Evite frutas e gorduras. Leite desnatado, cereais, pães estão permitidos. Tome muita água e coma apenas o que seu organismo está acostumado.

O mais importante é aproveitar a sua primeira prova de triathlon, muito provavelmente ela não será a única.

Como devo treinar?

O ideal é pensar no treino para o triathlon como semanal, de forma que se saiba com exatidão como será cada seção programada.

As seções de transição normalmente consistem em sair de bike, mudar para corrida de forma rápida e logo após a corrida constante.

Converse com o profissional que te acompanha para ver quais são as melhores formas para você, ele vai te ajudar nas transições, que são muito importantes para a sua performance na prova.

 Temos que adaptar nosso corpo a correr bem mesmo depois de levar vários quilômetros pedalando.

A natação

Para o treino de natação no triathlon, não é tão importante implantar seções tão longas, mas sim trabalhar principalmente a técnica. O aconselhável é trabalhar este aspecto desde o princípio.

Por isso realize treinos com algum profissional. para que possa corrigir os principais erros que você tenha. É importante também sair para treinar no mar, para que você esteja acostumado e perca o medo.

Na medida que for se adaptando comece a fazer sérias na piscina para trabalhar os ritmos mais fortes.

A corrida

Além das seções bem longas de corrida temos que trabalhar seções a mais de alta intensidade, aumentando a frequência cardíaca por meio das séries.

Lembre-se que cada sessão de treinos de corrida para provas de triahlon requer mais ou menos 48 horas de recuperação, por isso você deve intercalar treinos de alta intensidade com treinos de baixa intensidade.

O ciclismo

Para melhorar suas técnicas de ciclismo, separe um dia da semana para fazer uma série mais longa, mas com menos intensidade. Os outros dias você pode trabalhar a intensidade, as mudanças, acelerações e traçados na curva.

O que fazer em dias de prova?

O primeiro que temos que fazer é se lembrar de todos os objetos necessários: óculos de natação, touca, sapatos, roupas, protetor solar, enfim.

Nos lugares de mudança deixe tudo preparado para perder a menor quantidade de tempo possível na transição.

Também é importante verificar bem esses lugares de transição e visualizar os locais de entrada e saída onde estará sua bicicleta.

 

Se empolgou para começar a treinar e ser o novo fenômeno do triathlon? Se sim, temos esse outro conteúdo para você melhorar ainda mais, especificamente para ter mais resultados nas provas de natação.

Aproveite!