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Triathlon – o esporte que envolve ciclismo, natação e corrida

O triathlon é um esporte que vem crescendo nos últimos anos. Ele é atrativo, sobre tudo, pois trabalha com a variação de três modalidades diferentes. Essa característica o torna um esporte divertido para quem o pratica. Mas o que deve ser feito para realizar uma prova desse tipo? Primeiramente é importante conhecer as regras básicas  que são específicas dessa prática. Conhecendo as regras você poderá enfrentar a competição com as condições de acabar a prova.

Para isso é fundamental dominar a natação. Essa é a melhor saída para muitos , mas lembre-se que nadar em piscina é muito diferente de nadar em águas correntes. Por isso vencer o medo pode ser um grande passo.

Em relação ao ciclismo, você deve controlar várias aspectos. O primeiro deles é aprender a fazer bem as curvas, saídas e retomadas. Logo após você deve aprender a pedalar em grupo, deixando que sua roda mesmo com as mudanças de velocidade respeite os outros componentes do grupo. Isso evita acidentes.

A corrida nesse esporte é um segmento mais tranquilo, visto que quase todos já dominam bem (o maior número de pessoas que chega ao triathlon, começa pela corrida). Mas tem que se adaptar a correr imediatamente ao sair da bicicleta. Por isso: pratique as transições nos treinos para a prova.

O trajeto é a primeira grande decisão. Já que funciona como se fossem três provas é comum “perder” a natação, mas ganhar tempo na corrida. Por isso que para um principiante o planejamento deve ser fundamental: já que todas as etapas podem ser determinantes.

Como devo treinar?

O ideal é pensar o treino semanal de forma que se saiba com exatidão como será cada seção programada. Converse com o profissional que te acompanha para ver quais são as melhores formas para você. As transições são importantes, por isso as seções de transição normalmente consistem em sair de bike, mudar para corrida de forma rápida e logo após a corrida constante. Temos que adaptar nosso corpo a correr bem mesmo depois de levar vários quilômetros pedalando.

A natação. Para o treino de natação não é tão importante implantar seções tão longas, mas sim trabalhar principalmente a técnica. O aconselhável é trabalhar este aspecto desde o princípio. Por isso realize treinos com algum profissional. para que possa corrigir os principais erros que você tenha. É importante também sair para treinar no mar, para que você esteja acostumado e perca o medo. Na medida que for se adaptando comece a fazer sérias na piscina para trabalhar os ritmos mais fortes.

Treinando a corrida. Além das seções bem longas de corrida temos que trabalhar seções a mais de alta intensidade, aumentando a frequência cardíaca por meio das séries. Lembre-se que cada sessão requer mais ou menos 48 horas de recuperação, por isso você deve intercalar treinos de alta intensidade com treinos de baixa intensidade.

Treino de ciclismo.  Separe um dia da semana para fazer uma série mais longa, mas com menos intensidade. Os outros dias você pode trabalhar a intensidade, as mudanças, acelerações e traçados na curva.

No dia da prova. O primeiro que temos que fazer é se lembrar de todos os objetos necessários: óculos de natação, touca, sapatos, roupas, protetor solar, enfim. Nos lugares de mudança: deixe tudo preparado para perder a menor quantidade de tempo possível na transição. Também é importante verificar bem esses lugares de transição e visualizar os locais de entrada e saída onde estará sua bicicleta.

Qual o melhor café da manhã para o triathlon: tome um café da manhã simples mas que seja do seu gosto. Evite frutas e gorduras. Leite desnatado, cereais, pães estão permitidos. Tome muita água e coma apenas o que seu organismo está acostumado.

O mais importante é aproveitar a sua primeira prova de triathlon, muito provavelmente ela não será a única.

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