Práticas esportivas

Afinal, o que é treino intervalado?

single image

Diferenciar os treinos sempre é algo positivo para quem deseja alcançar a alta performance. Dito isso, será que é possível garantir resultados, mas com tempo reduzido de prática? Pode parecer uma novidade, mas o treino intervalado é um estilo que busca evolução com exercícios de curta duração!

O que é treino intervalado?

O treino intervalado é uma prática para os atletas que é caracterizado por alternar os períodos de recuperação após um estímulo de alta intensidade. Em um breve exemplo, é você realizar um exercício por 30 segundos com toda a sua potência e logo após ter um descanso de 10 segundos.

Aqui está apenas o tempo como referência, mas o treino intervalado pode ser executado com diferentes parâmetros, que vai de acordo com o que o seu treinador está te indicando. Pode-se modificar peso, distância, frequência e até a carga, tudo de acordo com o seu objetivo!

Ou seja, esse estilo de treino vai usar a alternância entre esforço e repouso, sendo adaptável de acordo com a necessidade que definiu para os treinos, logo, não é uma prática regrada, mas sim flexível para que alcance os resultados e para que consiga evoluir na modalidade esportiva que treina!

Características do treino intervalado

Por alternar entre esforço e repouso, algumas pessoas acham que precisa ser necessariamente atleta de elite para ter esse modelo de treino no planejamento, porém, isso não é uma verdade!

Como é utilizada alternância para você dar o máximo em um exercício depois recuperar o fôlego em pouco tempo, os conceitos do treino intervalado podem ser adaptados para qualquer nível de condicionamento, ou seja, seja iniciante, intermediário ou avançado, os exercícios serão bem-vindos para você. Mas para isso, não esqueça de consultar o seu treinador!

Outra característica relevante é que o treino intervalado ajuda a aumentar o metabolismo e a acelerar o gasto calórico, o que auxilia consequentemente na perda de gordura corporal. Ainda é possível melhorar a respiração, pois o controle do ar que entra no organismo é necessário para não ficar extremamente ofegante.

Precauções ao realizar o treino intervalado

As características do treino intervalado são bem específicas, logo, é importante estar atento em algumas precauções para que nada fuja do controle. Mesmo podendo ser adaptado para muitos perfis, fique atento nas seguintes condições:

  1. Visite um cardiologista: é necessário que você esteja liberado para realizar essa prática, pois como ela eleva a frequência cardíaca, pode não ser o ideal caso apresente algum problema no coração.
  2. Tenha supervisão: treinos intervalados precisam de um acompanhamento, então não busque treinos na internet e os faça de qualquer jeito. A técnica para essa prática é extremamente necessária, pois assim evita que lesione o corpo.
  3. Cuidado com a frequência: não é porque o treino queima muitas calorias que deve ser feito todos os dias. Alterne as práticas no seu planejamento em conjunto com o seu treinador e não faça mais que 3 vezes durante a semana!

Tipos de treino intervalado

Existem dois tipos de treino intervalado e dois modelos que podem executar as características dessa prática. Os tipos são intensivo e extensivo, enquanto os modelos são HIIT e Tabata.

Treino intensivo

Nesse tipo de treino o atleta vai usar 100% de sua capacidade para realizar o exercício, ou seja, em um agachamento, por exemplo, ele usa a carga máxima e realiza as repetições de acordo com o seu planejamento. Após concluir o exercício, ele tem um tempo máximo de recuperação para que melhore força, agilidade e demais capacidades no seu limite!

Treino extensivo

O treino extensivo é caracterizado por ter um estímulo maior e a recuperação em tempo menor, ou seja, ele vai realizar um exercício por 30 segundos e ter um descanso de 10 segundos. A intensidade aqui é alta, porém o foco não é o desenvolvimento físico, pois o objetivo é melhorar a capacidade cardiorrespiratória e resistência.

HIIT

Traduzido como exercícios de alta intensidade, o HIIT busca que o atleta utilize a sua alta intensidade para acelerar o metabolismo e queimar calorias. Desse modo, a prática necessita que você dê o seu melhor, então saiba que ficar cansado é algo comum para essa modalidade. Os circuitos demoram de 15 a 30 minutos.

Tabata

O Tabata é um tipo de HIIT, porém com circuitos específicos de 4 minutos. Você treina por 20 segundos e descansa por 10, repetindo por 8 vezes. Esse modelo ajuda a melhorar o sistema cardiovascular e tem um tempo médio de 30 minutos. 

O segredo é tentar!

O treino intervalado ajuda todo tipo de atleta a chegar nos seus objetivos e a melhorar a performance, desse modo, se quiser variar a rotina esportiva e tentar novas capacidades, veja se é possível investir nesse estilo. O foco é não ter medo de tentar!

Lembre-se que é importante verificar as condições da saúde do seu corpo, então não faça os treinos sem acompanhamento, pois assim você garante o melhor da prática. É importante ressaltar que ninguém começa sendo o melhor, e o treino intervalado vai exigir bastante de você, então tenha dedicação sempre para conseguir pegar ritmo!

Espero que tenham gostado do conteúdo!

Posts relacionados

Carregue Mais