Práticas esportivas

Treino de Base: a melhor forma de se preparar para alcançar seus objetivos

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Você já deve ter ouvido falar no futebol da pré temporada dos jogadores. Na corrida, também há um período de preparação. Essa dinâmica é conhecida como treino de base e é fundamental para a formação do condicionamento físico de qualquer atleta, seja profissional ou amador.

Não importa se a prova é de 5 ou 10 km. Meia maratona ou uma maratona: o início do ano é o ponto chave para preparação dos atletas para o ano de provas e de objetivos a serem alcançados. Os alunos que treinam com profissionais já devem ter observado que as estratégias dos treinos estão um pouco diferentes neste período, com treinos com subidas, testes de 3km ou em minutos, etc.

Quando começar o treino base

Esse período pós férias é o ideal para iniciar esse tipo de treino, já que o mais recomendado é que ele seja feito após um período de descanso.

Se você competiu uma prova recentemente ou aproveitou o recesso de fim de ano essa certamente é uma boa hora de fazê-lo. Independente de como foram suas últimas semanas é sempre importante conversar com o treinador que te acompanha e pedir orientação no planejamento desse tipo de treino. Treinos de base exigem um pouco mais do atleta e por isso devem ser realizados de forma consciente para evitar desgastes e lesões desnecessárias.

Planejar bem é essencial

Os períodos de treino base podem durar de 1 a 3 meses, de acordo com a metodologia de cada treinador ou objetivo de cada atleta/aluno. Não se coloque em risco: caso você perceba que está muito fadigado, avise o seu treinador para  reduzir um pouco o ritmo ou volume. É extremamente importante a interação com seu treinador, para evitar lesões e ter uma preparação adequada.

O que devemos desenvolver no treino de base

É  importante ter em conta que esse treino inicial deve sempre desenvolver uma base de treinamento para o atleta. Para tal, deve envolver um período de base aeróbica e fortalecimento.

Nesse caso, a prioridade deve ser desenvolver a capacidade aeróbica suficiente para as provas que deseja competir.  É isso que irá permitir evoluir melhor a preparação, e assim, assimilar outras capacidades.

Porém, é fundamental não se esquecer do fortalecimento muscular. Esse tipo de trabalho é o que permitirá que o seu corpo fique forte o suficiente para correr mais e melhor. Um trabalho de força bem feito também é essencial, pois garante ao atleta a diminuição dos riscos de lesões.

Exercícios durante o treino de base.

Durante o treino base é importante acumularmos o volume de quilômetros de forma gradual e devemos variar as intensidades também .

  • Incorpore de maneira progressiva treinos mais rápidos( como os intercalados) com ritmos extremamente intensos.
  • Foque no fortalecimento geral da musculatura com treinos de força ou treinos de circuitos
  • Adicione sessões de longa distância, arrancadas rápidas, ritmos e suaves inclinações .

Treino de base evita lesões e ajuda a ter condicionamento físico para alcançar os objetivos do ano

O início do ano pode ser a temporada ideal para começar a preparação para as competições ao longo do ano!

Durante esse período é importante saber que de fato os treinos são mais puxados, por isso é sempre bom estar de olho para que isso não acarrete em possíveis lesões.

Quem não se prepara adequadamente durante esse período de treinos base, além de lesões pode não conseguir alcançar todos seus objetivos. Foque então na melhoria da performance e na aceleração da recuperação.

Não custa lembrar que para alcançar um excelente ano e bater todas as suas metas no esporte, é fundamental o acompanhamento de treinadores educadores físicos.

Você tem alguma dica para essa etapa de treinos base? conte para a gente nos comentários.

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