Práticas esportivas

Confira essas 7 dicas para treinar no inverno!

single image

Treinar no inverno é uma tarefa árdua que requer dedicação e força de vontade, ou seja, não basta sair da cama para praticar esportes. É preciso vencer o frio e encarar a baixa temperatura durante toda estação, e para te ajudar a manter a rotina de atividade física ativa, leia as 7 dicas a seguir!

As 7 dicas essenciais para treinar no inverno!

Manter o corpo ativo no frio não é fácil, até porque requer roupas especiais, dedicação e motivação para manter a rotina esportiva em dia. Para te inspirar a sair da cama e treinar no inverno, abaixo estão 7 dicas essenciais para isso. Confira!

1. Escolha um horário adequado

Grande parte dos atletas adoram acordar cedo e treinar, pois, essa atitude garante disposição para o resto do dia. Contudo, quando baixa a temperatura e fica difícil levantar da cama que está quente e confortável, a história é outra…

Uma das dicas mais simples é escolher um horário adequado, em conjunto com a temperatura ideal. Para isso, fique de olho na previsão do tempo e tente treinar em horários diferentes, pois assim é possível manter o corpo ativo sem ter que abrir mão do conforto e descanso!

LEMBRETE: o ideal é identificar o que funciona para você, sendo assim, se mesmo com a temperatura baixa, você ainda quer treinar de manhã, busque por motivações para que consiga sair da cama para se exercitar!

2. Deixe o despertador longe

O grande problema para a maioria das pessoas, independente de praticar esporte ou não, se trata, na verdade, de achar que ‘10 minutinhos de descanso’ não irão atrapalhar. Porém, quando o assunto é o clima do inverno, essa pode ser uma atitude prejudicial para o desempenho do esportista, principalmente se a parte da manhã for o único horário disponível para o treino.

Deixar o despertador longe da cama é uma alternativa para que você consiga levantar e ir desligar o alarme, o que já é suficiente para te tirar da cama e não se autossabotar com mais descanso. Pode ser uma tarefa difícil, mas é só dar o primeiro passo!

3. Durma com a roupa do treino

Essa dica é para facilitar a vida de todos, afinal, treinar no inverno requer roupas específicas para que não sinta frio. Dessa forma, uma alternativa é dormir com a roupa que irá treinar, pois além de facilitar a sua vida ao acordar, também é uma vestimenta confortável.

4. Tenha companhia

Vencer o desânimo pode ser fácil caso tenha algum atleta ao seu lado durante os treinos, e caso essa seja uma possibilidade para você, por que não chamar um amigo que também pratica a mesma modalidade para treinar no frio?

Além de ser um tempo de lazer e bem-estar, é possível deixar a preguiça de lado, pois treinar acompanhado é uma tarefa que requer compromisso, ou seja, vai te ajudar a sair da cama e não deixar a indisposição tomar conta!

5. Crie metas simples

Sair da cama já é uma conquista, e manter a rotina com 5 dias de atividade, uma vitória. Treinar no frio requer que você seja simples, dessa forma, crie metas leves e que te ajude a manter o corpo ativo e a rotina saudável!

Seja emagrecer, regular a saúde do coração ou o famoso projeto verão, é possível ter objetivos eficazes que te inspirem durante o inverno!

6. Invista em atividades prazerosas

Qualquer atividade deve ser feita por livre e espontânea vontade, sendo assim, você precisa querer treinar. No frio, é comum pegar mais leve, ainda mais se enfrentar temperaturas muito baixas e, nesses casos, investir em exercícios diferentes ou novas modalidades pode ser a saída criativa para você.

Treinar em casa, caminhar ao invés de correr, ir à academia para treinos indoor que substituam o ciclismo de rua ou corrida de rua e assim em diante. É possível ter soluções com novas atividades que te garantam prazer e qualidade de vida!

7. Faça o aquecimento em casa

Por fim, a dica de ouro para treinar no frio é: aqueça em casa! Muitos atletas colocam a roupa e saem de casa com o corpo frio, o que pode desanimar e até não realizar o treino planejado da melhor forma possível. 

Para evitar que os exercícios sejam mal feitos, o ideal é preparar o corpo no conforto da casa e depois ir direto para a prática. Esse conselho é o que salva muitos atletas durante o inverno, então se você não quer parar de treinar durante o frio, aqueça em casa!

Dê a largada durante o inverno!

A realidade do Brasil é de clima quente e com pouca variação de temperatura, porém, quando chega o inverno, muitos atletas já começam a deixar o esporte de lado.

Contudo, é importante lembrar que até nessa época, é possível ter muitos benefícios, principalmente na saúde do corpo, pois a imunidade melhora, você combate a insônia e ainda pode evitar problemas respiratórios, uma vez que seu corpo está ativo e preparado para o clima.

Outro fator são as condições mentais, então é possível fortalecer o cérebro e ter maturidade para encarar novos desafios, além de evitar ansiedade e outros problemas ocasionados por estresse diário. O esporte pode te salvar no inverno, então lembre-se disso durante os meses frios!

Posts relacionados

Carregue Mais