Práticas esportivas

O que é treinamento funcional e como ele ajuda na sua rotina?

single image

Sempre que algum atleta busca um exercício ou modalidade específica, seu foco é trabalhar uma região ou grupo muscular para desenvolver as habilidades dentro do esporte. Na corrida, por exemplo, o corredor vai treinar e variar a sua rotina com atividades que envolvam a perna, e como suporte terá a musculação. Contudo, é possível treinar várias regiões corporais de uma só vez e um meio possível é realizar o treinamento funcional.

Ele vai ajudar nas suas atividades diárias, trabalhando a totalidade do corpo para otimizar a rotina, impactando desde um atleta amador até o de nível profissional! Por acaso você já escutou sobre o treinamento funcional e conhece os impactos? Descubra aqui um pouco mais.

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional tem como objetivo transformar a capacidade do indivíduo na realização de atividades diárias, pois nos exercícios aplicados, o atleta irá utilizar inúmeras funções do corpo, como a cardiovascular, respiratória e por assim adiante. É um estilo de treino que junta diferentes capacidades físicas em um único exercício.

Um dos seus focos é a adaptação, pois cada um irá responder de maneira diferente aos estímulos, então cada caso terá uma necessidade. O treinamento funcional acaba sendo um facilitador, pois acaba otimizando a rotina de todos.

Sua origem vem da fisioterapia, vez que os profissionais simulam exercícios que pacientes fazem no dia a dia para auxiliar na recuperação de lesões no corpo. Ao passar esse objetivo para o mundo esportivo, o treinamento funcional, além de trabalhar consciência e várias regiões do corpo, ajuda a melhorar a rotina diária!

Como funciona o treinamento funcional?

Diferente dos exercícios convencionais (mais conhecidos como localizados), o treinamento funcional exige o trabalho de diversos músculos de uma só vez. Os movimentos trabalham a força muscular, coordenação motora, equilíbrio, consciência, flexibilidade e por assim adiante.

Isso ocorre pois, de forma geral, o treino funcional tem uma complexidade que vai exigir bastante do corpo, até porque a maioria dos exercícios irão usar apenas o peso corporal. Sendo assim, além de ser necessário um acompanhamento, essa opção pode não ser a mais ideal para quem é sedentário.

Como o treinamento funcional vai utilizar na maioria das vezes o peso do corpo, executar os exercícios vai auxiliar no ganho de força. Outro aspecto é na diferenciação dos exercícios para homens e mulheres, e neste caso em específico, não terá diferença!

Dentre outras características do treino funcional, é possível separar duas categorias:

1. Treino de alta intensidade: feito para aperfeiçoar a capacidade e preparação física.

2. Treinamento de baixa densidade: feito para aqueles que desejam manter a boa saúde, ajudando na força, resistência e afins.

Treinamento funcional é indicado para todos?

Como toda prática esportiva, o ideal é ter uma avaliação médica para verificar a saúde e assim encaminhar para alguma prática esportiva. Mas, de modo geral, o treinamento funcional pode ser feito por todos. O único cuidado é seguir uma plano de exercícios, pois existem níveis de condicionamento.

Para isso, tenha o auxílio de um educador físico para montar seus treinos. Não faça de forma individual caso não tenha conhecimento, pois assim você aumenta o risco de lesões na prática. Previna sua saúde e tenha bem-estar de modo eficaz!

Quais os benefícios do treinamento funcional?

Indo desde a consciência corporal até a tonificação muscular, o treinamento funcional vai impactar diversas áreas da sua vida. Entre os benefícios mais comuns, temos:

1. Ajuda no emagrecimento

O treinamento funcional é uma ótima opção para quem deseja gastar as calorias do corpo e perder peso, pois serão exercícios intensos com ótimos resultados. A única ressalva vai para a alimentação, então, como é necessário gastar mais energia do que estocar, as refeições do dia a dia precisam estar de acordo com o treino.

2. Fortalece os músculos

Por usar o peso do corpo, a força muscular é um dos grandes resultados, sendo assim, se deseja fortalecer alguma região como barriga, braço ou perna, o treino funcional pode ser uma solução. Como o objetivo desta modalidade é trabalhar diversos músculos e regiões, não terá necessariamente que executar exercícios específicos ou localizados para a região que deseja tonificar.

3. Trabalha o sistema cardiorrespiratório

Por exigir velocidade nas execuções e um tempo grande de permanência em cada posição dos exercícios, o treinamento funcional vai acelerar a frequência cardíaca de acordo com a intensidade que o atleta estará na atividade. Sendo assim, além de trazer a consciência para mais de uma área do corpo, o sistema cardiorrespiratório terá um grande trabalho e fortalecimento.

4. Ajuda no equilíbrio e coordenação

Muitos exercícios do treinamento funcional irão trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora, então o atleta terá uma melhor percepção espacial, além de maior controle corporal. Além disso, como exige atenção do corpo, ao treinar a sequência de exercícios, quem estiver executando terá o foco único na atividade, o que ajuda também na redução do estresse pelos problemas do cotidiano.

5. Melhora a flexibilidade

Por fim, dentre os variados benefícios da prática, temos a melhora da flexibilidade, pois a execução dos movimentos no treino funcional exige a amplitude total, o que faz com que o músculo se alongue. Sendo assim, se um dos seus objetivos é conseguir melhorar a agilidade corporal, basta investir nas atividades funcionais.

O treino funcional ainda garante mais impactos na sua vida, e os citados acima foram alguns deles com mais detalhes. Porém, ainda é possível ter como benefícios:

  • Melhora da postura.
  • Prevenção contra lesões.
  • Auxilia na performance esportiva.
  • Aprimora as atividade diárias.

Basta investir no treinamento funcional para ter seus benefícios. Além de ajudar na qualidade de vida, é uma ótima opção para a saúde corporal.

E você, por acaso já fez algum treino funcional? Conta sua experiência aqui nos comentários.

Posts relacionados