Práticas esportivas

Como treinar em dias frios?

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Todo cuidado com os exercícios físicos é pouco, independente do clima e horário. Contudo, ao chegar algumas estações do ano (inverno), a prática pode ficar difícil, pois o treinamento físico no frio não é algo fácil e nem chamativo para muitos atletas.

Se a rotina esportiva começar pela manhã, pensar na possibilidade de levantar da cama quente e ir para uma temperatura baixa já desanima muitos, porém, aqueles que possuem força de vontade precisam tomar alguns cuidados, tanto para evitar lesões no corpo, como para não ter alguma reação corporal ao treino, como a hipotermia.

Ficou interessado no conteúdo? Então fique aqui para saber mais sobre treinamento físico no frio!

Treinamento físico no frio

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que todo período novo no esporte precisa de adaptação, seja treinar no frio ou mudar o horário da sua prática esportiva. Antes de conseguir pegar ritmo, o costume precisa existir. 

Ou seja, o treinamento físico no frio vai depender de como o atleta segue a rotina de forma contínua. Para que isso aconteça é necessário um planejamento ou calendário de horários para ter a sintonia com os treinos, horários para alimentação e o tempo certo de descanso. Basicamente, é pegar a rotina esportiva que possivelmente está organizada e otimizar ela para treinar no frio.

Outro fator que pode ser observado é que mesmo estando no inverno, a temperatura ainda varia, estando frio em uns dias e quente em outros, ou, em casos isolados, faz frio parte do dia e fica quente em outra parte. Até a variação é um fator que precisa ser considerado, pois treinos com climas diferentes podem prejudicar o rendimento do atleta, por exemplo.

Essa é uma questão que é necessária ser pensada, pois é um cuidado que precisa ser tomado.

Cuidados com o treinamento físico no frio

O frio consiste em temperaturas que não são usuais para o corpo, logo, treinar sem o devido cuidado pode ser um problema para alguns, como acabar tendo a exposição prolongada, causando hipotermia  (temperatura corporal central abaixo do normal). As baixas temperaturas dos ambientes favorecem a perda de calor corporal e o vento pode acelerar essa queda. Então, é preciso pensar nas precauções necessárias para os treinos.

Use roupas adequadas

Todo treino esportivo deve ter equipamento necessário e a roupa também precisa ser adequada para o clima. Roupas térmicas, calças, casacos específicos e outras peças já existem no mercado esportivo e estão à disposição do atleta. Então, em dias frios utilize as roupas certas, pois além de manter a temperatura corporal, você não vai sentir frio.

Outro ponto em relação às roupas é que além de manter a temperatura, ter um casaco consigo pode evitar, por exemplo, hipotermia, vez que o suor no corpo não vai estar em contato com o ar gelado, então tome os mínimos cuidados para manter o corpo aquecido!

Após treinar, usar as roupas adequadas ainda é necessário, então mesmo estando quente, o suor pode causar hipotermia também, pela água no corpo e o contato com vento gelado, por exemplo. Para evitar esse problema, use um casaco térmico para manter a temperatura corporal ou troque a roupa que estava treinando.

Faça aquecimento!

Levando ao literal da palavra, estar aquecido já será algo para motivar os exercícios, então investir em um aquecimento, seja ele dinâmico ou estático, vai ser benéfico para o corpo, além de evitar lesões que podem ocorrer com o treino.

O aquecimento também, dependendo da sua intensidade, vai aumentar a temperatura corporal, o que para muitos já é algo bom nos treinos, pois está gerando algum resultado. Sendo assim, não deixe de aquecer!

Beba água!

Um cuidado que é válido para todos os treinos é beber água. No calor, todos percebem com facilidade quando é necessário hidratar o corpo, porém, pela temperatura baixa, algumas pessoas podem se enganar em não ter a necessidade de beber água. Sendo assim, antes, durante e depois do treino, beba bastante água para regular o organismo e evitar desidratação!

Benefícios do treinamento físico no frio

Com ânimo e disposição para enfrentar as baixas temperaturas, é legal saber quais são os benefícios que o treinamento físico no frio pode ter na sua vida. Saiba quais são os 4:

1. Sono regulado

Praticar o mínimo de exercício já gera melhoras no organismo, contudo, ao ter a disposição para treinar no frio, o resultado pode ser mais aparente, e um deles é o sono regulado. Além do ‘cansaço’ que a atividade vai trazer, ter o organismo funcionando de forma equilibrada vai garantir que o sono esteja regulado. E dormir bem, além da quantidade ideal de 8 horas por dia, no frio será algo prazeroso para muitos.

Sendo assim, caso esteja com algumas dificuldades que dizem respeito ao sono, às vezes praticar atividade física é uma ótima alternativa, mas lembre-se de consultar um profissional para ver se é a melhor opção.

2. Evita o sedentarismo

O sedentarismo é caracterizado quando o corpo não gasta a quantidade de energia (ou calorias) suficientes durante um dia. Como no frio as pessoas costumam ficar em repouso, buscar fazer exercícios é um destaque para evitar o sedentarismo.

Além de ser saudável para o corpo a atividade vai te distrair, por algum momento, dos problemas ou estresse de uma rotina agitada, então invista no esporte e saia do sedentarismo no frio!

3. Combate doenças mentais

Muitas das vezes, por estar em baixas temperaturas, as pessoas costumam não ter contato com outras pessoas além da rotina de trabalho, fora a baixa disposição para buscar algum hobbie ou distração durante esse tempo. Como impacto algumas pessoas podem ficar depressivas ou ansiosas e o esporte é uma saída para combater esses problemas.

Isso vai acontecer, pois ao praticar esporte, o corpo vai aumentar ou produzir o hormônio que promove bem-estar: a endorfina. Assim, o praticante garante saúde física e mental com a regularidade no esporte.

4. Queima calorias

É comum no frio as pessoas comerem mais, logo a reserva energética é bem maior no corpo, o que pode acarretar no ganho de peso em forma de gordura. O treinamento físico no frio além de esquentar o corpo, vai auxiliar na queima de calorias e agregar os demais benefícios citados acima.

O esporte vai trazer inúmeras sensações incríveis para o corpo, e aqui foram algumas que são destaques para os treinos. Investir no esporte, independente do clima, é necessário para a manter uma boa qualidade de vida e bem-estar, então busque por ânimo e inspirações para sair da inércia.

Então, coloque uma roupa confortável, faça seu aquecimento e bons treinos! Espero que tenham gostado do conteúdo.

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