Práticas esportivas

Quais são os tipos de treinamento existentes no mundo esportivo?

single image

Existem diversos tipos de treinamento no mundo esportivo, seja para performance e até para regular a saúde do corpo, são algumas categorias com um leque de modalidades que ajudam o atleta com os seus objetivos.

Ou seja, não importa o grau de preparo e o biotipo de corpo, certamente existe um tipo de treinamento específico para você, basta conhecer as características e ver se está de acordo com as suas necessidades e condições. Confira!

Quais são os tipos de treinamentos?

Corrida de rua, pilates ou musculação? Se você está começando a exercitar o corpo eu necessita migrar para outra modalidade, essa dúvida deve surgir na sua cabeça, afinal, com tantas opções, qual deve ser a melhor delas?

Isso vai depender dos seus objetivos, até porque não tem como chegar nos mesmos resultados da natação apenas caminhando. Ou seja, os tipos de treinamento existem para agrupar certas características dos exercícios e assim surgem os estilos ou modalidades. Os mais comuns são:

Treinos Aeróbicos

Se você já exercitou o corpo alguma vez na vida, é bem provável que tenha sido com exercícios aeróbicos, pois eles são os mais acessíveis e sem restrição de espaço. Eles podem ser feitos em casa, na rua, na academia e por assim adiante.

Isso acontece porque um dos objetivos desse grupo de treinos é melhorar a capacidade cardiovascular, aumentar o fôlego e disposição, além de ajudar com a rotina, seja na qualidade de vida ou na queda do estresse. Ou seja, é uma ótima opção para quem deseja melhorar o dia, ter autoconhecimento e até perder peso.

São diversas modalidades que se enquadram nesse tipo de treinamento, como por exemplo:

Os exercícios aeróbicos contam com uma lista imensa de atividades, então você pode começar aos poucos e conhecer mais a fundo no decorrer da prática. Se você deseja sair do sedentarismo, essa opção será uma das melhores para manter o corpo ativo e entender seus limites.

Vale lembrar que para evoluir e não prejudicar o corpo com lesões, um treinador será essencial, inclusive para montar um treinamento de acordo com as suas necessidades e nível de preparo.

Treinos Funcionais

O tipo de treinamento funcional é indicado para aqueles que precisam trabalhar as fraquezas que possui, seja no músculo, falta de agilidade ou até de equilíbrio. Assim, dá para perceber que são exercícios focados para melhorar algumas capacidades físicas e motoras.

Existem 2 práticas que são populares quando o assunto é treinamento funcional, sendo o próprio treino funcional e o pilates.

Treino funcional: focado em exercícios ou tarefas do dia a dia de cada praticante, com o intuito de melhorar as capacidades que precisam ser desenvolvidas. Ou seja, é uma opção que terá atividades como agachamento, caminhada, exercícios que trabalham a flexibilidade e equilíbrio e por assim adiante.

Pilates: trabalha o corpo todo, pois é considerado um sistema de exercícios, ou seja, trabalha alongamento e fortalecimento muscular, o que impacta positivamente no equilíbrio, postura e afins. Para além, é possível utilizar os exercícios para relaxar, então ajuda no combate ao estresse.

Treinos para Hipertrofia

O último tópico dentro dos tipos de treinamento que terá aqui é aquele treino que todos conhecem: a hipertrofia. Caracterizada pelo ganho de massa muscular e aumento dos músculos, essa prática é comum em academias e é possível explorar duas opções, a musculação e o crossfit.

Musculação: esse tipo de treino é o mais popular no mundo esportivo, até porque o crescimento das academias é gigantesco, então você conhece alguém ou é a pessoa que vai até esse local para manter o corpo ativo.

A musculação utiliza exercícios específicos e localizados, então você consegue trabalhar qualquer parte do corpo que desejar. Além de ser individual e de acordo com o seu perfil, é possível fazer no melhor horário, então não há desculpas para não fazer!

Crossfit: essa segunda prática está crescendo cada vez mais e tem características semelhantes a musculação. Ela irá juntar treinos funcionais e exercícios mais rígidos, porém, continua trabalhando inúmeras partes do corpo. Além da força e ganho muscular, resistência e condicionamento serão garantidos com a prática regular.

As aulas são em grupos, então não terá uma grande personalização de acordo com o seu perfil, apenas adaptação para não lesionar o corpo. Contudo, é bastante eficaz e pode levar o praticante ao seu limite!

Ambas as opções trabalham tanto a estética quanto a postura corporal, porém, para chegar nos resultados é importante manter constância, então só em torno de 3 a 6 meses você irá perceber visualmente as diferenças e evolução no corpo!

Qual o seu tipo de treinamento?

Agora que você já tem noção de quais são os tipos de treinamento, é possível começar naquele que esteja de acordo com os seus objetivos e disponibilidade de tempo, então sem desculpas para começar a movimentar o corpo!

Tenha o devido acompanhamento profissional, seja de um(a) treinador(a) para exercícios personalizados e um(a) nutricionista para ter uma alimentação adequada e que supra a rotina que irá começar. Aos poucos você irá evoluir e chegar nas suas metas!

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados