Práticas esportivas

Confira 11 tipos de lutas para te inspirar a começar!

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É quase certeza que você já tenha presenciado, praticado ou assistido algum dos diversos tipos de lutas que existem no mundo. Essas técnicas milenares acompanham a humanidade e cada uma tem características únicas que moldam o estilo.

Antigamente utilizadas como formas de preparo para a guerra, atualmente elas servem para além da autodefesa. É possível reconhecer os próprios limites, conseguir impor barreiras e buscar sempre o melhor de si, sendo assim, lutar é um modo de rever a vida e construir novas perspectivas!

Se você é uma pessoa que está buscando inspiração e quer escolher um dos diversos tipos de lutas, veja a seguir 11 estilos para se inspirar, ter disciplina e aprimorar habilidades que estão dentro de você. Confira:

Confira 11 tipos de lutas para te inspirar a começar!

1. Aero Kickboxing

Modalidade recente, o aero kickboxing é uma mescla dos treinos aeróbicos com as técnicas do kickboxing, então, além da luta tradicional, existem outros elementos dentro da prática que a torna única e inusitada. Por ter exercícios aeróbicos, os treinos possuem ritmo e sincronia, sendo assim, é preciso desenvolver atenção, concentração e resistência, uma vez que é considerado uma luta intensa!

Benefícios do aero kickboxing

Se você deseja estar sempre em movimento, essa é a modalidade perfeita para treinar. O aero kickboxing possui muitos benefícios, logo, se você deseja melhorar o condicionamento físico, queimar muitas calorias e definir os músculos, pode ter certeza de que essa opção é uma das melhores!

2. Boxe

O boxe é um estilo que você já deve ter assistido, já que é bem popular no mundo das lutas. A prática consiste em derrotar o oponente através da variação de socos apenas nos membros superiores, ou seja, nada de chutes ou golpes baixos!

Para lutar boxe, é importante ter boa postura e firmeza para que o oponente não te derrote. Existe técnica apurada e foco nas regiões dos braços, costas, ombros e abdômen, sendo assim, se deseja focar a prática na região dos membros superiores, pode investir nessa modalidade!

Benefícios do boxe

Fortalecimento da musculatura, correção da postura, queima calórica e concentração. Esses são os benefícios mais comuns e visíveis nos treinos de boxe, sendo assim, se deseja aprender a se defender e ainda ter qualidade de vida como um todo, essa será uma boa escolha de luta.

3. Capoeira

Luta brasileira com ritmo e técnica, a capoeira é uma prática que mescla a dança com luta, ao som do berimbau. Caracterizada por exigir força e flexibilidade do praticante, esse tipo de luta possui golpes complexos e chega ao Brasil no período da escravidão como uma técnica de autodefesa das pessoas pretas. Contudo, com o passar dos anos, a capoeira virou uma prática nacional e com inúmeros grupos que ensinam a desenvolver a técnica, ou seja, é de acesso popular.

Benefícios da capoeira

Essa modalidade ajuda no desenvolvimento muscular e gasta muitas calorias. O diferencial vai para a desenvoltura da flexibilidade, socialização e redução do estresse e ansiedade, sendo assim, se esses são pontos que chamam a sua atenção, a capoeira será a prática ideal!

4. Esgrima

É bem provável que a esgrima seja um dos tipos de luta que você viu em alguns filmes, mas nunca pensou que seria algo a ser aprendido. Esse esporte é caracterizado por usar uma arma branca para combate, sendo o florete a espada mais popular. Ela é uma ferramenta com lâmina flexível, então não irá machucar o oponente.

O objetivo dessa luta não é machucar ou causar danos ao adversário, ela ajuda no desenvolvimento do raciocínio rápido, sendo assim, quem atingir o oponente primeiro ganha ponto. É importante deixar claro que existem roupas específicas, ou seja, os praticantes não se machucam em momento algum!

Benefícios da esgrima

A esgrima ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio mais rápido, além de melhorar a concentração. Essa é uma das práticas menos violentas, mas ajuda a desenvolver habilidades mentais e corporais para uma rotina mais saudável.

5. Jiu-jitsu

Essa opção não é algo fácil para manter, o jiu-jitsu demanda atenção mental e preparo físico, ou seja, precisa de garra para seguir os treinos!

A prática é caracterizada pelo alto gasto calórico, além de preparo pré-treino. Com exercícios de força e alongamento, o jiu-jitsu prepara o lutador não apenas para a defesa pessoal, mas para ter um corpo definido e a mente forte.

Benefícios do jiu-jitsu

Definição muscular, defesa pessoal, controle da mente, disciplina e fortalecimento muscular. Esses são os benefícios mais visíveis quando o assunto é jiu-jitsu. Se você deseja colocar seu corpo nos limites e quer evoluir como pessoa, pode apostar nessa luta. Mas fique atento: precisa ter a mente forte para continuar!

6. Judô

Prática oriental que surgiu no Japão, o judô é uma luta com objetivo de desenvolver técnicas para a autodefesa, sendo assim, o que é aprendido no decorrer das aulas são movimentos que ajudam na proteção. Esse é o grande motivo para não existir golpes no rosto, por exemplo.

Para lutar judô, é importante que tenha controle e sustentação do corpo, pois é necessário derrubar o adversário. Essa não é uma modalidade difícil entre tantas opções de artes marciais, então se você deseja aprender técnicas de defesa e ainda manter o corpo ativo, escolha essa prática!

Benefícios do judô

O judô ajuda a fortalecer diversos grupos musculares, queima muitas calorias, auxilia no desenvolvimento pessoal e ainda é possível aprender a ter controle do corpo, sendo assim, se você quer lutar, mas tem receio de sofrer lesões ou praticar algo muito violento, o judô será uma das opções mais confortáveis!

7. Karatê

Outra arte marcial de origem japonesa, o karatê é uma luta famosa, principalmente por ser utilizada como referência popular em filmes de ação, ou seja, você deve ter alguma noção de como funciona esse esporte. Com objetivo de defesa pessoal, a técnica busca o equilíbrio entre corpo e mente, além de recorrer à velocidade dos movimentos para se proteger.

A evolução dentro do karatê dura muitos anos, mas saiba que com garra é possível ir além. A prática é uma ótima aliada para quem tem rotinas turbulentas e precisa amenizar o estresse de um dia agitado, dessa forma, se deseja paz e ainda aprender a se defender, invista na modalidade!

Benefícios do karatê

É possível dizer que o karatê envolve benefícios físicos e mentais pelos seus princípios, porém, é possível ir além. Muitos apontam que o karatê também é positivo para o lado espiritual, então além de evoluir como ser, criar resistências e ter compreensão, você terá também foco, disciplina e paciência. Ou seja, o karatê é uma prática que vai além do corpo!

8. Krav Maga

De origem militar, o krav maga é uma técnica de defesa pessoal e que está crescendo nos últimos tempos, principalmente para se prevenir de agressões do dia a dia. Isso é possível pois a prática é um dos tipos de lutas que melhora o condicionamento físico, cria resistência e ainda ajuda a emagrecer.

E tudo isso será possível pois o krav maga utiliza situações de perigo que acontecem na vida real, sendo assim, quem necessita aprender a se defender, seja de assalto, assédios ou situações de riscos, pode se matricular em uma academia de krav maga, pois os resultados são surpreendentes!

As aulas desse tipo de luta são baseadas em ensinar técnicas que terão como objetivos neutralizar ataques do adversário e feri-lo, assim, é possível ter chances de escapar do perigo que está acontecendo de forma rápida e ágil.

Benefícios do krav maga

A técnica necessita que o praticante trabalhe os reflexos do corpo, desse modo, as aulas serão intensas e irão ajudar o lutador a trabalhar a concentração, coordenar movimentos e aprender a lidar com situações de risco.

9. Kung Fu

Outra arte marcial muito famosa, o kung fu é de origem chinesa e vai além de uma luta. A prática é uma filosofia de vida, logo, é possível ter aprendizados no decorrer de cada aula em conjunto com os exercícios de defesa.

O kung fu é uma arte que usa movimentos de animais (dragão, macaco e outros), e cada técnica vai variar de acordo com o tipo de animal referente. Para além disso, é necessário desenvolver concentração, uma vez que a precisão é uma habilidade necessária para a luta.

Benefícios do kung fu

Por necessitar de concentração, o corpo e mente estarão alinhados, o estresse será reduzido, além de melhorar a disposição. Em adição, senso de responsabilidade, bem-estar, qualidade de vida, força física e resistência muscular são outros impactos positivos ou treinar kung fu.

10. Muay Thai

De origem tailandesa, o muay thai é considerado a arte dos 8 membros em razão dos oito pontos de contato do corpo. Toda a estrutura da luta é pensada para substituir armas por golpes que trabalham o corpo todo.

Benefícios do muay thai

Com grande apreço popular nos últimos anos, essa prática possui inúmeros benefícios, como melhora da postura, equilíbrio e flexibilidade, além de trabalhar a estabilidade de algumas regiões do corpo, como ombros, tronco e quadril.

11. Taekwondo

Por fim, essa lista termina com uma luta coreana que melhora a saúde do coração e otimiza o condicionamento físico, o taekwondo é uma prática onde o grande foco é nas pernas, logo, flexibilidade e equilíbrio são habilidades muito importantes para essa arte marcial.

Benefícios do taekwondo

Essa luta também irá trabalhar a mente e corpo, logo, é possível melhorar as capacidades cognitivas, acelerar o metabolismo e fortalecer a imunidade, trabalhar o respeito e disciplina, além de desenvolver a confiança, paciência e humildade.

Vantagens de praticar algum dos tipos de lutas

Cada técnica terá uma série de benefícios únicos, haja visto que as modalidades possuem características específicas. Porém, é possível ter vantagens gerais para aqueles que desejam investir em algum dos tipos de lutas. Desde aumento da força física até queda do estresse, você pode ter qualidade de vida e bem-estar ao lutar. E para te incentivar ainda mais, veja abaixo como as modalidades podem ser eficientes para a sua rotina. É possível:

  • Melhorar o humor e aumentar a libido.
  • Fortalecer a musculatura do corpo.
  • Desenvolver disciplina e espírito de liderança.
  • Melhorar flexibilidade e capacidades cognitivas.
  • Criar resistências e consciência corporal.
  • Entre outras vantagens.

Cada modalidade será incrível para você, e num geral, esses serão os impactos positivos para sua mente e seu corpo. Além disso, é possível ter outros benefícios na rotina, para isso, basta escolher a melhor luta que encaixe no seu estilo de vida.

O importante é movimentar o corpo e superar os limites sempre que possível, sendo assim, não tenha medo de tentar e comece hoje mesmo a praticar algum dos tipos de lutas apresentados. E vale lembrar que apoio profissional é necessário, então busque alguém qualificado para te guiar nessa jornada!

Espero que tenha gostado do conteúdo!

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