Alimentação

Você usa suplemento whey protein? Leia isso agora!

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Você sabe como usar o suplemento whey protein? O whey  é uma proteína completa de alta qualidade com todos os aminoácidos essenciais. É um suplemento ideal para as pessoas que praticam exercício e também para atletas profissionais. Então, whey protein serve para que?

O suplemento whey protein também conhecido como proteína de soro é um produto natural, com alta qualidade nutritiva e de fácil absorção pelo corpo, uma proteína que contém baixo teor de gorduras e carboidratos, obtida através das proteínas do leite de vaca durante o processo de conversão do leite em queijo.

Whey é bom para que?
Tudo é bom, desde que na medida certa.

O leite contém principalmente dois tipos de proteínas: a caseína ( com cerca de 80%) e a proteína do whey (aproximadamente 20%).

A proteína do soro é mais saudável que a caseína e também tem uma qualidade superior, já que é a proteína mas nutritiva disponível.

Contrariamente ao que muitos de nós pensamos, a proteína encontrada no suplemento whey protein não é sintética.

Ou seja: ela basicamente se encontra no soro do resíduo que podemos obter no processo de elaboração do queijo, logo após esse soro é tratado utilizando uma série de filtros especiais para conseguir separar a proteína do soro da lactose e de outros componentes como a gordura do leite.

A proteína do soro é de alta qualidade. Além de ser completa, ela contém todos os aminoácidos essenciais, além de ser uma ótima fonte de BCAA, os aminoácidos de cadeia ramificada de origem natural.

Esses aminoácidos são importantes para as pessoas ativas, ou seja: as pessoas que praticam exercícios e os atletas e competidores profissionais.
O nosso corpo por ele mesmo não é capaz de construir os aminoácidos essenciais e a única maneira de conseguirmos é ingerindo alimentos ricos em proteínas de alta qualidade.

As fontes de proteínas que contém todos os aminoácidos essenciais são chamadas como proteínas e a proteína presente nos whey é uma das melhores

Soro de leite, ou suplemento whey protein.

Os suplementos da proteína do soro de leite são muito populares entre os fisiculturistas, mas também, como já foi dito aqui nesse texto: entre quase todos que praticam atividade física.

Caso você ainda não utilize e esteja pensando em começar fique atento a esses conselhos:

O whey possui um alto valor biológico. Isso significa que ele satisfaz as necessidades de aminoácidos essenciais com a quantidade mínima recomendada.

Como assim?!

Por exemplo: ao mesmo tempo que os ovos têm um valor biológico de proteína de 93, a proteína do soro (whey) tem um valor estimado em 110.

Por isso, além da sua composição em aminoácidos ser mais completa, a absorção dele também será mais rápida..

Whey protein serve para que? E qual quantidade devo usar?

Muita gente tem uma dúvida frequente: qual a quantidade deve ser ingerida da proteína de soro de leite.

Essa resposta depende de diversos fatores, como por exemplo a concentração do composto, o tipo de proteína de soro de leite, ou menos nosso próprio peso corporal.

Mas uma referencia aproximada sobre a quantidade diária recomendada que podemos ter é a seguinte: para aumentar a massa muscular multiplique por 2,5 seu peso em quilos.

O resultado será a quantidade de gramas de suplemento whey protein que você deverá tomar ao longo do dia, e deve ser distribuída em mais de uma refeição.

Tipos do suplemento

Tipos de whey. Existem diferentes tipos de proteína de soro de leite. A principal diferença entre elas é a forma com que elas foram processadas.

Proteína de soro de leite concentrada: geralmente são as mais saborosas, pois incluem uma quantidade de lactose e gordura. Em comparação com as outras formas do whey contém maiores níveis de compostos bioativos.

Proteína de soro de leite isolada: esse tipo de whey foi processado para oferecer menos lactose e gordura, mas também possuem menos nutrientes que a versão concentrada.

Proteína de soro de leite hidrogenada: esse tipo de whey já foi pré-digerido e isso facilita sua absorção. Pode causar picos nos níveis de insulina, que chegam a ser quase 50% maior que na proteína isolada.

Efeitos colaterais do whey. Eles existem?

Há estudos que apontam que consumir o whey protein por muito tempo pode causar uma série de efeitos colaterais. São eles: sobrecarga nos rins, que pode levar a formação de cálculos renais, ou mesmo a acidificação do sangue (responsável pela causa de osteoporose).

Mas é óbvio que todo alimento e suplemento consumido com moderação não apresentará riscos, diferente de qualquer alimento consumido em excesso.

É fundamental estar em dia com as consultas médicas e não esquecer que qualquer tipo de atividade física acompanhada por profissionais.

 

Gostou das dicas? Temos esse outro artigo ensinando para que serve a creatina que pode te ajudar bastante a ampliar suas idéias sobre o assunto!

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