Práticas esportivas

Superando a obesidade: dos 150kg ao triathlon

single image

Você já teve que mudar o rumo da sua vida por algum motivo? Para Leandro Almeida, pedagogo, carioca e pai de três filhos, a expressão “Encontre a sua melhor versão” está diretamente relacionada a mudança de seu estilo de vida.

“Eu precisava ter forças para brincar com meus filhos”

Sempre lutando contra a balança e com dificuldade de manter uma dieta por muito tempo, Leandro se viu impossibilitado de praticar atividade física após um acidente de carro. Neste período, chegou aos 150 kg e junto, encontrou algumas dificuldades de viver uma vida plena. Foi aí que ele percebeu que precisava mudar a sua vida para ter longevidade para curtir com sua família.

Na época ele acompanhava de perto os casos do André Marques e do Leandro Hassum, ambos da Rede Globo, e a cirurgia bariátrica passou a ser considerada uma boa opção para esse momento de mudança. Em junho de 2016, após o procedimento, recebeu a indicação médica de procurar algum esporte para complementar os resultados.

“Com a corrida eu me sinto livre, em contato com a natureza e comigo mesmo”

Leandro então entrou para o mundo da corrida de rua. Respeitando seus limites e com acompanhamento profissional de uma assessoria esportiva, começou com 5km e em março de 2017 concluiu a sua primeira prova de 10k. A medida em que o carioca deixava para trás alguns quilinhos e hábitos antigos, as suas novas conquistas o motivaram a buscar novos desafios.

Dos 5k para os 42k de Maratona

As provas de corrida foram fatores importantes para os avanços do Leandro que após os 10k começou a participar de provas de diferentes distâncias. “Depois que conclui uma prova de 16k eu passei a querer muito uma meia maratona”. E os 21k foram superados em julho de 2017 ao completar a Asics Golden Run do Rio de Janeiro.

Como é comum dos corredores de rua, a zona de conforto não é uma opção e Leandro topou um novo desafio: concluir a sua primeira Maratona. Com 74kg a menos, muita disciplina para realizar os treinos e muita garra, os 42k foram alcançados em Junho de 2018, na maior maratona do Brasil, a Maratona Do Rio.

Da Maratona para o Triathlon

Perguntei para o Leandro qual o papel do esporte para um processo de mudança na vida de uma pessoa. A resposta foi simples e direta: “o esporte nos mantém em movimento”.

Diante dessa afirmativa o pedagogo evoluiu os seus treinos e no dia 24 de março conseguiu concluir a sua primeira prova de Triathlon. “Foi sensacional! Eu tinha receio e muito respeito pelo mar. Durante os treinos o meu treinador me passou muita confiança e fui conseguindo romper as barreiras aos poucos”.

Dentre os próximos desafios do Leandro estão provas de Sprint Triathlon, Desafio do Rio (Meia e Maratona do Rio), e a preparação para seu primeiro triathlon na distância 70.3. É uma superação atrás da outra.

Não é fácil abandonar hábitos antigos e manter o foco. Hoje o Leandro é acompanhado por excelentes profissionais, e sim, ele consegue manter a sua rotina de dieta recomendada pela nutricionista. Um ponto da história do Leandro que merece atenção foi o respeito que ele teve com o seu corpo. Ele, seu treinador e nutricionista, tiveram a sensibilidade de conseguir evoluir de forma gradativa.

Por fim, falamos sobre a diferença entre os “Dois Leandros” com 150kg e hoje com 75kg a menos. “Se eu continuasse do jeito que eu estava, provavelmente não estaria mais aqui. Hoje eu tenho vontade de me superar, de conhecer o limite do meu corpo e tenho motivado os meus filhos a terem uma vida mais ativa”.

Quantas vezes a vida nos dá a oportunidade de mudar nossos hábitos e desgarrar daquilo que nos faz mal? Que a história do Leandro seja um exemplo de como agir e superar as barreiras que nós mesmos criamos em nossas vidas.

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados