Alimentação

Saiba como consumir suco detox adequadamente

single image

Na busca por uma vida mais saudável, no desespero após um fim de semana de excesso e, principalmente, para o emagrecimento imediato, as pessoas recorrem a estratégias na tentativa de um resultado rápido. Entre elas, temos a substituição de alimentos sólidos e completos por sucos feitos com vários tipos de vegetais, frutas, chás e suplementos: o famoso suco detox.

Nessa substituição das refeições, o primeiro ponto a ser observado é que quando o assunto é saúde e uma rotina mais equilibrada, nem tudo é regra. Portanto, o que pode ser a dieta da moda, talvez não seja indicado para você e seus objetivos. Além disso, é preciso entender que nenhum alimento isolado tem o poder de emagrecer rapidamente uma pessoa, assim como não há fórmula mágica para alcançar nossos objetivos de um dia para o outro. Mas, por mais que pareça tentador trocar uma refeição pelo suco detox para obter resultados milagrosos, essa não é uma boa ideia.

Suco detox não é uma refeição!

O suco detox é um paliativo que pode ajudar a limpar o organismo, acelerar o metabolismo e proteger o sistema imunológico, mas de acordo com a nutricionista Aniram Lima não há benefícios em substituir refeições por ele, pelo contrário, a prática ainda pode ser extremamente prejudicial à saúde. Além disso, é também desnecessária, visto que o próprio corpo é capaz de eliminar as toxinas apenas com alimentação e rotina de atividade. “Os riscos são inúmeros, entre eles temos toxicidade por excesso de compostos bioativos, exemplo: o consumo exacerbado de couve folha pode atrapalhar o funcionamento da glândula tireóide e desordenar o metabolismo.”, explica. 

Em contraponto, o suco pode e deve ser tomado se for adicionado a uma dieta saudável, equilibrada e individualizada, com as quantidades certas de cada ingrediente, bem como o melhor horário para ser tomado. Segundo a nutricionista, quando a estratégia é indicada por um profissional qualificado, é possível conseguir inúmeros benefícios, mas caso contrário, o uso de forma indiscriminada e descontrolada tem impactos negativos para o corpo. 

Quando consumir o suco detox?

Para aproveitar melhor os nutrientes do suco, é indicado que seja tomado em jejum, ao acordar e nos lanches intermediários. “Eu particularmente indico para alguns pacientes uma vez ao dia, por um determinado período. Mas nunca, de forma alguma, passar o dia inteiro fazendo essa troca”, alerta Aniram que só indica o detox após um estudo clínico de cada paciente e a necessidade de limpeza hepática ou maior absorção de vitaminas. 

Equilíbrio é a chave

Apesar do nome, o suco detox não é indispensável para desintoxicar o corpo. Para a profissional, o primeiro passo é substituir alimentos ruins, processados e ultraprocessados, por comida de verdade. “Para eliminar toxina do corpo é necessário: alimentação saudável e equilibrada, atividade física, consumo adequado de água, controle das emoções e sono em dia.”, esclarece. Aniram também reforça que não há nada de benéfico para o corpo ao trocar refeições pelo suco e que isso ainda pode acarretar diversos outros danos como expectativa, ansiedade, frustração, compulsão alimentar e culpa. “Cria-se expectativa na ‘dieta do suco’, mas passando alguns dias vem a frustração por não ter o resultado esperado. Com ela, temos a compulsão alimentar que vem com toda força e a culpa por não ter continuado. A chave, portanto, é o equilíbrio entre alimentação simples e equilibrada, feita com comida de verdade”, finaliza.    

Conheça o profissional 

nutricionista AniramAniram Lima Câmara é nutricionista especializada em nutrição clínica funcional e fitoterapia. Em seus oito anos de formação, tem bastante afinidade com a nutrição esportiva, principalmente no ciclismo.

2 Comentários
  1. Victor Côrtes 6 mesesatrás

    Conhecimento nunca é demais!

    Espero que tenha ajudado no seu dia a dia 🙂

  2. baamiranda@hotmail.com 6 mesesatrás

    Adorei a publicação, não sabia que funcionava dessa forma o suco Detox, foi ótimo saber que não substitui a refeição como imaginava, pensar em tomar pelo menos uma vez pra experimentar.

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados