Alimentação

Você sabe o que é saciedade e satisfação alimentar?

single image

Já reparou qual a sensação que você tem após se alimentar? Se ao terminar de comer o seu corpo fica pesado, inchado e com desconforto no estômago, pode ser que você tenha passado um pouco da conta no quesito da saciedade. Mas, se o sentimento for de que falta alguma coisa no seu cardápio e essa vontade for além da fome, temos um outro ponto para ser analisado, a satisfação alimentar. 

O que é saciedade e satisfação alimentar?

Segundo o nutricionista clínico Rafael Soares, saciedade é o processo que leva ao término da refeição e determina a quantidade de alimentos que você deve ingerir. Diferente da satisfação alimentar, que corresponde ao bem-estar na ingestão de um tipo de comida que se gosta. “Satisfação é quando você gostou de comer aquilo e não necessariamente está saciado. Saciado você pode não ter gostado, porém comeu a quantidade e o tamanho que levou à saciedade”, explica o profissional.

Rafael também reforça que confundir esses dois estados pode ser prejudicial à saúde, causando compulsão alimentar e até obesidade. Por isso, é preciso saber diferenciar a fome física da fome emocional: “Gostou de comer e está com fome? Satisfeito! Comeu e matou sua fome? Saciado!”, conta o nutricionista que também defende a combinação dos dois estágios para uma vida saudável. Para ele, o ideal é ligar a saciedade a uma reeducação alimentar e escolher opções que alimentam, mas possuem baixo teor calórico, como frutas, verduras e legumes.

Fome e vontade de comer

O profissional complementa que fome e vontade de comer andam lado a lado. Estar alinhado a um plano nutricional adequado evita que o paciente caia em alguns exageros na hora de comer, como por exemplo, optar por comidas que possuem pouco volume, mas muitas calorias. Isso porque cada indivíduo necessita de uma quantidade de nutrientes e alimentos para se sentir saciado e só um profissional capacitado poderá prescrever uma alimentação que leve em consideração as diversas variáveis individuais. “Com uma combinação alimentar não adequada é possível que, mesmo seguindo um cardápio saudável, ainda haja fome. O ideal é aumentar o consumo de verduras e legumes para ajudar a melhorar a saciedade ao longo do dia.”, revela.

Como garantir saciedade de forma saudável?

Existem diversos pontos que podem corroborar a saciedade de cada um, da mesma forma que alguns acontecimentos também interferem nessa sensação. Um exemplo é o psicológico de cada um. Quando não se está em equilíbrio com corpo e mente, é possível que se confunda os dois estágios e acabe caindo em distúrbios alimentares, com o excesso ou a falta de uma alimentação adequada.

Para evitar tais transtornos, Rafael indica uma dieta personalizada que combina os nutrientes indispensáveis em cada refeição e mantenha o equilíbrio de suas quantidades, sem exageros. “O ideal é ingerir todos os grupos alimentares e de acordo com suas necessidades, sem terrorismos nutricionais para se sentir satisfeito, saciado e saudável”, comenta.

Além disso, o profissional indica usar a nutrição e suas diversas vertentes a favor de cada um. Com essa base científica juntamente com a avaliação do perfil do paciente, seus estágios de saciedade e satisfação e a escuta de seus objetivos que a linha nutricional será traçada. “ O plano alimentar depende do objetivo de cada pessoa, no caso, quem pretende ganhar peso precisará muitas vezes comer sem ter fome para chegar nas necessidades calóricas correspondentes ao objetivo”, revela o nutricionista.

Portanto, a dica para ter uma rotina saudável e mais saciedade é conquistar hábitos que estejam de acordo com o que seu corpo necessita. “Se logo após sua refeição você ainda estiver com fome, significa que ela não foi bem combinada ou não teve o volume de alimento correto. É preciso reajustar ou entender o que está acontecendo nas outras refeições. Procure um profissional para te orientar.”, finaliza Rafael.

Conheça o profissional

Nutricionista RafaelRafael Soares é nutricionista clínico esportivo há nove anos. Tem pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Nutrição no Esporte, e pratica o Triathlon como hobbie.

Instagram: @nutricionistarafaelsoares

 

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados