Práticas esportivas

O triathlon e sua relação com a história esportiva de Ruan Carvalho

single image

Para levar uma vida saudável e aproveitar os benefícios da rotina ativa, há quem procure a academia, outros preferem esportes como natação, ciclismo e até a corrida. Mas também existem aqueles que encontram a verdadeira paixão reunindo todas as modalidades citadas. Esse é o caso de Ruan Carvalho, profissional de educação física, atleta amador de Triathlon e também professor do esporte.

O despertar de interesse com a modalidade aconteceu de forma inesperada, ainda na infância. “Como muitos da minha geração, eu tinha o sonho de ser jogador de futebol e como morava em uma fazenda que ficava há 5 km da cidade eu ia a pé para treinar nas escolinhas municipais de futebol e futsal e voltava muitas vezes correndo”, conta Ruan Carvalho, que também vivenciou na adolescência o encontro com o ciclismo, utilizando uma bicicleta que tinha em casa para ir aos treinos. Além disso, duas inspirações reforçaram o amor pela prática: a vitória de Igor Amoreli no Ironman Brasil 2014 e de Ariane Monticelli no Ironman 2015.  

Uma paixão completa

Considerado um esporte completo, o Triathlon entrou na vida de Ruan após o contato com os esportes isolados que fazem parte desta modalidade. Corredor experiente há 2 anos, em 2014 o atleta resolveu investir também nos treinos de bicicleta. A partir disso, a decisão de iniciar também a natação para se adequar ao esporte, veio de forma natural.  

Não precisou muito tempo para que a primeira competição aparecesse. Logo em 2015, Ruan pôde desfrutar da sua primeira experiência. “Foi um short Triathlon realizado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, confesso que a natação foi muito tensa, pois sempre foi a modalidade mais difícil para mim e sair da água foi a primeira vitória, fui o último da categoria a chegar na t1, mas como já tinha um ciclismo razoável e uma boa corrida fui ganhando posições no decorrer da prova.”, explica.

O atleta, que hoje coleciona competições e conquistas, conta qual foi a maior delas: a consciência. “A maior diferença entre a primeira prova para agora é a consciência sobre o que fazer durante a competição, como controlar o ritmo, como administrar os percalços que acontecem nas provas e, apesar do medo e a tensão pré-prova serem os mesmos, já ter vivido diversas experiências em provas diferentes ajuda muito para manter a calma.”

Já para além das conquistas de foco e consciência de disciplina, não poderiam estar de fora aquelas diretamente ligadas ao pódio “Minhas maiores conquistas são 1 pódio em campeonato brasileiro de Triathlon longa distância, 2 pódios em categoria no campeonato brasileiro de Duathlon, 2 pódios em categoria no Powerman e 1 vice-campeonato paulista de Duathlon.”, conta o atleta que tem em sua trajetória diversos pódios gerais em provas de corrida de rua e também almeja buscar melhorias nos tempos de provas de longa distância como o Ironman e maratona.

Triathlon: um estilo de vida

Não demorou muito para o experimento na modalidade se tornar um estilo de vida. De acordo com o profissional, todas as áreas da vida devem estar alinhadas para alcançar o objetivo no esporte: “Toda mudança na rotina e disciplina para manter a prática de treinos faz com que alteremos completamente nossa maneira de enxergar o tempo e as prioridades da vida. Depois disso, as rotinas de treinar e buscar hábitos saudáveis ficam muito mais fáceis.”, revela.

Além da disciplina, outro ponto importante é o auxílio profissional, que no caso de Ruan, pôde ser realizado por ele mesmo, graças à sua formação. “Como sou formado em educação física, desde o início eu programo meus próprios treinos e com o passar do tempo outras pessoas começaram a me procurar, me especializei em treinamento desportivo e abri minha própria assessoria esportiva.”, explica o atleta e personal, que não dispensa a função essencial da assessoria esportiva, ideal para conhecer as necessidades do atleta e criar uma programação de treinos que seja condizente com a rotina de trabalho, familiar e objetivos no esporte. Dessa forma, é possível traçar metas e treinos equilibrados para que a prática na modalidade não seja algo temporário e sim a adoção de um hábito de vida.

Motivação é ação

Como atleta amador, Ruan Carvalho busca constantemente melhorar dentro do esporte e faz uso de um planejamento diário para dar conta de tudo que precisa fazer em sua rotina. “Tento sempre planejar uma gestão do tempo, programando a rotina semanal de treinos, alimentação e trabalho com antecedência, obviamente que imprevistos acontecem, quando isso ocorre procuro reorganizar a rotina semanal sempre que necessário.”, explica.

Além disso, ele também parte de uma premissa que rege suas metas e treinos: somos os únicos responsáveis por nosso desenvolvimento em todas as áreas da vida. Partindo disso, nos dias em que a motivação e a indisposição aparecem como fator inesperado na rotina, o atleta coloca em mente que precisa, apenas, começar o treino, já que depois do início tudo fluirá naturalmente e trará a sensação de bem-estar ao final.  

Não à toa, Ruan está há aproximadamente 600 dias treinando de forma contínua, sem dias off. “Obviamente treino com planejamento e inúmeros dias super leves, mas dessa maneira os treinos se tornam parte da rotina assim como tomamos banho, nos alimentamos e trabalhamos. Dessa forma, não perder treinos fica mais fácil.”, indica.  

Essa dica também vale para os atletas que pretendem melhorar a performance, independente do esporte. “Tenham constância nos treinos, procurem criar uma rotina que seja condizente com sua rotina de trabalho e obrigações familiares, é muito mais importante ter uma rotina, por mais curta que ela seja, que seja compatível e sustentável por períodos longos do que uma rotina mirabolante que não seja sustentável.” finaliza.

Conheça o atleta

atleta Ruan CarvalhoRuan Carvalho é professor de educação física, especialista em treinamento desportivo e gestão esportiva. Também é atleta amador de Triathlon, Duathlon e corrida de rua, além de professor nessas modalidades.

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados