Qualidade de vida

Conheça os passos para iniciar uma rotina saudável agora mesmo!

single image

Quando alguém deseja iniciar novos hábitos para ter mais qualidade de vida, o primeiro passo que muitos dão é começar uma rotina saudável. Como impacto, a busca de profissionais, sejam eles nutricionistas (para uma alimentação adequada) ou educadores físicos (para exercícios regulares e adaptados a sua necessidade) aumentam, gerando consequências pessoais, indo do básico que seria um novo hobbie até melhorar as condições de saúde e lazer.

Tal busca serve para educar seu corpo para uma nova realidade que possa ser difícil, logo, saber o que fazer nestas ocasiões ajuda a não prejudicar o seu organismo, e a realizar essas adaptações de forma equilibrada.

Desse modo, é necessário adequar os novos desafios para manter uma rotina saudável e mergulhar em uma nova realidade! Se interessou pelo conteúdo? Então fique conosco para saber como manter hábitos saudáveis!

O que é uma rotina saudável?

Ao definir o uso da palavra rotina, o que aparece como definição é ‘fazer algo de modo habitual ou com costume. Para entender de modo menos convencional, a rotina serve como um mecanismo que auxilia as suas vivências de modo regular, logo, é algo que se executa de maneira comum, estando adaptado para realizá-la. 

De forma palpável, fazer meditação, dormir bem e com a quantidade de horas necessárias para o corpo descansar, manter uma alimentação balanceada e até conversar mais são algumas ferramentas que auxiliam a realizar uma rotina saudável. 

Em resumo, ao colocar no âmbito de uma rotina saudável, ela será o modo como você lida desde a sua alimentação até as práticas esportivas com consciência e eficácia para a sua realidade, ou seja, serão adaptações fluidas que seguem as suas necessidades. Ela não será necessariamente uma lista de regras fixas e que condicionam a sua rotina a fazer o que não gosta.

Como começar uma rotina saudável?

Com o conhecimento básico do que é uma rotina saudável, surge a questão de como iniciar este processo ou como adaptar alguns pontos da sua rotina comum para melhora-lá. Para realizar as ajustes, é necessário compreender quais são seus hábitos que você já possui e como pode buscar meios para torná-los saudáveis.

Pense no seu dia a dia e quais os hábitos comuns que tem. Você sabe dizer quais deles são prejudiciais ou são bons para o estilo de vida que segue? Respondendo algumas perguntas que estão aqui embaixo já podem indicar o seu estilo de vida:

Se a resposta for sim para a maioria, talvez você já esteja vivenciando uma rotina saudável. Agora, caso tenha predominado a resposta não, então está na hora de ler as nossas 5 dicas para adaptar seu dia a dia.

Busque acompanhamento profissional

Por estar em fase de adaptação, não adianta garimpar receitas da internet para mudar seus hábitos. Cada um tem seu estilo individual, e buscar um profissional da saúde terá um grande impacto nos resultados. Como estamos falando de hábitos saudáveis, o auxílio de um endócrino, nutricionista ou cardiologista será primordial para não fazer algo que seja prejudicial para a sua rotina, então fique atento para os cuidados básicos. Busque auxílio profissional!

O mesmo vale para buscar um educador físico, pois é essencial entender os exercícios que irá fazer e como fazer, pois assim você evita lesões e consegue evoluir de maneira correta e saudável.

Crie uma rotina com cronogramas

Com o acompanhamento feito, está na hora de organizar os dias de treino e definir sua alimentação dentro do seu dia. Veja o tempo que tem disponível desde que acorda até quando irá dormir, pois adaptar a sua rotina atual com a que está buscando exige um esforço e paciência, então não faça de qualquer jeito!

Um cronograma serve como ferramenta para ter uma rotina bem elaborada. Assim, este instrumento de organização vai ser o passo mais importante para criar os novos hábitos, ajudando seu organismo e mente com a nova realidade. Então, separe papel e caneta e organize o seu cronograma.

Desenvolva um hábito por vez

Esta dica vai em conjunto com a anterior. Desenvolver um hábito por vez é necessário para acostumar seu corpo com o ritmo e não ficar sobrecarregado. Não adianta pensar que irá começar a malhar, ter uma alimentação totalmente regrada e balanceada, praticar esporte, estudar ou trabalhar tudo de forma conjunta. Colocar mais de um hábito por vez não será o ideal para você.

Para isso, coloque na balança as suas prioridades para a rotina saudável. Você deseja em um primeiro momento focar na alimentação ou mergulhar na prática esportiva? Quando definir seu objetivo e conseguir cumpri-lo, desenvolva um próximo hábito. Nada vira um costume da noite para o dia, então respeite seu corpo.

Aprimore seus conhecimentos

Assim, como é necessário acompanhamento de profissionais para ter uma rotina saudável, aprimorar os conhecimentos é fundamental para entender o que está fazendo. Seja saber detalhes dos seus hábitos alimentares, buscar outros mecanismos para auxiliar na redução de estresse como a meditação, até o modo como respira para evitar fadiga, aprimorar a sua base de conhecimento é fundamental!

Para além, para controlar melhor a sua rotina e os novos hábitos, saiba administrar o tempo. O cronograma auxilia neste caso, então pesquise por exemplos de rotinas e como adaptar as suas necessidade para a realidade que está. Com isso, você cria uma consciência de organização mais rápida, dando conta de tudo.

Escolha uma atividade prazerosa

A dica mais importante para alguns é saber qual atividade deve ser feita. De nada adianta organizar e buscar auxílio sendo que o exercício a ser feito não é positivo para você. Sendo assim, busque algo prazeroso e que esteja disposto a investir. 

Se gosta de caminhar ou correr, a corrida de rua pode ser a saída, assim como, caso goste de andar de bicicleta, o ciclismo pode ser saudável. Busque por informações sobre as diversas modalidades, pois o foco e sair da inércia. Ficar sem se movimentar não é uma opção!

Foque nos seus objetivos!

Para alcançar seus objetivos é necessário focar no resultado. Você deseja manter uma rotina saudável, contudo quais são os meios para isso? É fazer atividade física 3 vezes na semana ou se alimentar melhor? Coloque isso na sua mente e mantenha a sua rotina inicial, pois com metas claras o resultado consegue chegar rápido. 

Não adianta investir todo o seu esforço se na hora de avaliar o resultado final você não cumpriu com o estipulado. Coloque objetivos dentro da sua realidade e que consiga cumprir!

Agora comece a sua rotina saudável!

Manter uma rotina saudável pode parecer um desafio enorme no começo, contudo por se tratar de adaptação, em pouco tempo você terá grandes resultados. Não fique pensando que existe fórmula mágica para ter os novos hábitos, então saiba educar seu corpo e seu cotidiano para este objetivo. 

Uma rotina saudável pode parecer uma meta impossível, mas saiba que muitos têm uma referência que é fora da realidade da maioria. Com isso, busque auxílio médico para entender a real necessidade do seu organismo e faça as adaptações de maneira correta!

Gostou do conteúdo? Diga aqui nos comentários se já está no caminho para uma rotina saudável!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados