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Treinus Ensina: Como melhorar a retenção de clientes?

Personal atuando na retenção de clientes.

Reter custa menos do que adquirir.

Logo de cara já é importante deixar claro:  se você é personal trainer é muito importante acordar para a questão da retenção de clientes.

Afinal, fidelizar um cliente pode ser muito mais fácil e barato que conseguir um cliente novo.

Mesmo que na sua empresa, ou academia, você tenha uma grande porcentagem de vendas, se não for capacitado para manter os clientes que você já tem, em muito pouco tempo seus ganhos podem diminuir ou até mesmo desaparecer.

É importante saber que muitos fatores podem evitar a retenção de clientes.

Os clientes se vão por vários motivos: desde falta de motivação, distância e dificuldade de locomoção, influenciam de terceiros, ações de empresas e prestadores de serviços concorrentes, motivos pessoais, etc.

O maior deles, sem sombras de dúvidas é a insatisfação com alguma parte ou tipo de serviço, e mesmo quando eles apresentam algum tipo de justificativa pessoal, ela pode estar camuflada por algum tipo de insatisfação, ou seja, a troca e o feedback deles é sempre fundamental.

Por isso atenção ao escutar as sugestões e demandas de quem te contrata, o que vale lembrar daquele velho ditado: O cliente tem sempre razão.

O contrato, que em algum momento certamente foi uma prioridade, pode deixar de ser no momento em que os clientes provam um novo tipo de serviço ou produto, ou mesmo se sentem insatisfeito com algum aspecto do serviço prestado, o que  na maioria desses casos, torna o treinador responsável sobre isso.

Mas afinal: como melhorar a retenção de clientes para personal trainer?

Capacitação no serviço de atendimento ao cliente.

Não importa se é você quem faz essa função ou se tem alguém que te da uma ajuda nessa área.

O importante é saber que deverá ser dedicado tempo na capacitação de quem trabalha com os temas de atendimento ao cliente.

Por isso, é fundamental que quem lida com essa área não apenas seja instruído e capacitado para tal, mas que também tenha conhecimento de técnicas para lidar diretamente com pessoas.

Basicamente essa pessoa ira atuar nos seguintes seguimentos: Fomento do sentimento de pertencimento do cliente, a criação de relações amigáveis, que camuflem as características de uma relação meramente profissional, e a motivação para além do treino, ou seja, motivar também de forma psicológica e em relação à constância e continuidade para alcançar as metas.

Envolvimento pleno de cada cliente = Retenção de clientes.

É importante estar comprometido com o envolvimento pleno do cliente com seu serviço.

O objetivo a ser alcançado é o compromisso, a constância e a fidelidade dos clientes e para tal é necessário:

Fazer com que cada cliente se sinta bem, promovendo que se sintam importantes, cômodos e felizes com o serviço.

Faça apresentações entre eles. Isso facilitará a criação de amizades entre eles mesmo e também com você.

Crie ações e atividades extras que possibilitem melhorar as qualidades das relações humanas.

Crie compromisso por parte deles para que atinjam os objetivos. Trabalhe muito bem e com muita inteligência o objetivo pessoa de cada cliente.

Desse modo você permitirá que ele siga vinculando os objetivos pessoas a algum valor pessoal que você apresentou em momento específicos.

Pense em criar várias sub-metas para ir entendendo o engajamento de cada um.

As estratégias para uma boa comunicação via email, que já publicamos aqui,certamente podem te auxiliar.

Promova hábitos que sejam difíceis de abandonar.

Se você demonstra ao seu cliente, através de provas concretas, suas melhoras físicas há grande chance de que ele não abandone o seu serviço.

Para isso utilize ferramentas que comprovem os avanços: estudos de caso através de fotos e vídeos que demonstrem as mudanças são saídas simples e eficazes.

Outra boa proposta é trabalhar com o oposto: mostre através de estudos realizados os efeitos e perdas no corpo de quem abandona a atividade física.