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Reforço muscular: um componente importante para melhorar o rendimento esportivo

Reforço muscular: um componente importante para melhorar o rendimento esportivo
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Já foi o tempo em que os exercícios de fortalecimento muscular eram recomendados somente para aqueles que praticavam atividades esportivas específicas. Anteriormente se pensava, por exemplo, que com a prática do fortalecimento muscular de atletas praticantes de atividades aeróbicas (principalmente as que existem muita carga) podia-se perder na velocidades dos movimentos.

Hoje em dia já se sabe que nenhum atleta consegue uma melhora na performance sem que seja feito um trabalho integrado de todas as capacidades físicas: flexibilidade, resistência, coordenação e força.

Reforço muscular e melhora de rendimento

Se seu objetivo é melhorar o rendimento, o fortalecimento muscular é o seu aliado. Cada prática inevitavelmente irá pedir muito treino e dedicação. Se você nada, pratica ciclismo, corrida ou triathlon com frequência de treinos, ele certamente será um componente para seu rendimento. Quando realizamos algumas dessas atividades nossos músculos são exigidos e é necessário que estejam bem alinhados e funcionando perfeitamente na hora de realizar cada movimento. Ou seja: os músculo funcionam como elos e se algum deles perde o desempenho é provável que os outros tenham que se adequar para evitar sobrecarregar o nível do que está enfraquecido.

Outra possibilidade é que apenas um dos músculo realize mais trabalho que os demais para substituir ao que não está funcionando em freqüência máxima. Nesse caso, o movimento compensatório executado de forma sobrecarregada pode acabar acarretando uma possível lesão. Ou até mesmo a diminuição do desempenho do atleta causando principalmente fadiga e um aumento expressivo nos tempos de recuperação.

Como realizar o reforço muscular

Para evitar esses problemas e melhorar a sua performance, primeiro passo é realizar o reforço muscular acompanhado de algum profissional capacitado. Não se esqueça que é fundamental realizar o reforço de modo que englobe todas as partes do corpo e não atentando-se somente a posterior ou a inferior.

Boas ações são: exercícios de musculação, funcional e pilates, por exemplo.

Opções de exercícios

  • Exercícios de peso corporal. Nesse caso você pode utilizar poucos equipamentos (como pesos pequenos e médios) ou até mesmo sem eles. Nesses casos são recomendados flexões de braços, barra, agachamentos e abdominais.
  • As tiras elásticas oferecem uma opção que também pode proporcionar resistência aos músculos. Existem diversos tipos no mercado e são facilmente encontradas em qualquer loja de material esportivo.

Benefícios do fortalecimento muscular:

Fortalecimento dos ossos

Os exercícios podem aumentar a densidade óssea e reduzir os riscos de osteoporose a longo prazo.

Equilíbrio

Fortalecer os músculos pode trazer benefícios diretos em suas atividades cotidianas. Músculos fortes também melhoram o equilíbrio corporal, o que reduz o nível de quedas, por exemplo.  

Controle de peso

O fortalecimento muscular pode funcionar como aliado também para quem quer ganhar ou perder peso. O fortalecimento garante massa muscular aos osso, ao mesmo tempo também aumenta o metabolismo.

Questões crônicas

O fortalecimento muscular pode reduzir muitos sintomas como artrites e dores na coluna. Além disso inibe doenças cardíacas e até mesmo diabetes.

É importante lembrar que independente do seu nível no esporte que práticas é fundamental realizar uma avaliação física antes de iniciar qualquer técnica ou método de reforço muscular.

É comprovado então que se você deseja melhorar seus tempos, desempenho e sua performance um ótimo aliado pode ser o reforço muscular. Além de evitar lesões ele irá garantir que todos os músculos do seu corpo trabalhem em harmonia e isso permitirá que você alcance os melhores resultados.

Tem alguma sugestão de exercício de fortalecimento muscular? Conta para a gente nos comentários!

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