Para treinadores

Aprenda como utilizar as redes sociais na sua assessoria esportiva!

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Usar as redes sociais no seu negócio já não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para manter seu público engajado e informado. Isso não é diferente para as assessorias esportivas, pois se relacionar com o atleta no meio digital é tão importante quanto no presencial.

Sendo assim, é necessário entender os mecanismos dessas ferramentas para obter melhores respostas na sua marca. Dentre os benefícios, ao usar as redes a seu favor será possível:

  • Aumentar o engajamento e interação
  • Fazer divulgação da marca e seus produtos
  • Ter canais de relacionamentos diretos com seu público
  • E muitos mais.

Para isso, é necessário saber o perfil do seu público e algumas outras características, podendo então garantir grandes resultados com as redes sociais para assessorias esportivas.

Conheça o seu público a fundo

No Marketing Digital existem inúmeras ferramentas que vão te auxiliar a identificar o seu público, uma delas é a persona. Ela serve para que você possa entender o seu público alvo, o estilo de vida que levam, o que consomem, como falam e afins, personificando o tipo de público que procura seu negócio.

Ter esse perfil mapeado na sua assessoria é importante, pois você estará afunilando o tipo ideal de público e quem deseja atingir com a sua marca, sabendo o que deve ou não falar, o que precisa divulgar ou quando se posicionar.

Isso facilita as suas estratégias na rede, pois a sua comunicação fica clara e objetiva para o(s) seu(s) público(s).

Alguns pontos devem ser observados ao conhecer seu público:

1. Quem são os meus clientes?

Saiba para quem está ofertando seu serviço, quem já o consome e como você consegue conversar com eles. Esse pensamento precisa ser analisado para garantir que não haja falha ao entrar em contato com seus clientes, evitando erros e problemas na comunicação.

2. Quais os meus serviços?

É necessário saber em quais serviços a sua assessoria está investindo, isso facilita na segmentação de público. Mapear o que faz também é necessário, assim você evita trazer como seguidor um ciclista, sendo que a sua assessoria é só de corrida de rua.

Escolha as redes sociais certas

Com o pensamento estratégico mais organizado e com o seu público definido, é necessário saber em quais redes sociais o seu negócio vai estar presente. Conhecer cada plataforma garante que você invista de forma correta, de acordo com a sua necessidade e seu público, sendo assim, se faz sentido o seu negócio estar em apenas uma rede, não expanda para outras, pois seu público não estará lá.

O mesmo vale para a dedicação, caso não tenha tempo ou equipe para gerenciar todas as redes, não vale a pena para a sua assessoria ter esse excesso.

Dentro das redes mais comuns e suas funcionalidades, temos:

Instagram

Essa rede é mais voltada para publicação de fotos e engajamento com os atletas, então ter ela na sua assessoria é muito importante. Ela garante visibilidade, além de ser um canal com ampla divulgação, onde é possível conversar com mais de um público ao mesmo tempo.

Fora isso, o engajamento é alto, então, sempre que postar algo, seus atletas poderão interagir, marcar, ou ajudar na divulgação do seu trabalho. O mesmo ocorre de forma inversa, pois através do Instagram é possível ver seus atletas treinando, caso eles façam publicações sobre os treinos, além de poder incentivar com um comentário, por exemplo.

Vale ressaltar que essa é uma rede grande, tanto que o Brasil é o segundo país com mais contas ativas, chegando aos 50 milhões de usuários, sendo assim, colocar a sua assessoria no Instagram pode ser uma grande escolha de prática mercadológica.

Facebook 

Mesmo que o Facebook tenha caído a sua audiência, ele ainda é uma rede com grande poder para o seu público e atuação de mercado, como as vendas, por exemplo.

Além de ser um portal, ter uma página da sua assessoria garante mais visibilidade e facilidade para divulgar conteúdos, pois a rede também cresceu como um divulgador de notícias.

Sendo assim, colocar o seu negócio nesta plataforma pode ser adequado, contudo, é preciso saber se o seu público está nessa rede, pois, como dito, não adianta investir se não tiver resposta.

No Facebook ainda é possível, caso tenha uma página da sua assessoria, colocar dados da empresa, horário de funcionamento e até links para redirecionamento, seja para contato ou para o site institucional.

Outro fator importante da rede são as avaliações, então caso o seu público seja engajado na rede, colocar um feedback do seu serviço aumenta a sua autoridade e confiança para conseguir novos consumidores.

Com isso, se fizer sentido colocar sua marca nessa rede, não tenha medo e invista quando puder. 

LinkedIn

Por fim, a rede voltada para negócios e contratações é o LinkedIn. Ela ainda está em crescimento e é preciso um cuidado ao analisar a necessidade de entrar na rede. Caso sua assessoria venda serviços para outras empresas ou tenha a necessidade de contratação para a sua equipe, você pode investir nela. Também é possível explicar os seus serviços para as pessoas que têm curiosidade sobre a sua marca. Contudo é necessário usar uma linguagem mais formal, pois se trata de uma rede de trabalho.

Outro ponto da rede é que muitos divulgam resultados do mercado, dicas de crescimento ou como investir em algumas ferramentas, então, caso faça sentido estar no LinkedIn, é uma ótima opção.

Pense de forma estratégica ao decidir entrar em qualquer rede, pois mesmo cada uma tendo uma frente de negócio diferente, sua assessoria pode estar em todas, mas só vale o investimento caso seu público esteja presente nela. Se não for o costume deles estar em algumas delas, evite desgastes e utilize apenas a que gere resultados para você.

Estude o mercado e a concorrência

Ter relevância no mercado exige esforço, pesquisa e análise das suas ações, sendo assim, além da vontade de crescer é necessário estudar o mercado e a concorrência. Isso é essencial, pois saber o que andam consumindo no mercado esportivo, quais são as tendências e como você pode se posicionar importa, já que fica claro que o seu negócio acompanha a evolução do mercado, além de se mostrar ser uma marca que está constantemente se atualizando.

Outro fator é saber o que a concorrência anda produzindo, qual está sendo a resposta e como você consegue superar ou ter resultados tão bons quanto os outros que estão no mesmo nicho. Isso garante que você não perca a sua fidelização, além de poder se diferenciar das outras marcas, criando novos conteúdos, promoções ou formas de interagir com seu público.

Faça um bom planejamento 

Um bom planejamento garante que você execute seus serviços e seu cronograma com uma linha de raciocínio clara. Além disso, o planejamento facilita a sua gestão e ainda é fundamental para que seus conteúdos não pareçam aleatórios.

Uma boa organização garante também uma linha editorial de publicações, então você saberá o que tem que produzir nas próximas semanas, qual o peso de cada conteúdo e quais serão os meios para divulgar: e-mail, redes sociais, etc…

Um ponto importante que precisa ficar claro em relação ao planejamento é que ele não é aleatório, então toda a linha de raciocínio para os posts das redes sociais, por exemplo, irão conversar entre si, além de estarem de acordo com a marca e seu público. 

Crie uma boa identidade visual 

Conversando com o tópico anterior, é essencial ter uma boa identidade visual para a sua assessoria, pois ela costuma ser a primeira referência ao entrarem em contato com o seu serviço, então é preciso ter qualidade na apresentação.

Para isso, se possível, contrate um designer para detalhar os processos e fazer a construção da marca (caso não tenha), pois esses são os passos para entender como a sua marca vai se articular. Com isso, você terá uma estrutura básica de publicações, por exemplo, tendo a noção básica sobre o que vai publicar, se deve usar texto ou imagem, quais as cores em destaque e por assim adiante.

Porém, se não for possível investir no momento, dedique um tempo para estudar sobre o assunto para aprender e criar com harmonia seus próprios conteúdos.

Foque em consistência e qualidade

Se tudo estiver organizado, o seu foco agora é a periodicidade! Para isso, veja no seu planejamento qual a organização de publicação, qual o seu tempo para produzir material, além de verificar a resposta do seu público para o que está fazendo.

Tais pontos são importantes, pois assim você verifica a qualidade do seu conteúdo, além da consistência. Sendo assim, use referências do mundo esportivo, tenha dados atualizados e não invente nada. Se deseja passar autoridade e ser reconhecido pelas redes, é necessário propagar pesquisas e fatos que sejam comprovados, então não utilize ‘achismos’.

Interaja e engaje o seu público

Outra questão para ser reforçada é: interaja sempre que possível com seu público. Responda comentários, reaja nas publicações, curta fotos e procure sempre abrir espaço para o público engajar com você. Faça enquetes, crie questionários e faça disso algo recorrente.

Para isso, separe alguns minutos do seu dia para entrar nas redes, pois não adianta apenas fazer atualizações de feed.

E para ir além, a interação pode ser mais íntima, então faça parte do seu público, seja ativo nas redes e os deixem confortáveis ao interagir com você, pois isso não é uma obrigação, mas sim um convite. Esse é outro fator que faz com que novos atletas se interessem pelo seu trabalho, além de estimular a sua base a divulgar com frequência o seu trabalho.

Não tenha medo de se expor

Por fim, vale lembrar que mesmo divulgando a sua marca, você treinador é o rosto que os atletas lembrarão, então não tenha medo de se expor para seu público.

É legal sempre aparecer nas redes, dando um depoimento, dicas, fazendo uma live para tirar dúvidas ou o que mais desejar. Você é um influenciador para os atletas e até um exemplo para eles, então dar o seu posicionamento ou uma palavra amiga pode resultar em mais intimidade e liberdade com o público.

Analise os resultados obtidos

Agora, com tudo feito, produzido e divulgado, é necessário olhar os resultados, o engajamento, qual é a resposta do seu público e como você pode melhorar nas próximas ideias ou publicações.

As redes são ótimas ferramentas para o seu negócio, então invista com maestria, além de sempre que possível pesquisar o que está sendo tendência dentro dela.

Espero ter ajudado com o texto. E caso queira receber mais conteúdos como esse, é só assinar a nossa newsletter!

Referências

Brasil é o segundo mercado de Instagram com 50 milhões de contas ativas

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