Qualidade de vida

6 técnicas que auxiliam na recuperação muscular

single image

A verdade é que após treinar você sente aquele cansaço e mesmo com a sensação de realização, a vontade é de descansar ou ficar alguns dias sem fazer exercícios. Isso pode acontecer, pois o seu corpo sofreu microlesões durante a prática, e para não sentir a famosa dor do dia seguinte, é muito importante realizar a recuperação muscular, conhecida também como recovery esportivo.

Essa sensação ocorre tanto em atividades leves quanto nas de altas intensidades, logo, em ambos os casos é importante focar em técnicas de recuperação para que você esteja pronto e com o corpo seguro para o próximo dia. 

Os sintomas costumam aparecer até 24 horas após os exercícios e podem prolongar os efeitos até 5 dias, então é importante realizar o recovery para manter disposição, rendimento e qualidade de vida. Confira abaixo um pouco mais sobre o tema!

O que é e como funciona a recuperação muscular?

Seja corrida de rua, ciclismo ou qualquer modalidade esportiva, durante o treino o seu corpo será ‘agredido’ pelos exercícios, com isso, podem surgir dores leves, moderadas e intensas. Essas microlesões ocorrem, pois o corpo dá uma resposta natural ao estímulo da prática, porém, é importante ficar atento na frequência e intensidade!

Dores moderadas e intensas podem evoluir para uma inflamação e até para lesão, desse modo, além de ser necessário entender os limites do seu corpo, o recovery esportivo será essencial para cicatrizar a musculatura que foi afetada e ajudar o atleta a retornar com segurança no próximo dia, sem problemas futuros.

Para isso, serão utilizadas técnicas da recuperação muscular que irão auxiliar na aceleração do corpo para voltar ao estágio de pré-exercício, ou seja, irá diminuir as dores, vai prevenir contra lesões e preparar o atleta para mais um dia de exercício.

Ela será necessária pois o corpo passa por estresse durante as atividades, então, como o organismo é preparado para reagir a qualquer modificação, é possível surgir consequências para manter o equilíbrio corporal (dores e lesões), logo o recovery surge como uma alternativa para auxiliar na prevenção da saúde e bem-estar.

Qual a importância da recuperação muscular?

A recuperação muscular tem uma grande importância para a manutenção da qualidade de vida do atleta, pois como a técnica tem como objetivo acelerar a cicatrização das lesões geradas durante a prática, ela será uma aliada para o bem-estar e até para o desempenho esportivo do praticante.

Ou seja, se a sua realidade depende de dedicação para chegar na performance ou até para participar de algum desafio ou competição, o recovery será necessário para que consiga manter a intensidade e ritmo, pois a técnica auxilia na redução de problemas no decorrer dos exercícios. Se você apresenta tais problemas de fadiga ou dores após um dia de treino, o recovery pode ser um aliado importante, pois as técnicas utilizadas serão úteis para uma recuperação eficaz! 

Quais as técnicas utilizadas no recovery esportivo?

Existem várias técnicas para ajudar na recuperação muscular e logo abaixo você confere 6 tipos que irão te auxiliar a evitar a dor pós exercício físico.

1. Crioterapia local

A crioterapia local é uma técnica do recovery esportivo que utiliza gelo na musculatura ou região que foi exercitada, com o intuito de reduzir o metabolismo para que não ocorra o processo inflamatório nessa parte do corpo.

2. Crioimersão

A crioimersão é uma técnica semelhante à crioterapia local, contudo abrange uma região maior do corpo para ser mais eficiente. Normalmente, ela é feita em imersão em uma banheira gelada com aproximadamente 10 graus por 10 minutos.

3. Compressão e elevação

A compressão e elevação são ótimas opções para os corredores, pois ajudam a imobilizar e proteger a área lesionada, além de ajudar a drenar o excesso de fluído que pode estar no local afetado. Elas serão úteis para combater inchaços e auxiliar na recuperação do equilíbrio corporal.

4. Recuperação ativa

A recuperação ativa é feita durante ou após a prática de exercícios, pois ela é baseada em exercícios com intensidades reduzidas para levar o corpo ao estado normal. Se a corrida é a sua modalidade, provavelmente antes de terminar, seu treinador recomenda caminhar. Esse é um ótimo exemplo dessa técnica!

5. Massagem

Existem diversas massagens que podem auxiliar na recuperação muscular, mas saiba que é necessário suporte profissional para não agredir ou lesionar ainda mais a região. Você pode ter opções como massagem manual, massoterapia, massagem esportiva e relaxante e até a massagem para liberação miofascial.

Para maior eficácia, busque suporte de um(a) fisioterapeuta!

6. Repouso

Por fim, uma técnica muito importante e que é extremamente necessária é a recuperação! Muitos atletas esquecem da importância do descanso, pois é nela que o corpo vai reparar danos e começar a trabalhar na evolução. Se deseja condicionamento físico, você precisa do descanso para alcançar os resultados.

Recuperando o desempenho

Para conseguir evoluir a cada dia e alcançar a performance esportiva, é necessário ir além de uma simples prática de exercícios. Você já está cansado de saber que apoio profissional é importante, seja um treinador, médico, nutricionista e até fisioterapeuta, é preciso estar atento ao corpo e às condições de saúde para evitar problemas.

O recovery será mais um aliado para você, atleta, a manter o corpo ativo, saudável e sem danos que prejudiquem o seu bem-estar, então busque aplicar as técnicas citadas. É possível investir em algumas opções de forma gratuita como é o caso do repouso e da recuperação, contudo, outras podem ser feitas em clínicas que estejam com o preço de acordo com a sua realidade financeira.

O importante é cuidar de si, então invista na qualidade de vida!

Espero que tenham gostado do conteúdo!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados