Posted in:

Quantos litros de água devo beber por dia?

Quantos litros de água devo beber por dia?

Quantos litros de água devo beber por dia?
Este texto te ajudou?

A quantidade certa de água de devemos ingerir é sempre uma grande dúvidas. O que todos devemos saber é que nós, seres humanos, somos compostos na maior parte por esse elemento. Por isso, o consumo de água deve ser feito de forma abundante. Essa é a melhor maneira de manter o equilíbrio e o funcionamento do nosso organismo.

Somos o que comemos, mas também o que bebemos.

Quando nascemos, nosso organismo é composto por 75% de água. Já na vida adulta ele está formado em média por 65% a 70% desse elemento .

A água é necessária para realização de todas as atividades que realizamos durante o dia. Por isso, é necessário realizarmos a reposição de forma correta. Só assim manteremos a boa hidratação.

Para pessoas adultas o recomendado é a ingestão de 2 litros (para mulheres) e 2,5l (para homens). Essa é uma informação amplamente divulgada, porém, não existe necessariamente tanto embasamento científico sobre ela. De todo modo, essa é sempre uma boa média, mas existem algumas razões para duvidarmos delas.

Alimentos também tem água.

É importante salientar que também conseguimos ingerir água através da alimentação. Nesse caso, frutas e verduras são alimentos que também estão compostos quase que em sua totalidade pela água. Carne bovina, aves e peixes também aportam água para nosso organismo.

Tomar a quantidade errada de água pode alterar a quantidade de eletrólitos.

O organismo precisa de uma quantidade específica de alguns tipos de minerais, como o potássio e o sódio. O excesso de água pode diluir essa concentração e alterar também a concentração necessária desses minerais em nossos sangue.

Fique de olho na sobrehidratação.

A hiponatremia é um perigo real. Atualmente causa mais danos aos corredores que a desidratação. Para se chegar a esse extremo é necessário um excesso constante de água combinado com uma baixa ingestão de sal. Isso pode reduzir drasticamente os níveis de sódio no sangue a ponto de produzir efeitos negativos a longo prazo.

É importante deixar claro que ninguém chega a ter hiponatremia por ingerir 3 ou 4 litros de água a mais. Porém, esse comportamento de forma constante pode levar a esse estado. É importante ficar de olho.

Você pode encontrar aqui no blog informações sobre hidratação no esporte.

Olho na origem da água de bebemos.

Não adianta muito fazer a ingestão correta de água durante o dia, mas buscar esse elemento em fontes que não são confiáveis.

Tomar bastante água, mas que não seja de qualidade, pode nos expor ainda mais a compostos que podem nos trazer problemas. Cloro, flúor, por exemplo são alguns deles.

Saber a procedência da água que estamos ingerindo é fundamental. Nesse caso prefira as água engarrafadas por empresas corretas, ou filtros que tenham certificação.

Para finalizar, é fundamental sabermos que a quantidade de água recomendada pode variar muito de pessoa para pessoa. Isso se dá por conta de vários fatores: por exemplo, quem vive em um clima frio e seco precisa de muito menos água do que tem mora em regiões quentes e úmidas. O peso e os tipos de atividades que a pessoa realiza durante o dia também irá influenciar muito.

Quando estamos com o organismo hidratado temos em mãos a chave para o rendimento máximo do nosso corpo, inclusive nas capacidades cognitivas. Por isso, entender qual é a melhor maneira de ingerir água de acordo com sua rotina e as atividades que você pratica será uma ótima saída para evitar problemas e render mais no dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.