Práticas esportivas

Qual o melhor horário para treinar

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É aquele que você tem disponível, respondem os treinadores. Sim, mas cada período do dia tem suas vantagens e desvantagens que podem interferir em seu desempenho. Cada um tem seu ritmo e é isso que pode fazer você acordar disposto enquanto seu amigo se arrasta para levantar da cama. Os especialistas afirmam que nossas respostas aos estímulos podem ser diferentes, de acordo com a hora em que realiza o exercício, isso porque, regulado pelo ritmo circadiano*, o organismo libera e interage de forma mais ou menos intensa com os hormônios e processos bioquímicos do organismo no decorrer do dia.

Com os inúmeros compromissos do dia-a-dia, nem sempre é possível programar o treino para o horário em que o corpo estaria mais disposto. Portanto, seja qual for o horário que se tem para treinar, confira a seguir as vantagens e desvantagens de cada período do dia.

Manhã Tarde Noite

Vantagens

Qualidade do ar, temperatura e umidade, claridade e menor movimento nas vias publicas. Aumenta a disposição para as atividades do cotidiano. O desempenho melhora após as refeições devido a quantidade de glicogênio que aumenta nos músculos. O metabolismo no período da tarde se encontra mais próximo do pico de rendimento. Temperatura amena favorece um treino mais confortável. Relaxa e induz a uma boa noite de sono. Maior probabilidade de se fazer o exercício na companhia de amigo.

Desvantagens

Sono é vilão do desempenho, por conta da melatonina. Dia chuvoso ou frio, é mais fácil virar para o lado e continuar dormindo. Qualidade do ar menos favorável, temperatura alta e o sol podem levar a desidratação. Maior desgaste físico, além de trazer riscos para doenças de pele. O cansaço das atividades do cotidiano podem desanima-lo. O Stress do dia-a-dia afeta o rendimento. Risco de acidentes deve ser considerado também, uma vez que a baixa luminosidade e terrenos irregulares representam uma perigosa combinação.

*Designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

Por: João Eustáquio/Professor de educação física e Coordenador técnico da BH RUN

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