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Qual é o melhor horário para correr?

Qual é o melhor horário para correr?

Qual é o melhor horário para correr?
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O melhor horário para correr é sempre uma dúvida entre os que querem começar a corrida como atividade física. O importante antes de mais nada é saber que a atividade física é sempre traz benefícios para quem a pratica. Por isso, independente do horário sair para correr sempre será positivo se você está com a saúde em dia.

Outra questão que deve ser levada em consideração é a rotina do corredor. Nesse ponto a corrida também é uma atividade física muito escolhida porque como praticamente só é necessário o terreno para correr (que pode ser a cidade, a esteira, uma estrada ou praça) cada corredor pode adaptar seus horários e correr de acordo com a necessidade de cada rotina.

Você irá encontrar aqui dicas do que não fazer antes de correr.

 

Escolhendo o melhor horário para correr.

Escolher o melhor horário para correr não é tão simples, pois os fatores para essa escolha não se aplicam a todos por igual. Vai depender da preferência de cada um, da disponibilidade e vários outros fatores.

Tarde:

Existem estudos que afirmam que é no fim da tarde (entre 16h e 17h) que nosso corpo alcança o pico máximo de energia. Isso acontece pois nesse período nosso corpo estar com mais resistência e energia, fatores que são fundamentais na hora de evitar e reduzir as lesões.  Porém, esse é um horário em que muitos corredores ainda estão no trabalho ou realizando outras atividades (como os estudos, por exemplo).

Manhã:

Ainda que o pico de energia esteja no fim da tarde, é importante ressaltar que os corredores que optam por correr de manhã tem menor possibilidade de abandonar a prática. Já que realizam o exercício antes das atividades diárias que necessita fazer para cumprir sua rotina.

Noite:

Essa é uma excelente opção de horário  para os que não tem tempo durante o dia. Além disso, quem escolhe esse momento do dia pode alcançar um estado relaxamento necessário para dormir melhor. Ao mesmo tempo há corredores que ao correrem na parte da noite ficam com os corpos despertos e acabam tendo problemas com o sono. Vale testar e ver como seu organismo reage a esse horário.

Como escolher o melhor horário para correr.

Para quem tem liberdade a escolha do horário pode ser fundamental na hora de otimizar os resultados. Para tal é importante levar em consideração, além da disponibilidade em si, os horários que realiza refeições e a disponibilidade do personal ou grupo de corrida.

A escolha do horário de corrida afeta os seguintes pontos:

Além do Ritmo cardíaco já que as células do nosso corpo funcionam por ciclo cardíacos  eles influenciam diretamente em fatores importantes relacionados ao nosso treino: entorno hormonal, metabolismo energético e temperatura corporal. Esses fatores irão afetar diretamente em nosso rendimento.

Questões sobre os horários de corrida.

A hora da corrida é muito menos importante do que o fato de realizá-la, porém podemos ponderar algumas questões:

Como somos animais diurnos é interessante que a maior parte das atividades sejam realizada durante o dia. Caso haja a presença do sol, pode ser ainda melhor.

Evitar treinar na hora de dormir pode ser uma saída, já que o exercício aumenta a temperatura corporal e pode afetar no nosso sono.

Nosso corpo se adapta. Ou seja: se você estiver firme na pratica da corrida seu corpo acaba rendendo bem em qualquer horários que seja.

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