Práticas esportivas

Saiba qual o melhor horário para correr!

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A dúvida de muitos atletas é saber qual o melhor horário para correr, pois para ter mais performance e rendimento é legal estar de acordo com o melhor estímulo. Treinar em períodos diferentes vai trazer diversos benefícios, então é bom saber como o corpo funciona em cada horário.

Por acaso você sabe qual o melhor horário para correr e quais os benefícios que terá em cada período? Continue aqui para descobrir!

Qual o melhor horário para correr?

Muitos pensam que existe um horário ideal para correr, e de fato o raciocínio não está errado. A corrida, ao ser praticada em uma parte específica do dia pode trazer alguns benefícios de forma amplificada para o corpo, contudo não é uma regra seguir o treino em apenas um horário.

O foco para você atleta é adaptação, então coloque a prática de acordo com a sua disponibilidade e prazer. Não coloque na cabeça que para ter rendimento deve-se praticar apenas em um horário específico. Em qualquer tempo do dia haverá benefícios e a corrida será bem-vinda, basta se programar e estar disposto na hora que for correr!

Manhã

O horário preferido de muitos para fazer qualquer atividade física é na parte da manhã. A força de vontade para as tarefas do dia, disposição e produtividade são aumentadas para aqueles que exercem a rotina esportiva logo cedo, pois recebem um ‘gás’ para iniciar as tarefas diárias.

Para os corredores, praticar o esporte neste horário será muito benéfico, além de ser considerado o ideal para a corrida, por inúmeros fatores. A começar pela produção dos hormônios, treinar cedo vai ser útil, pois o corpo vai utilizar o cortisol (hormônio do estresse) na metabolização de carboidratos e gorduras. Por isso, com o pico na parte da manhã, o corpo vai ter muita energia para gastar calorias, então quem deseja perder peso, treinar ao acordar será uma solução.

Além do gasto calórico, treinar de manhã também reduz o apetite e ajuda a regular o sono, pois o corpo vai ter utilizado a energia de forma gradual, então também pode ter uma queda na insônia ao correr cedo. Para aqueles que costumam ficar cansados ao longo do dia, esse horário vai ajudar no ânimo para as tarefas.

Tarde

Um período pouco aproveitado pelos atletas é a parte da tarde. Normalmente considerado um tempo de descanso, seja após sair do trabalho ou no período do almoço, muitos acabam não praticando exercício nesse meio tempo.

Contudo, a prática feita no período vespertino ajuda também na disposição para a segunda metade do dia, além de ser um alívio de tensão para o atleta. Isso vai acontecer, pois o risco de lesão na atividade vai ser reduzido, já que o organismo já terá adquirido alguma disposição, respondendo de forma eficaz.

Esse também é um horário para aqueles que buscam otimizar os resultados, pois à tarde o corpo terá os níveis hormonais e a temperatura corporal maximizados, então haverá um aumento significativo no desempenho, o que vai ajudar na resistência corporal e na construção de massa muscular.

Noite

Por fim, o período que muitos atletas também optam por treinar é à noite. Um tempo para aliviar a tensão e relaxar a mente dos problemas do cotidiano, treinar neste período também será benéfico em alguns pontos na sua vida.

A começar pelo desempenho físico, treinar nesse horário pode trazer uma melhora significativa no rendimento, pois a temperatura corporal ainda vai estar maximizada. O impacto é que a força muscular e resistência das atividade cardiovasculares podem aumentar.

Outro fator é que à noite a frequência cardíaca e a pressão arterial também vão estar mais altas, o que vai auxiliar o corpo reagir mais rápido (e melhor) na atividade física. É por isso que muitos sentem ânimo e força para praticar durante a noite, e isso ocorre pois o organismo reage mais rápido ao estímulo. 

Além disso, vai ajudar também no desempenho físico, já que há a possibilidade de queda de fraturas e machucados durante a prática esportiva noturna.

Por fim, para aqueles que buscam a construção da massa muscular, o impacto à noite é maior, pois a síntese proteica estará em alta. A proteína é usada pelo organismo para a reparação muscular e ela atinge seu pico no final do dia. Ou seja, praticar no período noturno pode aumentar a capacidade de recuperação do corpo.

Sendo assim, independente do horário, basta adequar sua rotina para garantir os benefícios da corrida, pois em qualquer parte do dia é possível sentir algum estímulo e resultado!

Como escolher o melhor horário para correr?

Esteja disposto e escolha um horário que não irá faltar no treino. Se você não funciona pela parte da manhã, a prática deve ser evitada neste período, pois as chances de não realizar o exercício é grande. Opte por horários confortáveis para a sua rotina, assim será fácil conseguir manter a constância na corrida.

Escolher o melhor horário para correr requer disciplina do atleta, então antes de iniciar ou definir o melhor horário, é bom ter em mente se a corrida é a solução esportiva para manter o corpo ativo. Não adianta querer mudar hábitos, mas não ser prazeroso o ato de correr. Para isso, saiba se nas suas condições essa atividade é a saída.

Independente dos horários para realizar a atividade, foque na qualidade de vida e na prática, então escolha o melhor horário de acordo com a sua disponibilidade e vontade. Só assim o rendimento e performance na corrida irá surgir.

E você, qual horário gosta de praticar corrida? Me diga aqui nos comentários!

2 Comentários
  1. Avatar
    Daniel Sodré de Lima 5 mesesatrás

    Posso correr 5:00 Horas da manhã

  2. Avatar
    ADAILTON FONSECA 1 anoatrás

    PARABENS PELA MATERIA, MIM AJUDOU E MUITO

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