Práticas esportivas

A intensidade do seu treino está de acordo com seus objetivos?

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Você já parou pra pensar se está treinando de forma correta? Além da constância, de uma rotina de hábitos saudáveis e de encontrar o treino que mais se adequa ao seu estilo de vida, existe outra variável que impacta diretamente nos seus resultados: saber qual a intensidade do exercício físico ideal para os seus objetivos e também para o seu corpo.

O educador físico e personal trainer Ricardo Fernandes explica que a intensidade do treinamento é um dos pilares para um bom resultado. E isso não significa que quanto mais intenso melhor, mas sim que a variação estratégica da intensidade é o caminho correto a se seguir. Sendo assim, a intensidade ideal é aquela que está adequada para cada indivíduo e pode ser mensurada de diversas maneiras. “Na musculação temos a sobrecarga, que seria o “peso”. O tempo de recuperação entre as séries. O volume da sessão de treino… Já na corrida podemos utilizar inúmeros parâmetros para controlar a intensidade do treino, como frequência cardíaca e percepção de esforço”, conta.

Qual a intensidade de exercício físico ideal?

A intensidade do treino é um ponto importante para promover melhorias e aumentar a resistência, além de prevenir futuras lesões e evitar o excesso. Para aqueles que desejam aumentar a massa muscular ou melhorar sua condição física, é preciso encontrar um equilíbrio no nível de treinamento, onde a interdependência do volume e a intensidade sejam respeitadas.

Nesse ponto, o treinador explica que não há uma intensidade padrão, que atenda a todos, pois para calculá-la é preciso analisar individualmente cada atleta e os sinais que o corpo apresenta no decorrer das atividades. “Brinco que nosso corpo é um termômetro, ele sempre nos dá sinais de quando algo está errado ou está bem. Quando a intensidade está alta demais é natural que não consiga completar determinado exercício ou treino. Já quando a intensidade está abaixo, o exercício ou treino será completado com facilidade.”, explica.

Para entender qual a intensidade de exercício físico ideal, portanto, é imprescindível o acompanhamento profissional até mesmo para direcionar o atleta a ouvir esses sinais. “Um indivíduo bem treinado saberá qual a intensidade ideal para a execução de um determinado exercício.”, complementa Ricardo, que reforça o papel do educador físico para fazer com que seu aluno tenha conhecimento do próprio corpo e com isso possa obter a intensidade correta para seu treino.

Por que devo procurar a intensidade correta em meus treinos?

Muito já se sabe sobre a importância da prática de exercícios físicos não apenas para o corpo, mas também para a mente. Para adquirir todos esses benefícios e ainda potencializá-los é preciso acertar a intensidade do treino. “Praticar na intensidade correta tem efeito sobre o metabolismo deixando-o mais rápido e com isso proporciona um cenário para a maior queima de gordura. Os treinos intensos têm uma duração mais curta, com isso temos uma otimização do tempo da sessão de treino. Outro benefício inquestionável é a melhora no condicionamento físico em geral.”, incentiva o profissional.

Em contraponto, não conseguir encontrar o ritmo ideal de atividade pode ser prejudicial ao atleta, posto que é por meio do treinamento correto que o alcance de metas e da alta performance são trabalhados e conquistados. Além disso, o atleta pode não atingir o objetivo que a atividade ou modalidade poderia proporcionar e ainda correr o risco de se lesionar caso a intensidade esteja alta demais.

É hora de mudar a intensidade do meu treino?

Todo processo de treinamento acontece dentro de uma periodização. É com base nela que o profissional planeja os períodos indicados de treino sendo mais e menos intensos. De acordo com a evolução do atleta e observando sua progressão ou dificuldade, essa periodização pode ser ajustada de acordo com a resposta que o corpo apresenta durante esse processo.

Ricardo reafirma ainda mais a importância de um treinador ao lado nesse processo, pois vem dele o papel de perceber quando algo não está dando certo e, assim, ajustar a intensidade para que o atleta possa ter uma melhora no desempenho. O treinador também reforça que para garantir a intensidade ideal para o seu momento é necessário aprender o limite do seu organismo. “Minha dica é: conheça seu corpo e o respeite, assim você conseguirá extrair o máximo sem ter risco.”, finaliza.

Conheça o profissional

Treinador RicardoRicardo Fernandes tem 36 anos e é natural de Tubarão, Santa Catarina. Bacharel e Licenciado em Educação Física, é especializado em Treinamento Desportivo e em Corrida de Rua. Tem também sua Assessoria de Corrida de Rua, a Family Runners Assessoria Esportiva e atua como Personal Trainer. Em sua rotina, é muito ativo e se encontrou na corrida de rua, sua maior paixão e melhor vício.

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