Práticas esportivas

Conheça a importância e os impactos de praticar atividade física!

single image

Exercício físico é uma ferramenta para agregar inúmeros benefícios na sua rotina, desde disposição até maiores respostas do corpo para o dia a dia. Contudo, alguns ainda não sabem qual a importância de praticar atividade física, vez que, segundo o Ministério da Saúde, mais de 55% da população brasileira encontra-se com excesso de peso, tendo como uma das possíveis causas o sedentarismo.

Para reverter a situação é necessário pensar em mecanismos que auxiliem a rotina de todos, agregando bem-estar e entregando qualidade de vida, sendo esses alguns dos objetivos dos exercícios físicos. Para isso acontecer é necessário alguns cuidados e atitudes, como a prática mínima de 150 minutos semanais apontados pela OMS para não deixar o corpo parado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então fique aqui para saber qual a importância de praticar atividade física!

Qual a importância da atividade física?

Não é necessário afirmar que a prática de atividades físicas traz benefícios para o corpo e para a mente. De forma geral, o corpo tem mais disposição, a qualidade de vida melhora, além da saúde ter impactos, como a redução de doenças cardiovasculares.

Sendo assim, a atividade física é muito importante para que todos consigam viver em harmonia consigo mesmo. Além de não prejudicar o corpo e o manter ativo, ela também auxilia na queda do estresse e no equilíbrio da saúde mental.

Entre outros impactos, com o esporte temos:

Ajuda a não desenvolver doenças

Sendo mentais ou físicas, a atividade física regula o corpo, além de ajudar a liberar neurotransmissores no organismo que são responsáveis pela melhora do humor, da nossa qualidade do sono e até das nossas percepções com os outros.

Na redução de doenças mentais a atividade física pode prevenir:

  • Ansiedade
  • Hiperatividade
  • Depressão.

Já nas doenças do organismo o esporte pode evitar:

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC)
  • Diabetes
  • Osteoporose
  • Hipertensão Arterial.

Auxilia na imunidade

As atividades físicas são potencializadoras para a imunidade, já que a prática ajuda a regular o organismo e a aumentar a produção de anticorpos, que são responsáveis pela defesa do nosso corpo. Assim, os exercícios vão ajudar a regular o corpo, sendo um dos responsáveis pela nossa saúde e não só pelo nosso bem-estar.

Evita o sedentarismo!

O exercício físico vai tirar todos da inércia, logo, um dos impactos é a retirada ou o desvio de alguém do quadro de sedentarismo, uma vez que o praticante não estará com o corpo parado. Além de gastar as calorias necessárias no dia a dia, o corpo vai ter mais resposta, como disposição e energia diária.

Além disso, ao sair do sedentarismo ou evitar esse quadro, quem está praticando a atividade física estará cumprindo o recomendado de 150 minutos semanais de exercícios recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Sendo assim, fica clara qual a importância da atividade física, correto?

Melhora o sono

Além do sono regulado ser uma necessidade do corpo, ao praticar atividade física você estará mais propenso a dormir cedo e ter o sono regulado, já que seu corpo vai ter aproveitado muito bem o dia e estará cansado mais cedo. Com isso, você irá evitar:

  • Insônia
  • Pouca produtividade no próximo dia
  • Cansaço, tanto físico, como mental.

Agora, além da disposição que as 8 horas mínimas de sono proporciona, também será possível:

  • Ter equilíbrio geral do organismo
  • Mais disposição para o seu cotidiano
  • Fortalecer a memória.

Para além das atividades

Em poucos minutos deu pra perceber qual a importância de praticar atividade física na sua vida, contudo, outras técnicas podem ser feitas para auxiliar o seu bem-estar, como uma alimentação saudável, um tempo dedicado para seus hobbies e passar mais tempo com os familiares.

O exercício vai abrir algumas portas para o autoconhecimento, então não leve a prática como uma obrigação que não será prazerosa para você. Invista em algo que possa ser bom para a sua realidade, seja uma academia ou corrida. O foco é não ficar parado.

E você, já está fazendo atividade física? Deixa aqui nos comentários qual é o seu esporte ou modalidade!

Referências

Brasileiros atingem maior índice de obesidade nos últimos treze anos

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados