Práticas esportivas

Primavera: Se adapte às mudanças do clima e melhore seus resultados

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Hoje, 22 de setembro começa oficialmente a estação das flores.

Além das nossas cidades ficarem mais coloridas, a chegada da primavera marca o início do aumento das temperaturas climáticas. Com isso, nosso corpo acaba se adaptando à mudança, e no caso de quem pratica esporte, isso pode ser um aliado para melhorar os resultados.

Benefícios da chegada da primavera

Com a chegada da primavera ocorre um aumento significativo na produção de vitamina D. Ela é produzida a partir da exposição a luz do sol e seu benefício está diretamente relacionado ao aumento dos níveis de testosterona no corpo. Além da testosterona, a endorfina e a serotonina, hormônios que estimulam a sensação de prazer na realização de atividades físicas também são produzidas em maior quantidade. É por isso que os dias ensolarados deixam as pessoas mais dispostas e ativas. Aproveite essa vantagem da estação para potencializar os seus treinos e de seus atletas.

Mas é importante nunca cometer excessos. Exposições a luz do sol de forma equivocada ou excessiva podem produzir envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. Esteja sempre acompanhado do seu bom e velho amigo: o protetor solar.

Outro ponto importante é que no inverno, em decorrência do frio, muitas vezes deixamos de consumir a quantidade correta de líquidos. Com a chegada do sol, o nosso corpo tende a transpirar mais e o nosso organismo acaba enviando alertas para nos hidratarmos, o que facilita a ingestão de líquidos. Porém, é importante ficar atento já que a sede que sentimos pode sinalizar um leve início de desidratação.

O calor também facilita a prática de esportes aquáticos, que são excelentes opções de exercícios cardiovasculares.

Mudanças na alimentação com a chegada da primavera

É comprovado que em altas temperaturas é mais agradável realizar o consumo de saladas frias, já que as sopas e comidas típicas do frio demoram mais para que o corpo faça a digestão. Saladas tropicais e sucos naturais têm absorção mais rápida por parte do organismo.

Uma dica para as assessorias:

Que tal melhorar a experiência dos seus atletas? A estação está cheia de deliciosas opções de frutas que podem ser oferecidas antes, durante ou após os treinos. O abacaxi, o maracujá e o pêssego são frutas que encontramos mais facilmente nessa estação do ano. Vale a pena aproveitar das propriedades desses alimentos.

Abacaxi:

Pode auxiliar quem quer perder peso, já que é diurético e rico em fibras. Além disso é um excelente aliado no alívio de dores pós treino, graças a presença da bromelina, que tem efeitos anti-inflamatórios.

Maracujá:

O maracujá auxilia na prevenção e no combate ao câncer. Mas é um grande aliado dos atletas pois fornece um elevado suporte ao sistema imunológico. Outro benefícios dessa fruta são: melhora da digestão e o aumento da presença de hemoglobinas no sangue.

Pêssego:

O Pêssego pode ser um aliado do nosso sistema cardiovascular, já que contém fibras, vitamina C e potássio. Além disso, o pêssego é uma ótima fonte de cálcio e fósforo, que ajudam a manter  os osso saudáveis.

Cada estação do ano tem o seu charme e não podemos negar que o início da primavera é a oportunidade perfeita para você aproveitar os dias ensolarados de forma mais ativa.

Quer sugerir alguma outra boa prática para a estação? Encaminha para gente pelos comentários!

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