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Preparação para a sua primeira Meia Maratona

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Para ter um bom desempenho durante uma corrida, os atletas precisam de muito preparo físico e um psicológico forte. Pensando nisso, os preparadores físicos dão dicas para os atletas que vão participar de alguma Meia Maratona pelo país ainda este ano.

Antes de iniciar o treinamento, é fundamental que os competidores façam um check up, para calcular suas condições físicas. Precaução nunca é demais! Além disso, é fundamental procurar um profissional adequado para avaliar seu condicionamento físico e planejar a rotina de treinamento que seu corpo aguente, para não ocorrer nenhum tipo de excesso ou de lesão nos treinos.

A parte mental é outra questão fundamental, pois de nada adianta ter um excelente preparo físico se a cabeça do competidor não está focada.  É colocar as ideias em ordem para que a mente esteja serena e tranquila  para o atleta cumprir sua meta.

Os competidores  não devem mudar o comportamento na semana da prova: Os treinos devem ter uma intensidade leve e moderada, nada muito puxado para não gerar nenhum tipo de fadiga muscular ou microlesões. Com pelo menos 72 horas antes da competição, é ideal que o competidor descanse para estar 100%, sem nenhum tipo de dor. Seja ela muscular, articular ou de outro tipo. E é imprescindível uma boa noite de sono, sem excessos nos dias antes da prova.

Em relação ao vestuário, o atleta deve se adaptar ao clima. Use roupas leves e claras, e de preferência as que possuem tecnologia de absorver o suor. Em dias de sol muito forte, use boné e protetor solar. Quanto ao uso dos tênis, é essencial que não se use calçado recém comprado.

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