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Pós treino, quais as recomendações atuais?

Pós treino, quais as recomendações atuais?
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whey-proteinMuita gente por ai reclama das “invencionices” que um pessoal faz sobre treinos, movimentos e biomecânica (o IG do @drpaulogentil é cheio dos “inventores”!!). Pois é, vocês não estão só: tem agora um pessoal fazendo invencionice sobre o que ingerir antes e após os treinos.

Vamos lá, a Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte sobre Modificações Dietéticas diz o seguinte: “Ingestão protéica, APÓS o exercício físico de hipertrofia, favorece o aumento de massa muscular, quando combinado com a ingestão de carboidratos, reduzindo a degradação protéica. Este consumo deve estar de acordo com a ingestão protéica e calórica total. O aumento da massa muscular ocorre como conseqüência do treinamento, assim como a demanda protéica, não sendo o inverso verdadeiro”.

Ou seja, a suplementação de Whey Protein deve ser feita APÓS O TREINO não fazendo sentido fazer essa suplementação antes do treino, nem mesmo sob o argumento de que, usando whey antes do treino a proteína estará disponível para utilização pelas células assim que o treino acabar pois devemos levar em conta o tempo necessário para absorção e transporte dessa proteína.

Talvez a dificuldade de algumas pessoas estejam simplesmente em entender o que é PRÉ e o que é PÓS e não em entender as Diretrizes… Ou será que não leram as Diretrizes???
Pode ser que, daqui há alguns anos, as evidencias cientificas provem que estamos errados, mas hoje o embasamento cientifico diz: proteína após os treinos!  O resto é “achologia”!

Dr. Ricardo Borges
Nutrólogo | triatleta