Posted in:

4 clichês sobre avaliação física e seus benefícios que você deveria saber

Realização de avaliação física e seus benefícios
4 clichês sobre avaliação física e seus benefícios que você deveria saber
Este texto te ajudou?

A avaliação física e seus benefícios servem para definir se uma pessoa esta em condições ou não de realizar atividades físicas. Ou seja: se tem aptidão física.

A aptidão ou condição física tem o mesmo significado e nada mais é que a consideração sobre a capacidade e a vitalidade.

Permite as pessoas fazer ou não tarefas diárias habituais, aproveitar o tempo livre ativo e se confrontar com as emergências e imprevistos durante a atividade, mas sem sofrer fadigas excessivas.

Realização de avaliação física usando o adipometro
A avaliação física é super importante para o seu ciclo de treinos.

Uma vez que ajuda a evitar doenças e lesões causadas por essas atividades.

Neste artigo vamos te dar todas as razões para você fazer uma avaliação física antes de qualquer tipo de ciclos de atividade física que você queira executar.

Afinal, saber como anda seu corpo para assim adaptar o tipo de exercício que você vai executar a ele é imprescindível, correto?

Porque eu devo?

Para ter uma boa aptidão física é necessário levar em conta muitos fatores: como a idade, o sexo, a herança familiar (genética) e o estilo de vida de cada pessoas.

Também se leva em conta outros fatores como a capacidade aeróbica, flexibilidade, velocidade, força e as capacidades físicas que são determinantes para definir um bom estado e condição física.

Essas capacidades tem influência no desenvolvimento motor, que por sua vez, influência no rendimento físico e no estado de saúde.

O principal objetivo de uma avaliação física é medir a capacidade física das pessoas mas o fato de fazer uma prova, teste ou avaliação desse tipo não se limita a medir somente a condição física que podemos ter.

A avaliação também é fundamental para que os profissionais possam avaliar e definir os programas de treinos que aquele individuo pode ser submetido.

Uma avaliação física bem feita permite que os treinadores possam conceber o programa, ou seja: saber ate que ponto ele poderá nos levar aos objetivos propostos.

Se será válido, ou se ao contrario, será necessário fazer uma mudança em algum aspecto. Já em relação ao aluno/atleta uma boa avaliação física permite conhecer os meios e técnicas que serão melhores para ele.

A forma física e a possível relação com um grupo determinado de atletas, mas também a condição de saúde, forma física e condição orgânica.

A avaliação física e seus benefícios permitem também identificar as possíveis mudanças que podem acontecer com as pessoas durante uma atividade física e avaliar também o próprio rendimento motor deles.

As vantagens das provas de avaliação física e seus benefícios.

Uma das maiores vantagens é que a avaliação física e seus benefícios podem ser uma grande fonte de motivação.

Ela apresenta as possibilidades que temos de avaliar nosso estado físico, nossa forma física.

Além disso, permite conhecer nossos pontos fracos e também os pontos forte para que possamos comparar nossos resultados com outros de pessoas com biótipo semelhante.

É importante fazer avaliações físicas periódicas  

Ninguém mais duvida e esta amplamente divulgado que praticar atividades físicas traz inúmeros e grandiosos benefícios para a saúde.

Sem duvida, para retirarmos o máximo dos resultados de cada treino é necessário fazer avaliações físicas previas, pois elas garantirão a prescrição do exercício com maior segurança.

Por isso, além da avaliação física inicial é recomentado fazer também as avaliações físicas periódicas.

Elas permitem verificar as possíveis alterações da aptidão física.

Além disso, as avaliações físicas periódicas vão permitir identificar os avanços no treino, permitindo que os treinadores façam alterações para nos aproximar ainda mais de nossos objetivos.

Não esquecer!

Para finalizar deixamos alguns passos que vocês devem seguir na hora de fazer a avaliação física, sem se esquecer da importância de apresentar os resultados ao treinador para que ele monte o ciclo correto de exercício para você.

 

1)     Antes de realizar algum teste de aptidão física é necessário fazer exames médicos (caso eles não estejam inclusos na avaliação).

2)     A avaliação deve sempre ser realizada por um profissional competente e de qualidade.

3)     Não é recomendado exceder as limitações físicas de cada um em uma avaliação física. As avaliações devem ser realizadas em locais preparados para tal, tanto na questão dos profissionais como na presença dos equipamentos necessários.

4)     O aquecimento, além de proporcionar um melhor rendimento nos testes é uma medida de segurança para evitar lesões. Por isso ele também deve ser feito antes dos testes e provas de aptidão física.

 

Agora tenho certeza de que você entendeu a importância de se realizar uma atividade física.

É essencial para a sua saúde e para o treino que você realizará, visto que ele será embasado nos resultados da avaliação física e seus benefícios.

Para você que, depois da avaliação, vai começar  seus exercícios na academia, temos esse artigo sobre como não desistir de fazer musculação na academia. Aproveite e bons treinos!