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Por que utilizar ações de endomarketing?

É muito comum que a gente pense o mercado do marketing envolvendo ações que são direcionadas apenas aos clientes. Mas sem dúvida, no interior das empresas, as diferentes áreas da organização (principalmente a de marketing e RH) também tem a necessidade de “vender” e divulgar suas estratégias, táticas e planos que precisam da participação e apoio de cada peça chave nesse processo. Afinal, uma para funcionar bem deve ser quase que como uma engrenagem.

Estratégias de endomarketing unem conceitos e ações do marketing com as do recursos humanos. Estimulando o ambiente dentro da empresa, tendo como objetivo fortalecer os laços com os colaboradores para conquistar melhores resultados.

Nenhuma empresa, independente do seu tamanho, pode subestimar o poder do compromisso dos seus colaboradores com ela. E é a partir da boa relação entre empresa e funcionários que se pode gerar resultados no processo de atenção e lealdade dos clientes. Por isso que focar no público interno, gerando laços e motivando os trabalhadores a conquistarem melhores resultados é a lógica do endomarketing.

A palavra endomarketing se compor de outras duas palavras. A primeira delas, o prefixo endo, vem do grego e significa dentro e a segunda: Marketing. Então em linhas gerais podemos constatar que endomarketing nada mais é que um marketing feito para dentro, que no contexto das empresas se refere ao marketing pensado e desenvolvido tendo como foco os outros setores internos da empresa.

Por isso podemos entender o endomarketing em uma definição simples como: o conjunto de estratégias e ações de marketing digital, focadas em melhorar as relações e o bem estar interno dos trabalhadores e colaboradores de um empresa, tendo como gim principal afetar nos negócios para gerar uma motivação maior, melhorar a produtividade e com isso, ter também clientes mais satisfeitos.

A ideia desse “marketing interno” é de certa forma considerar os empregados como clientes e a própria empresa como o produto que devemos vender.

Não é novidade para ninguém que o pilar mais importante de uma empresa são seus colaboradores. Por isso é de suma importante que os setores competentes saibam envolver seus empregados inicialmente como clientes, para depois finalizarmos. É bem lógico o raciocínio: se um cliente satisfeito e contente recomenda seu produto ou serviço e volta a consumir novamente, imagine o que isso pode acontecer com um empregado que está satisfeito e motivado: serão clientes internos fidelizados.

O endomarketing.

Endomarketing se refere a fazer marketing no interior da empresa. Isso quer dizer que toda e qualquer iniciativa que se propõe a acontecer e se promover dentro da empresa, entre os empregados e colaboradores, de modo em que todos os esforço estejam alinhados. O endomarketing pode ser utilizado não somente para promover internamente as ações dos setores de comunicação/marketing, mas também programas e ações de outras áreas como os recursos humanos, produção, vendas, financeiros e qualquer outra.

As ações de endomarketing podem ser simples. Por exemplo, o financeiro pode promover internamente um programa de economia, divulgando ações simples para diminuir os gastos de escritório e papelaria. Já o Recurso Humanos (RH) pode utilizar o endomarketing para divulgar iniciativas de princípios e valores para os colaboradores, ou mesmo uma campanha de integração entre o ambiente familiar e a vida no escritório. Outra ação bacana para o RH é desenvolver ações que incentivem a indicação de pessoas que possam ser possíveis novos colaboradores, quando surgir uma nova vaga na empresa. A área de produção pode se utilizar do endomarketing para comunicar a compra de uma nova máquina ou mesmo a incorporação de uma nova tecnologia que melhora a eficiência produtiva nos processos. O setor de atendimento pode comunicar os resultados positivos da área nas últimas pesquisas feita com os clientes. Já o setor de vendas pode utilizar o endomarketing para informar, de forma constante, os cumprimentos de metas de cada período. A gerência da empresa também pode utilizar o endomarketing: promovendo iniciativas de liderança, convidando para que os colaboradores socializem suas ideias criativas que possam ajudar no desenvolvimento da empresa.

Porque investir em endomarketing?

Podemos dizer que o principal benefício do endomarketing é alcançar a coordenação entre os diferentes setores da empresa. Isso permite desenvolvimento e uma correta implementação dos planos e estratégias. São estratégias simples, mas que podem te surpreender, e inclusive diminuir o número que iniciativas excelentes que acabam fracassando por falta de comunicação no interior da empresa.

Benefícios diretos e indiretos do endomarketing:

O endomarketing evita a morte de iniciativas de marketing ou de qualquer outra área da empresa, porque acaba engajando todos os setores.

Promove o alinhamento de toda a empresa em torno de objetivos comuns através de escolhas corretas na execução.

Diminui e minimiza o fracasso de possíveis projetos. Muitas pessoas de outras áreas podem auxiliar a encontrar possíveis problemas de implementação, execução ou mesmo comunicação. Se isso acontecer antes que seja muito tarde, as chances do projeto vingar são maiores. O compartilhamento da informação com diversas áreas auxilia pois os alertas do que pode dar errado vem mais cedo.

Acabar com ruídos de comunicação entre as áreas. A falta de comunicação pode ser a origem de muitos dos problemas da empresa. Saber o que todos estão fazendo e informar sobre nossas atividades e objetivos pode colocar todos no mesmo patamar e ajuda a somar esforços.

O endomarketing ajuda na melhor compreensão das ações de cada área por parte de outros departamentos e o impacto que cada ação terá em cada setor. Isso provoca para que os colaboradores das diferentes áreas se perguntem: o que eu tenho que fazer em cada processo desses?

Endomarketing é trabalhar a partir da contratação, motivação e treinamento dos colaboradores pensando em ter uma atenção com o consumidor mais benéfica. Da mesma forma que a lealdade dos clientes, tendo trabalhadores mais comprometidos é mais fácil alcançar os objetivos da empresa.

Retenção dos talentos: esse é outro benefício do endomarketing. Estratégias de endomarketing podem aumentar a capacidade da empresa tem para fidelizar seus melhores colaboradores. Esse é um desafio de muitas empresas atualmente, principalmente pela competitividade de mercado. Justamente a partir do foco nos trabalhadores, incentivando e criando vínculos que eles podem permanecer em suas posições dentro da empresa. Isso não pode ter sua importância ignorada: todo empreendedor deve saber que a rotação alta de trabalhadores envolve custos que podem ser evitados.

Endomarketing gera maior compromisso da equipe. Primordialmente quando a empresa estiver passando por uma fase de mudanças, se comprometer com os colaboradores pode ser essencial para consolidar as transformações de forma eficiente. A partir das ações de endomarketing é possível apresentar as novidades ao público interno, fazendo com que os trabalhadores compreendam como devem lidar com várias situações partindo da implementação dos novos processos. Esse compromisso criado entre os colaboradores com as causas que sua empresa defende e um dos objetivos das estratégias. Por isso, quando for preciso programar mudanças relacionadas a assuntos como atenção ao consumidor, segurança, ou ética no ambiente de trabalho o endomarketing pode ser um grande aliado.

O endomarketing melhora o clima organizacional na empresa. O endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para melhorar o clima organizacional da empresa, porque ele facilita na relação entre trabalhadores e chefes, além de aproximar os laços entre os colaboradores. Essa é uma grande vantagem, pois o clima organizacional influencia muito e em diferentes fatores. Dentre eles: motivação e satisfação dos colaboradores. Isso influencia diretamente na qualidade do trabalho e um dos objetivos das ações de endomarketing é melhor a eficiência justamente nesses casos.

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