Práticas esportivas

Por que trocar (ou abandonar) de vez as suas meias de algodão na hora de correr?

single image

Para praticar um esporte é preciso estar sempre atento aos equipamentos que correspondem a ele e que contribuem para melhorar o seu desempenho. O que muitos corredores amadores não sabem é que até a meia utilizada para correr pode comprometer o rendimento. Meia de algodão, por exemplo, é útil no dia a dia, porém, não é a melhor escolha para a prática esportiva. É importante conhecer as opções disponíveis no mercado para não errar na hora e escolher o seu equipamento.

Como escolher as meias corretas?

Atividades físicas podem exigir muito dos nosso pés. Por isso, portar um par de meias com alta tecnologia pode ser o aliado ideal para mantê-los secos, confortáveis e sem bolhas.

Mesmo o termo meia tecnológica podendo parecer um pouco engraçado, não podemos negar que elas são superiores às antigas meias de algodão.

Escolher a meia correta é uma tarefa que inclui perceber a prática esportiva, as condições climáticas e o tempo de exercícios. Mas o mais importante mesmo é perceber qual material é mais adequado para cada situação.

Entendendo o material da sua meia

Como cada um de nossos pés está coberto por mais de 200 mil glândulas sudoríparas essa parte do corpo é um dos lugares mais propensos ao suor.

Meias com tecidos de alto rendimento ajudam a absorver e também a dispensar toda essa umidade.

Entenda os tipos mais comuns de tecidos utilizados nas meias para esportistas.

Lã Merino

Esse material veio para substituir de vez as meias de lã tradicionais e ásperas que estávamos acostumados. Esse produto apresenta fibras que são finas e não causam irritação. A maior vantagem é que esse material é termostático (ou seja: regula a temperatura dos pés). Usando meias de lã Merino você terá conforto e controle das temperaturas. Além disso esse tipo de lá chega a absorver 25% mais água que outros materiais, mantendo os pés secos por mais tempo.

Pontos positivos: Mantém os pés confortáveis tanto no calor, como no frio. Além disso, absorve e elimina a humidade e não pinica como os outros tipos de lã.

Pontos negativos: esse tipo de meia demora um pouco a mais para secar que outros materiais, como os sintéticos.

Seda

Esse tipo de material funciona como um isolante natural. A seda é muito utilizada em meias do tipo liner, eliminando a umidade e trazendo uma textura suave para o contato dos pés.

Pontos Positivos: Controla a umidade e é confortável para nosso pés.

Pontos negativos: a Seda é menos durável que outros tipos de tecido.

Algodão

Por mais que seja o tipo mais comum de meia existente no mercado esse não é o material mais indicado para a prática de esporte. As meias de algodão absorvem todo o suor e isso as deixa saturadas rapidamente pela humidade. O que agrava o problema é que elas também demoram para secar, o que torna a medida perfeita para o aparecimento de bolhas.

Pontos Positivos: fácil de encontrar e com baixíssimo custo.

Pontos negativos: não é recomendada para usos esportivos.

Sintéticas

Nesse tipo de tecido são combinados vários materiais em diferentes áreas das meias. Isso provoca uma maior comodidade e um melhor ajuste aos pés. Nylon, Lycra e Spandex são exemplos deles e ajudam as meias a seguir com a forma original, criando um ajuste perfeito para os pés. Já o Poliester é composto de fibras que são utilizadas pois absorvem a humidade e mantém os pés secos.

Pontos positivos: Duráveis, secagem rápida e controle de umidade. Também proporcionam amortecimento.

Pontos negativos: podem ser menos confortáveis em condições de clima quente.

Meias realmente podem melhorar o rendimento?

Muitas marcas de roupa esportivas estão lançando no mercado modelos de meias de alta tecnologia. Elas prometem que o atleta tenha maior rendimento e menor risco de problemas musculares.

O olhar atento as meias é recente e ainda não existem estudos que comprovem sua eficácia. Porém, como podemos perceber nesse texto, a escolha de meias tecnológicas e a fuga das meias de algodão trazem sim melhores condições para a prática da corrida.

Além de estimular a circulação, graças aos materiais elásticos combinados a fibras sintéticas as “novas meias” trazem mais conforto para a prática esportiva.

Porém essas meias não são tão novas assim, alguns tipo de meias compressivas já eram utilizadas para finalidades médicas. Agora o seu uso também é aplicando no rendimento esportivo.

Escolher seus pares de meia, portanto, vai muito além da questão estética.

Você tem alguma dica de como escolher as melhores meias para corrida? Conta para a gente nos comentários.

 

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados