Para treinadores

Entenda como criar planos mais atrativos para os seus atletas e vender mais treinamentos

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Os principais produtos de qualquer assessoria esportiva são os seus planos de treinamento. Por isso, saber como criar planos mais atrativos para os atletas é fundamental para que a estratégia de vendas desse negócio dê certo. 

Ter uma loja de planos que chame atenção dos atletas é uma ótima maneira de fidelizar aqueles que já conhecem seu trabalho e uma excelente oportunidade para atrair novos clientes. Para te ajudar nessa empreitada coloquei neste artigo algumas dicas básicas para que você crie planos incríveis. Confira!

Conheça o seu nicho de mercado

Saber para quem você vende, ou quer vender, é um dos pontos mais importantes na hora de criar planos para a sua assessoria. Só depois de definir e entender para qual nicho você irá oferecer os seus serviços, é que será possível começar a criar novas possibilidades e opções de treinamentos. 

Por isso, vou começar te explicando o que é um nicho de mercado, como você pode definir o seu e como estudá-lo melhor: 

O que é um nicho de mercado?

Um nicho de mercado é a parcela pouco atendida de um grande segmento. Já o segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses e dores semelhantes. Ou seja, um segmento é um recorte amplo de um mercado consumidor já conhecido, enquanto o nicho é sempre um grupo ainda pouco explorado. 

Só para ficar ainda mais claro, um bom exemplo de segmento e de nicho é:

  • Segmento de mercado: atletas de corrida de rua.
  • Nicho de mercado: atletas de corrida de rua que só consomem alimentos veganos.

É claro que esse é um exemplo muito específico, mas não duvide que seja um nicho de potenciais clientes com dores específicas e à procura de grupos onde eles possam sentir que a sua causa é respeitada e abraçada. 

Por que ter um nicho é importante?

O principal argumento para a importância dos nichos de mercado é a facilidade com que uma marca consegue se destacar e tornar-se referência para esse grupo de pessoas. A especialização torna a comunicação mais assertiva e focada naquele público que já quer resolver um problema específico, e que, consequentemente, terá mais chances de comprar um dos seus planos. 

Como descobrir o meu nicho?

Para descobrir qual é o seu nicho de mercado, você precisará se fazer algumas perguntas e respondê-las com muito cuidado e reflexão:

  1. Em qual segmento do mercado esportivo eu quero atuar?
  2. Por que eu quero trabalhar nesse mercado?
  3. Existe algum problema ou alguma dor desse mercado que ainda não foi solucionada?
  4. Existe um grupo de pessoas realmente afetado e incomodado com esse problema?
  5. Quais são os principais interesses das pessoas que sofrem com esse problema?
  6. Quais conhecimentos eu tenho para ajudar a solucionar as dores desse mercado?
  7. Quais são as demandas atuais desse nicho de mercado?
  8. Quais assessorias ou treinadores já oferecem serviços para esses nichos?
  9. Qual diferencial pretendo oferecer em relação a eles?
  10.  Alguém pagaria por essa solução?

Conseguiu responder todas essas perguntas e obter um cenário favorável? Então você provavelmente encontrou o seu nicho de mercado!

Se isso ainda não tiver acontecido, não desanime! Tente tirar um tempo para pesquisar um pouco mais, conversar com os atletas que você já tem e entender quais são as dores deles, fique de olho nas dúvidas que as pessoas têm sobre o seu trabalho. Tudo isso pode gerar excelentes insights para você. 

Crie planos atrativos para o seu nicho

Agora que você já sabe quem é o público para o qual você irá criar e oferecer os seus planos, está na hora de pensar em como deixá-los mais atrativos e relevantes para esse grupo de atletas. Para isso, separei algumas sugestões que podem te ajudar:

Pense em títulos atraentes

Os nomes dos planos são fundamentais para chamar a atenção do atleta. Por isso, os nomes devem ser: 

  • Curtos: quanto mais rápido for para o atleta ler a informação, mais chances ele tem de ler aquilo até o final e entender o que foi escrito. Se o título estiver muito longo ou complicado ele pode ficar com preguiça e ignorar aquela informação. 
  • Autoexplicativos: a pessoa precisa entender o que o plano oferece assim que ler o título. Essa é a melhor maneira de chamar a atenção do atleta para que ele procure mais informações. 
  • Padronizados: é importante que todos os títulos dos seus planos tenham algum tipo de padronização única. Isso ajuda a criar uma “personalidade” na sua loja, tornando-a agradável aos olhos dos atletas e fazendo com que eles não se importem de passar um tempo por ali. 

Precifique corretamente

A precificação dos planos da sua assessoria esportiva precisa estar condizente com o seu mercado e com os serviços que você presta. Não adianta oferecer preços “altos” se o seu serviço não possui um bom valor agregado, assim como não adianta oferecer os menores preços possíveis se o seu mercado busca algo com um maior diferencial.

Por isso, na hora de fazer a precificação do seu plano, você vai precisar analisar alguns fatores:

  • Quais os seus custos fixos e variáveis?
  • Qual o percentual de lucro você quer ter com esse plano?
  • Quais são os preços oferecidos pelos concorrentes?
  • Quais os diferenciais do seu plano?
  • Quanto os clientes estão dispostos a pagar por esses serviços e diferenciais?

Tenha facilidades no pagamento 

O pagamento costuma ser a parte decisiva de qualquer compra, ele é o momento final entre “fechar um negócio” ou não. Por isso, é tão importante que essa seja uma das partes mais fáceis da compra. 

Uma das melhores maneiras de facilitar esse pagamento é oferecendo boas formas para fazê-lo. Minha sugestão é sempre ter pelo menos a opção de: 

  • Pagamento por boleto bancário: dessa maneira o seu atleta poderá efetuar o pagamento de onde estiver através do código de barras. 
  • Pagamento por cartão de crédito: se possível com a opção de cobrança recorrente, dessa maneira a cobrança é feita todos os meses automaticamente, sem tirar o limite total do cartão do atleta. 

Atualize e melhore os planos

Mesmo depois de criar toda a sua proposta de planos, você perceberá que sempre será possível criar novas possibilidades ou melhorar o que você já oferece. Isso é fundamental para fidelizar os atletas que já estão com você e para atrair públicos que ainda não estavam cativados pelas propostas anteriores. 

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