Para treinadores

Mas afinal, o que é planejamento estratégico para assessorias esportivas?

single image

Quem pensa que cuidar de um negócio esportivo é apenas lidar com diferentes perfis de atletas está bem equivocado. Para gerir um negócio é necessário não apenas organização, mas também definir um meio para atingir os objetivos e não perder nada. Por acaso você já escutou falar sobre planejamento estratégico para assessorias esportivas e sabe como ele impacta o seu negócio?

Ele será um meio para nortear as ações que irá tomar, desde alcance de novos públicos até um modo de reter os atletas da sua base, tudo pautado em diferentes caminhos que irão gerar bons resultados. Quer saber como o planejamento estratégico vai te ajudar? Então continue aqui que irei te explicar um pouco mais!

Mas afinal, o que é planejamento estratégico?

Em um resumo bem simples, o planejamento estratégico é um processo de pegar as ideias, elaborar um processo de execução e conseguir ter sucesso no plano criado. Sabe aquela projeção que você faz do seu negócio, tira ela do papel e, ao longo dos meses, tem o sucesso que esperava? Então, o planejamento estratégico é isso!

Ele ajuda a criar rumos para a atuação da empresa, então ele entende a situação atual, posicionamento no mercado e como seu negócio possui diferenciações das demais empresas com o mesmo público. Ou seja, para a assessoria esportiva, seriam as possibilidades de encantar um atleta e também em como ela se organiza para obter seu sucesso como marca.

A ideia parece simples, mas é preciso ter muito foco, dedicação e estudo para chegar em soluções viáveis e que não gerem problemas ao longo do processo. Basicamente, é conseguir criar uma rota e seguir ela, mas caso apareçam empecilhos no meio do caminho, o negócio deve ter as ferramentas ideais para consertar o problema.

Características do planejamento estratégico

Agora que você já entendeu o conceito, saber as características do planejamento estratégico é algo importante para não pensar que esse processo é apenas uma organização do cotidiano. Ao pensar nessa ferramenta, é ideal compreender que ela engloba 3 pensamentos: o que fazer, por que fazer e como fazer!

Se o planejamento vai dar um rumo para a sua assessoria, em um primeiro momento você deve pensar o que fazer com a sua realidade, pois assim já cria os caminhos possíveis, seja uma nova campanha para chamar novos atletas, um evento ou desafio para gerar conexões na base e assim por diante.

Quando se trata do ‘motivo’, o porquê, são as razões para seguir as ideias que foram pensadas, então a partir da análise, você decide se é viável sair do insight para a ação e nesse ponto você começa a descartar as ideias inválidas e deixar as que são possíveis.

Por fim, ‘como fazer’ já será a ação do planejamento, é o raciocínio criado que parte para a execução. E como é possível definir esses 3 segmentos para ter um bom retorno na sua assessoria esportiva? Logo abaixo você confere como!

Planejamento estratégico para assessorias esportivas

Agora vamos colocar tudo isso na realidade das assessorias esportivas e até de muitos treinadores. Como é possível utilizar o planejamento para esse nicho de mercado? Separe lápis e caderno para anotar as 7 dicas que separei para executar bons serviços no seu negócio!

1. Organize todas as ideias

A mente de um treinador nunca para, seja para organizar a planilha de treinos ou buscar novas oportunidades de estudo, então para não perder nada no caminho, um dos pontos principais ao realizar um planejamento é organizar todas as ideias.

Tire um tempo para pensar nos objetivos, aquilo que já conquistou e como você projeta a sua assessoria, seja para reconhecimento, crescimento e até aumento de caixa. Organizar o que fazer vai ajudar a não perder nenhum detalhe, além de deixar registrado as ideias boas e descartar aquelas que não fazem sentido para o seu negócio.

2. Busque materiais de estudo

Você que está lendo este artigo está buscando dicas e meios possíveis para otimizar o seu negócio, então tenha em mente que não deve parar! Saiba as tendências do mercado, aquilo que está sendo possível para a sua realidade e foque na prática. Você vai encontrar materiais ricos em informação, então aplique o que aprendeu.

Pode parecer simples, mas desde entender estratégias para as redes sociais da sua assessoria, até criar planos mais atrativos, mostra que você está pensando nas possibilidades. Isso é importante, pois ajuda a ter visão de marca e saber o que funciona para o seu público, já que nem tudo que deseja executar vai encaixar com o seu nicho.

E vale ressaltar que o estudo não é só do mercado, mas da sua assessoria também. Caso você atue apenas como treinador, esse ponto fala sobre entender o perfil que trabalha. Estude a organização do seu negócio e o comportamento do público, pois assim você garante os rumos possíveis dentro da sua realidade, podendo em seguida partir para a ação!

3. Crie metas possíveis

Agora, você tem pelo menos um esboço simples do que fazer com o seu negócio, então está na hora de pontuar os objetivos que são viáveis. Esse ponto é muito importante para que tenha pé no chão e que não viaje demais nos desejos.

Você tem um público, um horário de trabalho e muitos afazeres de gestão de negócio, então é necessário ter objetivos viáveis para o planejamento estratégico da sua assessoria esportiva. Entenda as condições que existem e crie metas a curto, médio e longo prazo. Um planejamento visa atingir questões a longo prazo, mas nada impede que você tenha realizações em curto período, dessa forma você terá um gás para continuar a ter foco. Ou seja, crie objetivos possíveis!

4. Analise a concorrência 

Um ponto que muitas assessorias esquecem é olhar o que os colegas de mercado estão fazendo. Por ser um mercado amplo e que precisa diariamente de atualização, muitos estão antenados e adaptando conteúdos, então você não deve ficar de fora.

Saiba o que anda chamando atenção no mercado, nos atletas e como a concorrência está executando novos serviços ou ideias. Isso ajuda no panorama de novas criações, além de algumas vezes nortear algo semelhante para o seu negócio.

Vale ressaltar que a análise ajuda a entender a sua atuação no mercado, então nada de copiar o que a concorrência está fazendo, pois plágio é crime! Seja criativo e tenha atuações que sejam o perfil da sua assessoria.

5. Faça um plano de ação

Agora chegou aquele ponto chato para muitos: organizar e escrever todo o processo feito até então. Você já tem as ideias, os caminhos possíveis, as metas e algum indicador de como a concorrência está atuando no mercado. E o que você deve fazer com todas as informações? Criar um plano de ação!

Essa prática mercadológica ajuda no planejamento estratégico para as assessorias esportivas, pois deixa documentado todos os processos que foram definidos. Seu desejo é aumentar em 100% a sua base em 2 anos? Deixe registrado no plano de ação e faça o devido acompanhamento.

Aqui, outro ponto importante é a análise que o documento vai entregar, então esse registro facilita ações futuras do seu negócio. Mais um fator vai para como registra a atuação da concorrência. Você deve ter ouvido falar da análise SWOT, ou FOFA como conhecemos no Brasil. Ela mostra seu ponto forte e fraco em relação ao mercado, então tenha registrado para ver o que muda ao longo do tempo. O importante é ter o plano de ação completo!

6. Escolha as ferramentas

Já estamos chegando na reta final do planejamento estratégico para assessorias esportivas! Você já tem tudo definido, um documento de acompanhamento, então só faltam as ferramentas. Aqui, novamente é necessário pesquisar para ver o que te agrada.

Deseja otimizar treinos com planilhas eficientes? Busque por aplicativos e empresas que forneçam o necessário para o seu negócio. Quer investir no marketing digital mas não sabe como? Busque por consultorias que irão entregar resultados e assim por diante. Aqui você não deve economizar na hora de investir!

7. Acompanhe os resultados

Por fim, chegou a hora de acompanhar os resultados. Conseguiu alcançar o que esperava? Foi fácil ou difícil o caminho? Algum processo deu errado e você faria diferente? Responder essas perguntas vai ajudar na hora de refazer o planejamento, pois as considerações tornam o processo mais perfeito, além de facilitar nos novos resultados.

Saiba que ter estratégia é relevante para qualquer mercado, e ele requer cuidado, estudo e prática. Não deixe para o último momento e invista hoje na sua assessoria esportiva!

Caso tenha gostado do conteúdo, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para artigos semelhantes!


Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados