Práticas esportivas

O que é pilates, para quem é indicado e quais os seus benefícios?

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Exercícios de baixo impacto são importantes para muitas pessoas, pois além de conseguir cuidar do corpo sem ter preocupações com lesões, é possível ter inúmeros benefícios no dia a dia. É nessa ramificação que o pilates aparece, uma prática excelente que vai auxiliar em muitas questões na sua rotina.

Quer saber um pouco mais sobre a atividade? Então fiquei aqui para descobrir um pouco mais sobre o pilates!

O que é a prática de pilates?

O pilates é considerado um sistema de exercícios para o fortalecimento muscular e alongamento, ou seja, ele permite melhorar a postura, equilíbrio corporal e até a flexibilidade. Criado pelo alemão Joseph Pilates, a prática agrega uma série de outros esportes, como artes marciais e yoga, entregando benefícios como queda do estresse e melhor qualidade de vida.

Para muitos, pilates é uma modalidade para recuperação de lesões, tanto que é do pensamento comum ligar as técnicas aplicadas como um tratamento fisioterapêutico. Mas saiba que é possível ingressar na atividade a qualquer momento.

O pensamento acima pode estar relacionado com o início do pilates, pois era uma técnica utilizada para recuperação após lesão, e um dos fatores para isso é que os exercícios são de baixo impacto. Mas atualmente, qualquer pessoa que deseja trabalhar a consciência corporal, flexibilidade e derivados pode usar o pilates como uma das modalidades!

Fundamentos do pilates

Os exercícios não são feitos de maneira avulsa no pilates e para que tudo seja harmônico, eficaz e com qualidade, existem alguns fundamentos por trás da prática que guiam as aulas para obter melhores resultados. Confira alguns deles logo abaixo:

  1. Concentração: é o elemento principal para chegar no equilíbrio entre mente e corpo.
  2. Controle: nada pode ser feito sem cuidado e o controle garante que o pilates reduza o risco de lesões durante a prática.
  3. Centro: conhecido como ‘casa da força’, o centro é a energia necessária para realizar todo e qualquer movimento.
  4. Fluidez: a prática se adapta ao corpo do praticante, respeitando a dinâmica pessoal e sem ritmo acelerado.

Para além de uma prática, existe todo um conjunto de técnicas e fundamentos para fazer do pilates uma prática completa, segura e eficaz. Se ficou interessado, busque um profissional ou espaço adequado para realizar as atividades.

Quem pode praticar pilates?

O pilates é uma atividade ampla que agrega diversos perfis e idades, então basicamente todos podem ingressar na modalidade sem medo. Se deseja sair do sedentarismo ou apenas regular a saúde do corpo, essa será uma ótima opção.

Isso ocorre, pois ao iniciar no pilates, você irá passar por uma triagem/avaliação para detectar problemas, desvios na colunas ou qualquer adversidade que possa ser cuidada durante as aulas, então o programa de treinamento é exclusivo e de acordo com as limitações do praticante.

Pilates para gestantes

Um destaque necessário é a prática de pilates para gestantes. Muitas mulheres no período de gestação usam dos exercícios para evitar dores e desconfortos durante o tempo de gravidez, então é muito importante indicar os benefícios, mas também os cuidados.

As mudanças hormonais e a saúde do corpo da mulher alteram quando está esperando um bebê, então a técnica será importante, pois irá diminuir dores na coluna, vai ajudar na estabilização lombar e da coluna, além de fortalecer o assoalho pélvico, região importante para o parto.

Contudo, tenha o acompanhamento profissional e tome as devidas precauções, pois alguns exercícios, principalmente os avançados, são proibidos por causa das posições, o que pode em algum grau causar certas complicações, como desconforto ou dores. Sendo assim, se está no período de gestação, mas deseja continuar na ativa, siga todas as precauções possíveis para não perder o bem-estar.

Quais os benefícios do pilates?

Por ter uma grande variação, o pilates vai entregar uma lista gigante de benefícios, então além de cada aula ser única e de acordo com o seu ânimo, por exemplo, sempre terá um novo impacto no seu corpo ou na rotina. Os benefícios mais frequentes são:

  • Melhora da postura.
  • Prevenção contra lesões.
  • Auxilia no equilíbrio do corpo e da mente.
  • Alonga a musculatura do corpo.
  • Pode ajudar na tonificação muscular.
  • Reduz o estresse.
  • Alivia tensões do dia a dia.
  • Melhora a postura.
  • Complementa o treino esportivo.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Promove bem-estar.
  • Ajuda na qualidade de vida.
  • Aumenta a autoestima.
  • Otimiza a resistência física e mental.
  • E muito mais!

Percebeu como a lista é enorme? Cada benefício pode ser ingressado na rotina com a constância na prática. Se chamou atenção o modo que o pilates trabalha mente e corpo, invista na técnica que os resultados serão incríveis.

Afinal, pilates ajuda a emagrecer?

Por fim, um debate muito importante que está dentro da prática é se o pilates realmente emagrece. É necessário pensar que, como qualquer atividade física, a modalidade terá um gasto energético, então ele pode contribuir para a perda de peso, mas não é a melhor opção para esse objetivo.

O pilates será uma série de movimentos contínuos para deixar o corpo forte, flexível e ágil, então se deseja chegar nesses objetivos, invista, mas caso perder peso seja totalmente o seu foco, busque por treinos de força e aeróbicos como corrida de rua.

Espero que tenha gostado do conteúdo!

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