Práticas esportivas

10 benefícios da caminhada no seu dia a dia!

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Andar é uma prática do dia a dia de muitas pessoas, seja para chegar ao serviço, aliviar o estresse da rotina ou apenas por hobbie. Porém, você sabe que existem inúmeros benefícios da caminhada que impactam o seu corpo ao realizar essa atividade?

Desde melhorar a imunidade até relaxar com a paisagem da natureza, caminhar é um hábito saudável, porém, seus benefícios não são tão divulgados por aí. Ou seja, se você é uma pessoa apaixonada pela caminhada e deseja conhecer um pouco mais dos impactos na sua vida, é só ficar aqui que irei te falar um pouco mais sobre!

10 benefícios da caminhada

infográfico com os 10 benefícios da caminhada

1. Combate à osteoporose

Segundo a IOF (Federação Internacional de Osteoporose), aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose, ou seja, é um número alarmante e que pode ser reduzido com a caminhada!

Por ter impacto direto do pé no chão, a caminhada pode ajudar no fortalecimento da região, logo, além de ser uma prática ativa que auxilia na queda do sedentarismo, ela é uma ótima opção para quem deseja combater a osteoporose.

Vale lembrar que, para tornar a caminhada mais eficaz, não deixe de utilizar roupas confortáveis, um par de tênis ideal e ter uma alimentação equilibrada para ter todos os nutrientes necessários no organismo.

2. Melhora a autoestima 

Mudanças estéticas sempre serão um desejo frequente na vida das pessoas ao começar uma prática de esportes ou atividades físicas como um todo, e a caminhada também vai ajudar nesse aspecto visual.

Para aqueles que estão buscando mudanças na aparência, caminhar vai entregar esses resultados, ou seja, sua autoestima vai melhorar, além do humor ficar mais estabilizado e você terá qualidade de vida, então não deixe essa prática de lado!

3. Fortalece o pulmão 

Um benefício maravilhoso que ajuda aqueles que têm problemas respiratórios é o fortalecimento do pulmão. Caminhar pode ajudar a dilatar os brônquios, ou seja, ajuda a prevenir inflamações como bronquite. 

Outro fator é: pela prática ter um foco constante na respiração, para não ficar cansado ou ofegante, as trocas gasosas vão se fortalecendo, ou seja, o pulmão diminui a incidência de catarro, por exemplo.

4. Melhora a circulação sanguínea 

Por ser uma atividade física, a caminhada vai ajudar no aumento do fluxo do sangue, ou seja, os vasos sanguíneos irão se expandir, o que auxilia a diminuir a pressão. Para além, ao caminhar, as válvulas do coração irão trabalhar mais, logo, a oxigenação do corpo e a circulação irão melhorar!

Vale ressaltar que a caminhada também ajuda a prevenir doenças do coração!

5. Aumenta a disposição 

Caminhar é um remédio natural milagroso que ajuda a diminuir a sonolência, aumentar a disposição, além de ser a responsável por dar estímulo para o seu dia, ou seja, se deseja ficar com a rotina ativa, está na hora de investir nessa modalidade!

Isso vai acontecer pois algumas substâncias irão estar no seu organismo, como a adrenalina, responsável pela sensação de alerta, mas também pelo aumento da imunidade.

6. Combate à depressão 

A caminhada também é uma atividade responsável por liberar hormônios durante a prática, e um muito conhecido é a endorfina, responsável por sensações de motivações, relaxamento, alegria e bem-estar.

Ou seja, caminhar é uma opção ideal para quem deseja evitar problemas psicológicos como a depressão, além de ser uma forte aliada para aqueles que já tiveram (ou têm) a doença. 

Exercite o corpo e a mente!

7. Bom para os diabéticos 

A caminhada terá grandes benefícios na vida de quem possui diabetes, vez que caminhar vai estimular uma maior produção de insulina, substância que tem como papel absorver a glicose pelas células do corpo. Isso vai acontecer pois, durante a prática, as atividades do fígado e do pâncreas são estimuladas durante o exercício por causa da maior circulação sanguínea no organismo.

8. Melhora a saúde mental 

Em rotinas agitadas, qualquer exercício que consiga desviar a mente dos acontecimentos diários é um grande amigo, então, caso deseje melhorar a sua saúde mental, ter um escape do dia a dia e ainda conseguir ficar tranquilo e ter contato com a natureza, a caminhada é a opção ideal

Para além, essa atividade pode virar um hobbie, então, você pode fazer escutando música ou chamar colegas e familiares para percorrer o trajeto contigo. Desse modo, você garante bem-estar e paz mental!

9. Repõe vitamina D 

Normalmente, a caminhada é feita na parte da manhã ou à tarde por grande parte das pessoas, desse modo, quem tem falta de vitamina D no organismo pode repor a dose diária ao andar nos horários vespertinos. 

10. Ajuda a emagrecer 

Por fim, o benefício que praticamente todos desejam saber sobre a caminha é a redução de peso, então, se você deseja emagrecer, saiba que essa atividade irá te ajudar nesse objetivo!

Isso acontece pois, como a movimentação constante do corpo por algum tempo, ele vai começar a gastar as calorias, pois você está ativo e não em repouso. Para além, dependendo da distância, é possível gastar muita energia, ter bons resultados e ainda acelerar o metabolismo!

Aqui estão 10 benefícios da caminhada, mas a lista não para por aí! Existem mais impactos no dia a dia, e você pode dar uma conferida aqui embaixo:

  • Fortalece a memória.
  • Aumenta a energia e disposição.
  • Melhora a qualidade de vida.
  • Ajuda a regular o sono.
  • E por assim adiante.

Ou seja, se você já é um adepto da caminhada, não esqueça de fazer essa atividade com frequência. E caso ainda não tenha esse hábito, está na hora de começar, pois os benefícios são inúmeros para você!

Espero que tenham gostado do conteúdo!

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