Práticas esportivas

O que são assessorias esportivas e quais os impactos de uma na vida do atleta?

single image

Treinadores, técnicos e especialistas da área da saúde conseguem formar um grande time de profissionais que estão crescendo a sua atuação para o mercado esportivo. Ao ter um nicho de segmento voltado para o atleta, as especificações do trabalho ficam mais firmes, então novas ramificações aparecem, como o nutricionista esportivo. O esporte, além de abrir portas para demais profissionais, vem como uma oportunidade para educadores físicos, que é o caso das assessorias esportivas.

Com o crescimento exponencial dessas assessorias nos últimos tempos, nos dias de hoje não é necessário viver de cópias de treinos da internet, mas sim ter um acompanhamento que tenha um bom custo-benefício para todos os esportes. A assessoria entra como uma solução para aqueles que desejam ter um acompanhamento técnico por um profissional.

Dessa forma nascem as assessorias esportivas! Por acaso você conhece e sabe como atuam? Então continue conosco para saber mais.

O que são assessorias esportivas?

Considerando cada palavra, uma assessoria serve de acompanhamento para ‘assessorar’ alguém e suprir as suas necessidades, mediante a sua demanda. Inserindo no âmbito esportivo, uma assessoria esportiva serve de acompanhamento para o atleta suprir as suas carências durante as atividades físicas.

Sendo assim, ter um treino personalizado, acompanhamento individual e objetivos definidos de acordo com a sua necessidade e capacidade são alguns pontos que são observados ao ter essa ferramenta na rotina esportiva. 

Fora isso, uma assessoria esportiva garante que o atleta não sofra lesões, já que há um profissional acompanhado a sua evolução e saberá se o exercício está sendo feito de forma correta. Desse modo, outras inseguranças ou problemas são evitados, como:

  • Acidentes por má execução de exercícios.
  • Lesões no corpo.
  • Sobrecarga.

E não pense que ela servirá apenas para evitar erros, benefícios também se farão presentes, como, por exemplo:

  • Desenvolvimento de acordo com o seu perfil.
  • Motivação para os treinos.
  • Networking no meio esportivo.

Ficou claro o que é uma assessoria esportiva e quais as suas funções? Vale ressaltar que é de pensamento genérico associar assessoria como uma ferramenta apenas para a prática de corrida de rua, ela abarca muitos outros esportes.

Diferenças entre assessoria esportiva e personal trainer

Outro fator importante a ser mencionado é que uma assessoria não é a mesma coisa que um personal trainer, mesmo parecendo semelhante. A começar pelo acompanhamento, mesmo que a assessoria seja específica e tenha treinos individualizados, o personal é um acompanhamento mais direto e personalizado, pois ele estará presente em 100% dos treinos.

É bom citar que a assessoria, além do treinador, poderá ter um espaço físico para os treinos, outros acompanhamentos em equipe, como cardiologista e nutricionista e demais benefícios. Outro fator é o preço e a forma de cobrança, pois as assessorias, pelo volume de colaboradores, têm um princípio de mensalidade, por exemplo, o que é diferente de um personal, onde a cobrança é feita por aula.

Quais são os tipos de assessorias?

Como dito, nem sempre uma assessoria esportiva será focada na corrida de rua, pois existem inúmeros esportes e em todos é bom ter um acompanhamento para não executar exercícios e técnicas de forma individual e sem o devido conhecimento.

Sendo assim, independente do esporte ou modalidade que for praticar, é muito possível que encontre uma assessoria para te auxiliar. Dentro das mais comuns temos:

1. Assessoria de corrida de rua 

Focada em treinos de corrida para os atletas que desejam qualidade de vida e bem-estar através desse esporte e também para aqueles que desejam enfrentar uma maratona ou outro desafio na modalidade.

2. Assessoria de ciclismo 

Para a prática com a utilização de bicicleta, é voltada para treinar o corpo para os desafios da modalidade, como o mountain bike. 

3. Assessoria de natação 

Voltada para a prática em piscina, focando nas variadas técnicas da modalidade, podendo ser contratada tanto para aprender a nadar como para aprimorar as habilidades e tentar algum desafio.

4. Assessoria de triathlon 

Com foco no evento atlético que é composto por 3 modalidades: natação, ciclismo e corrida. Aqui a técnica é apurada e mescla os 3 esportes com a intenção de levar o atleta ao máximo e cumprir o desafio da modalidade.

5. Assessorias esportivas on-line

Existem também as assessorias esportivas on-line que ofertam serviços não presenciais. Contudo, elas não diferem em resultados em relação à presencial, pois, em termos gerais, o que irá mudar é a forma das conversas, que serão por videochamada.

Elas podem apresentar um benefício de custo reduzido já que não atuam com o acompanhamento presencial e não cobram a locomoção ou aluguel de espaço, o que acaba sendo mais acessível para alguns.

Para além, por ter mais dedicação com o tempo, já que os treinadores estarão em casa prescrevendo os treinos, esse estilo terá, de forma comum, mais material de apoio e disponibilidade para tirar as dúvidas dos atletas.

Existem também assessorias focadas apenas em qualidade de vida e bem-estar e outras em performance e aprimoramento contínuo. A escolha será feita de acordo com o seu estilo, então não há desculpas para não buscar uma assessoria.

Quais os benefícios das assessorias?

Existem inúmeros benefícios de um acompanhamento de uma assessoria esportiva. Listamos aqui 7 motivos para buscar uma agora mesmo:

1. Motivação

Ter acompanhamento de uma assessoria vai garantir motivação nos treinos. Diferente de uma academia, por exemplo, ao realizar os treinos com um acompanhamento para a sua modalidade, fica mais fácil visualizar seus objetivos e resultados, além da motivação que o treinador te passa com as suas técnicas e versatilidade.

2. Treino personalizado

O treinador da assessoria irá conhecer a sua história, o seu perfil e condições físicas para praticar esporte, sendo assim, o treino é adequado ao seu biotipo, sua necessidade e disponibilidade de tempo, não perdendo rendimento e garantindo a evolução correta de acordo com a sua dedicação.

3. Acompanhamento individual

O atleta vai poder saber seu rendimento em detalhes, além de não se preocupar com treinos genéricos. Por ter um acompanhamento da assessoria, não será uma preocupação do praticante se ele está sendo acompanhado, pois o objetivo da assessoria é suprir de forma profissional as carências de quem a contrata.

4. Equipe diversa

Como abordado, ter uma assessoria implica em um maior acompanhamento, seja de um nutricionista ou de um cardio. Isso ocorre porque muitos treinadores escolhem essas parcerias, pois é mais benéfico investir em algum profissional que confie, aumentando também a sua rede de networking.

5. Técnica apurada

Além do atleta se desenvolver com qualidade, o treinador tem técnica apurada, o que garante melhores respostas ao treino, tendo como benefício a técnica mais trabalhada também com o praticante. Esse benefício evita lesões, por exemplo, além de aumentar o rendimento nos treinos.

6. Evita lesões

O atleta não irá treinar sozinho, logo, o acompanhamento garante a execução correta dos exercícios, não lesionando nenhuma parte do corpo. Além disso, com o costume dos treinos e da técnica, treinar sozinho vira uma realidade, posteriormente podendo treinar à distância.

7. Custo-benefício

Por fim, como último benefício vem o custo-benefício. Quem contrata uma assessoria garante planos atrativos para a sua realidade, além de ser um investimento que vale mais a pena para alguns, diferente de um personal que irá cobrar pela hora do serviço.

Como escolher uma assessoria?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que as assessorias são indicadas para todos os tipos de atletas, desde os iniciantes até os maratonistas e competidores profissionais. 

Também é importante que você saiba que existem muitas diferenças entre as assessorias e os serviços que elas prestam. Por isso, é necessário que você escolha aquela que mais se encaixe no seu perfil. Então, seguem algumas dicas:

1. Fique de olho nos profissionais!

Quando estiver pesquisando, avalie o perfil dos profissionais que fazem parte equipe, ou que são parceiros da assessoria. Lembrando que é indispensável que todos os treinadores possuam o CREF (que é o registro profissional da Educação Física). 

2. Flexibilidade e comodidade

A flexibilidade dos horários e comodidade no acesso aos locais de treinos são fatores que devem ser decisivos na hora de escolher por um serviço desse tipo. Treinar sempre sozinho pode oferecer maiores riscos de lesões por falta de preparo na hora de dosar a carga de exercícios. 

Treinar em grupo e com uma orientação profissional de qualidade faz com que, tanto os atletas mais experientes quanto os amadores, se unam em busca do melhor resultado. Fora que a equipe dá uma mega motivação nos dias de mais cansaço ou preguiça.

3. Modalidades oferecidas

Tenha em mente que uma assessoria esportiva pode trabalhar com uma série de modalidades diferentes ou focar em se especializar em apenas uma modalidade. Nesse caso, é importante que o atleta avalie quais são as suas necessidades e quais benefícios ele precisa. 

As consultorias esportivas podem oferecer orientações para diversos tipos de atividades físicas: caminhada, corrida, ciclismo, triathlon, musculação, fortalecimento, funcional e diversas outras modalidades. 

4. Acompanhamento à distância

Como o tempo das pessoas está cada vez mais corrido, muitas assessorias oferecem a possibilidade de treinar o aluno à distância. Mesmo nesses casos, os atletas são acompanhados individualmente e há sempre um cuidado para que eles tenham suas dúvidas sanadas e evitem lesões. 

Agora é só começar!

Esse foi um conteúdo bem detalhado sobre as assessorias esportivas e como é importante ter o acompanhamento profissional de um treinador durante as suas atividades. Espero que tenha gostado!

Quer receber mais assuntos relevantes do mundo esportivo? Então é só assinar a nossa newsletter!

Posts relacionados