single image

Muitos corredores iniciantes pensam que garimpar treinos e planilhas na internet e fazer pesquisas com o amigo “corredor do fim de semana” são suficientes para fazer um percurso com um bom tempo de aproveitamento. Outros, mais prudentes, procuram saber dos instrutores de academias como deve ser o preparo, a corrida, e o pós.

Os mais sortudos contam com o personal trainer para acompanhar os passos durante os exercícios. Mas sem a atenção devida, muitos atletas acabam se lesionando, perdem a animação e não conseguem chegar nem perto de seus objetivos.

As assessorias esportivas vêm crescendo cada vez mais no país nos últimos anos e os resultados comprovam sua eficiência.

Pensando no significado dessas duas palavras, fica fácil saber como elas trabalham: uma assessoria esportiva procura assessorar e minar todas as carências que um corredor tem, seja em relação a sua saúde ou em relação aos resultados que busca.

Nas assessorias esportivas, o cliente recebe acompanhamento de uma equipe que, em alguns casos, conta até com parcerias e indicações de nutricionistas, endocrinologistas, cardiologistas, psicólogos, fisioterapeutas e massoterapeutas para garantirem que o atleta – iniciante ou não – alcance seu objetivo.

Planilhas de treinamento, musculação, carros de apoio, suporte alimentar no treino, inscrições em provas, atividades complementares e outros benefícios são os diferenciais entre um treino comum sem acompanhamento e um treino realizado com o acompanhamento de uma assessoria esportiva.

Quando falamos em acompanhamento, nas assessorias esportivas os treinadores irão te pedir uma bateria de exames, aplicar testes e, a partir de seu desempenho, indicar um treino com a carga, repetição, rodagem e intensidade que você realmente precisa.

O que você ganha treinando com uma assessoria esportiva?

Como já foi dito aqui, um dos maiores benefícios de contratar uma assessoria esportiva é o acompanhamento passo a passo (literalmente falando) da prática de exercícios e condicionamento para que o atleta não saia de um treino ou de uma corrida lesionado.

Aliás, a diminuição de lesão entre corredores é o que motiva cada vez mais atletas a recorrerem às assessorias.

Isso acontece por que o ciclo de treinos é desenvolvido levando em conta as necessidades específicas do aluno, pelo acompanhamento que o aluno recebe.

Os benefícios de um treinamento exclusivo

Não é só de evitar lesões que uma assessoria se mantém. A parte técnica de ter um acompanhamento realmente “personal” também inclui o aprimoramento das passadas.

Além disso, por conhecerem melhor os alunos, os instrutores de uma assessoria podem trabalhar e acompanhar de forma mais eficaz o seu fortalecimento muscular, o que irá garantir um ganho em seu desempenho durante uma corrida ou maratona.

Outra diferença entre correr com – ou sem – o acompanhamento de uma assessoria esportiva é o fato de que, por conhecer melhor o seu corpo, os treinadores irão procurar não exceder seu limite e partir para um treino consciente e um ganho gradativo no desempenho.

Com esse acompanhamento mais próximo entre instrutor e aluno, fica mais fácil para o corredor saber como se comportar durante uma prova, por exemplo.

Quando falamos em assessoria esportiva estamos falando em segurança

Às vezes você pode fazer uma corrida de mesmo percurso e no mesmo tempo estando sozinho ou assessorado.

Mas somente esse modelo de treinamento que você terá segurança para treinar e para participar de provas sem medo de se lesionar ou estar forçando seu organismo.

Não é só corrida

Mesmo a corrida sendo uma das práticas mais procuradas em assessorias, dependendo da empresa, o atleta pode encontrar também outros tipos de atividade física na grade.

Muitas assessorias trabalham também com Natação, Ciclismo, Triathlon, Trail Run, Funcional e planilhas de fortalecimento muscular. O foco é fortalecer, acompanhar e aumentar os resultados do atleta.

Mais que instrutores: companheiros

Para entender o que são assessorias esportivas, por que não falar também da maior proximidade que um treinador de assessoria tem com seus assessorados? Todo mundo que já treinou no temido “trânsito livre” de uma academia convencional sabe o quanto é desmotivador ter que ficar esperando o instrutor atender 2 ou 3 alunos até que seja sua vez.

E isso é chato. Além de você ter que esperar para tirar uma dúvida, fica sempre pairando na cabeça dos mais tímidos a ideia de estar atrapalhando o profissional, que está lá para atender as demandas de uns 20 alunos por instrutor.

No treinamento de assessoria esportiva, a proximidade com o instrutor que te conhece de verdade e sabe das suas necessidades acaba sendo um ponto a mais para que você tenha não só um instrutor, mas um amigo.

Por falar em amigos, esse segmento aposta nas corridas em grupo para que os alunos não se sintam sozinhos em relação às outras experiências de treino que já tiveram.

Muitas delas fazem corridas semanais em grupo para aumentar o convívio entre os atletas. Além disso, você e seu instrutor podem combinar com outras duplas de treinarem juntos.

Networking

Procurando entender o que são assessorias esportivas e conhecendo outros corredores você também irá aumentar sua rede de contatos profissionais de pessoas que, como você, procuram correr de forma mais saudável e responsável.

Além disso, fazer amigos através da corrida significa ter sempre alguém animado para viajar a procura das melhores corridas e maratonas. A evolução do atleta também vem daí.

Essa troca de experiências entre um treino e outro faz com que a evolução aconteça de forma ainda mais rápida.

Engana-se quem pensa que treinar em uma assessoria esportiva é luxo.

Nenhum atleta de alto desempenho hoje treina por conta própria. E mesmo que você não ganhe a vida correndo, é importante saber que está praticando exercícios de maneira correta e responsável.

Por isso é importante saber que contratar uma assessoria esportiva não é coisa de outro mundo e deveria ser muito mais comum.

Quanto terei que investir?

“Afinal, manter treinamento com um assessoria esportiva pode ser caro”, engana-se quem pensa assim.

Dependendo da estrutura de cada equipe, o preço do investimento é quase o mesmo que um plano mensal de uma academia, por exemplo.

Para a fidelização dos alunos e o resultado gradativo real, muitas assessorias oferecem aos alunos planos semestrais e até anuais de treinamento.

Além disso, pela Treinus, é possível que o aluno faça todo o acompanhamento via internet, mantendo sempre o diálogo e feedback com o treinador.

O que são assessorias esportivas ? Saiba escolher sua assessoria esportiva

É muito comum ver, em corridas e maratonas, várias tendas de assessorias esportivas.

Muitas oferecem os mais variados brindes na tentativa de atrair o atleta que está motivado a fazer da corrida sua profissão ou apenas seu momento de lazer

Procure saber como a assessoria busca saber as necessidades que vão surgindo durante os treinos e corridas. Saber o que está acontecendo com seus alunos além dos exames médicos é uma obrigação. Se uma assessoria não abre canal para esse diálogo, o aluno logo perde o interesse.

Saiba quem compõe a equipe da assessoria antes de contratá-la.

Os profissionais são realmente capacitados para trabalharem com atletas? Qual a formação de cada um deles?

Se você não está sentindo aquela sinergia entre você e a prática de exercícios na academia, algo está errado. Talvez seja hora de pensar melhor sobre a atenção que você está recebendo e como está sendo acompanhado seu condicionamento, treino, e avanço.

No processo para entender o que são assessorias esportivas você certamente irá aumentar realmente seus resultados sem precisar se preocupar se aquela série está realmente sendo executada de forma certa ou se aquela avaliação genérica da academia valeu realmente a pena.

Tenha o acompanhamento profissional!

Você não possui acompanhamento esportivo? Entendeu o que são assessorias esportivas? Despertou o interesse para buscar uma? A Treinus pode te conectar a uma assessoria por esse link aqui.

Posts relacionados