Alimentação

Entenda qual a função do Nutricionista Esportivo

single image

Com a crescente demanda dos esportes e o aumento do número de atletas (sejam eles iniciantes ou não), também cresce a necessidade de profissionais da saúde. Sendo assim, uma profissão que ganhou um destaque foi a nutrição. Em caso mais específico, o nutricionista esportivo.

Esse profissional está preparado para oferecer um acompanhamento mais específico aos atletas, tendo diferença de um nutricionista clínico, por exemplo.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Confira nesse artigo em detalhes o profissional dessa área!

O que é um nutricionista esportivo?

Antes de falar com detalhes sobre o nutricionista esportivo, é necessário entender o que um profissional da nutrição faz em primeiro momento! 

Ele possui habilidades e conhecimento acerca da composição nutricional dos alimentos, desenvolve e organiza planos de alimentação (que seriam as dietas), realiza avaliação nutricional de um paciente para averiguar seu estado e muito mais.

Não são em todos os casos que as formações em nutrição se aprofundam ou possuem matérias específicas para a área esportiva, contudo existem as especializações para esse caso. Se você deseja uma dieta apenas para perder ou ganhar peso, um nutricionista geral poder ser um grande suporte.

Para a especialização da área, o nutricionista esportivo irá averiguar o ganho e perda de peso de acordo com as suas atividades físicas, adaptando sua alimentação para não ter nenhuma carência, seja de mineral, fibra ou proteína. Em conjunto, o destaque do profissional é que ele atua junto ao time do atleta, para adaptar ainda mais o que for preciso para a sua alimentação.

O que faz um nutricionista esportivo?

O nutricionista esportivo irá, desse modo, fornecer a orientação necessária sobre a alimentação, os exercícios físicos, o uso de vitaminas, minerais e possivelmente suplementos para cada atleta, de acordo com seus treinos e objetivos. E todo esse trabalho é feito de maneira que foque em melhorar a sua performance.

Segundo a nutricionista Eunice Barros:

A atividade física e a performance está diretamente ligada à nutrição, por isso o acompanhamento de um nutricionista esportivo é essencial.

Ele é capacitado para entender os biotipos, a composição corporal adequada para cada tipo de modalidade esportiva e como melhorar o desempenho. Em adição, ele também auxilia em como ganhar ou perder massa corporal. Para além, em casos de reforço do músculo, o ganho de massa muscular e a definição dela.

Sendo assim, fica claro que esse profissional entende bastante de fisiologia, bioquímica do exercício e até sobre treinamento esportivo. Se está buscando essas necessidades, procure esse profissional e não um nutricionista geral, pois ele pode não ser o mais adequado para você.

Atuações do nutricionista esportivo 

Os nutricionistas esportivos fazem o planejamento de uma dieta, normalmente para o dia a dia, incluindo o pré e pós treino. Ainda, o profissional consegue atuar e ajudar em demais processos, aos quais vamos listar abaixo:

Avalia a composição corporal

Como consequência do treinamento esportivo, nosso corpo apresenta algumas modificações e adaptações dos diferentes componentes de nosso organismo, como os músculos e as gorduras. Muitas delas não podem ser identificadas com os indicadores comuns, como o IMC (Índice de Massa Corpórea), pois este não difere a composição do peso.

Por isso que um nutricionista esportivo deve contar com as habilidades necessárias para fazer uma avaliação da composição corporal.  Isso permite conhecer de início, a gordura corporal, a massa muscular e também todos os outros indicadores que o atleta deve conhecer para manter a saúde em dia durante as atividades e treinos que realiza.

Organiza e define uma dieta para o treinamento e também para competições

É comum pensar que a alimentação é importante somente no caso dos atletas que competem, mas ela também é fundamental ao longo de um processo de treinamento. A dieta é essencial pois compõe a base em que aplica as cargas de treinamento e é um elemento chave também na recuperação do atleta.

O nutricionista esportivo deve conhecer o tipo de treinamento que o esportista está realizando para só assim organizar a dieta, respeitando as condições e rotina de cada atleta. Não basta apenas cobrir os gastos de energia e nutrientes de cada pessoa, também é necessário proporcionar os nutrientes adequados, tanto na quantidade como também no tempo apropriado!

Cria e aplica planejamentos de hidratação

A hidratação tem um efeito positivo, direto e fundamental no rendimento durante os treinos e competições. O nutricionista esportivo se encarrega de organizar a hidratação levando em conta as taxas e ritmo de cada um (visto que nem todas as pessoas produzem as mesmas quantidades de suor).

Por cada atleta ter um metabolismo diferenciado, o profissional irá avaliar a necessidade e definir a melhor hidratação para cada caso.

Inclui auxílios ergogênicos e nutricionais na dieta

Mesmo com a abundante variedade de produtos de suplementação esportiva no mercado, apenas alguns suplementos podem ter um efeito positivo no treinamento. Seria nesse caso chave que o nutricionista indica os auxílios ergogênicos. Eles servem para melhorar o desempenho do atleta, indo além da sua rotina de alimentação.

Compartilha informações com uma equipe multidisciplinar

A alimentação é fundamental para que cada atleta tenha as substâncias energéticas necessárias para realizar seus treinamentos, assim como para que os processos de recuperação sejam efetivados de maneira precisa.

É por isso que é de fundamental importância que os nutricionistas esportivos trabalhem em conjunto com os treinadores e outros membros da equipe. A finalidade é identificar as mudanças que acontecem na quantidade e intensidade dos treinos, por isso é necessário que todos os profissionais citados trabalhem em equipe para ter o melhor desempenho do atleta.

Auxilia nos exercícios e atividades físicas

O nutricionista esportivo atua e auxilia nas atividades físicas, sendo aquelas que qualquer movimento requer energia. As mais comuns são treinos com dança e corrida. O especialista, nesse caso, supervisiona a alimentação e avalia se a atividade ajuda a diminuir peso e índice de gordura corporal.

No caso de exercícios, eles possuem objetivos específicos, como resistência ou aumento da massa magra. Sempre inclui uma fase de aquecimento, a fase do treino e a fase do relaxamento. O especialista, nesse caso, supervisionará sua alimentação e avalia se o exercício atinge seus objetivos. 

Há ocasiões que o uso de suplementos é recomendado, mas quase sempre com o ajuste de carboidratos e proteínas já conseguimos manter um bom rendimento físico.

Sendo assim, as suas várias atuações comprovam a real necessidade desse profissional. E vale lembrar que é fundamental que o esportista procure um educador físico para ajustar o treinamento conforme a dieta!

O que não faz um nutricionista esportivo?

Tendo em mente as suas funções, é recomendado saber também o que esse profissional não faz, pois como todo ser humano e profissional de uma área, ele não irá servir ou auxiliar em tudo.

Não prescreve medicação

Muitos pensam que, ao procurar um nutricionista esportivo, irá conseguir solicitar medicamentos e produtos que façam perder peso, por exemplo.

Sem dúvida, é necessário deixar bem explicado que, ainda que existam alguns poucos farmacêuticos autorizados para essa finalidade, o único profissional que pode prescrever medicações é um médico!

Não cria planos de treinamentos

Da mesma maneira que é necessário contar com uma formação específica para prescrever dietas e planos de alimentação, é fundamental buscar e contar com um profissional de formação específica para avaliar as condições físicas.

A formação em nutrição não prepara profissionais para escolher os melhores exercícios físicos a serem praticados por cada pessoa. Essa é tarefa para um treinador.

Não faz milagre

Por fim, vale ter em mente que esse profissional não irá fazer um milagre na sua vida. Ele apenas vai te dar um ‘passo a passo’. Contudo. o caminho a ser feito depende única e exclusivamente de você. Não pense que, ao consultar um nutricionista esportivo, no outro dia sua vida já estará resolvida. Esse tipo de pensamento é bem utópico, então tenha pé no chão e determinação com a sua rotina.

Onde achar um nutricionista esportivo?

Com o crescente número de adeptos às atividades físicas existem diversas empresas e serviços que oferecem as competências desse tipo de profissional.

É muito importante pesquisar bem antes de escolher, para ter certeza que estará se consultando com um profissional de qualidade e que possui todas as competências necessárias para prestar o serviço da melhor maneira possível.

De acordo com a nutricionista Eunice Barros:

É recomendável aos atletas procurarem um nutricionista esportivo porque, primeiramente uma alimentação correta é um fator imprescindível para qualquer atleta que busca a excelência na prática de exercícios físicos.

Caso possua convênio, veja se o plano cobre o valor da consulta para economizar. Caso contrário, busque indicações e saiba as avaliações desse profissional com outras pessoas.

Ficou claro a importância desse profissional? Agora que já sabe o que ele faz com detalhes, busque o auxílio de um, caso a sua rotina necessite!

Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Posts relacionados