Práticas esportivas

O que é HIIT? Entenda como ele pode te ajudar a queimar gordura e quais são seus benefícios

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O HIIT é um termo que surge da sigla em inglês “High, Intensity Interval Training”, ou seja, um tipo de treinamento de intervalo de alta intensidade. Sendo assim: é um sistema de treino que está baseado em rotinas que juntam exercícios aeróbios que são curtos, mas muito intensos e com recuperações curtas.

Ou seja: é uma modalidade de treinos que se baseiam em rotinas aeróbicas muito curtas, mas muito intensas?

É importante que essa prática seja feita com consciência para evitar lesões.

Como funciona o HIIT?

Basicamente ele funciona mostrando nossa capacidade energética do sistema de fosfatos e também do sistema glicolítico lácteo. Essas vias são acionadas por nosso organismo diante do esforço elevado ou de maior intensidade e com duração muito curta.

O HIIT possui ênfase maior sobre os sistemas intervindo no metabolismo. Essa carga favorece no rendimento esportivo: os esforços podem superar 90% se comparado a outras modalidades, fomenta a liberação hormonal (incluindo os hormônios do crescimento, as endorfinas e a testosterona).

Benefícios e bases do HIIT

O HIIT é realizado com a ideia de treinamento em intervalos de alta intensidade.

Essa prática mistura períodos curtos de tempo (de treino cardiovascular intenso) com outros períodos (também curtos) com uma intensidade baixa ou moderada.

O treino de HIIT pode ativar a criação de mitocôndrias, a parte da célula responsável por administrar a maior parte da energia necessária para as atividades celulares, além de melhor o uso da glicose em nosso organismos.

A prática do HIIT pode aumentar a capacidade de oxidação das gorduras, ou seja: usa nossa energia (da gordura que está em excesso) melhorando o estado e a forma cardiovascular.

Como exercício aeróbico é excelente para perder peso e melhorar condicionamento físico.

Rotina para quem deseja começar a praticar HIIT

É importante saber que todo exercício cardiovascular pode ser realizado na modalidade de intervalos de alta intensidade (também conhecido como picos de intensidade). Sendo assim, você pode adicionar essa modalidade ao seu treino de bicicleta, natação, corrida, ou qualquer outros.

Para quem está começando a sugestão pode ser iniciar o treino correndo durante 5 minutos utilizando a capacidade de 60% do corpo. Esse será o aquecimento.

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