Práticas esportivas

Treinos intensos exigem resistência! Conheça mais sobre o treino HIIT

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Ter um treino intenso com resultados altos em curto tempo parece impossível! Elevar o corpo na sua capacidade máxima, utilizando peso (ou não) é uma possibilidade dentro do treino HIIT. Por acaso você já ouviu falar sobre?

O HIIT é uma proposta para gastar energia através do impulsionamento do metabolismo, maximizando a ingestão de oxigênio, o que torna ele um treino forte e poderoso no mundo esportivo. Quer saber mais? Então fique aqui para conhecer mais a fundo sobre a modalidade.

O que significa treino HIIT?

HIIT é uma sigla em inglês, High Intensity Interval Training, traduzida como treino de intervalos de alta intensidade. Ou seja, é um método que visa a rápida perda de peso e gordura com outro foco, que é a definição muscular. Por ser feito em curto período de tempo, ele otimiza a duração dos exercícios e a eficácia na queima de calorias.

Esse treino é uma abordagem que envolve sessões repetidas na rotina de HIIT, seguido de curtos ou médios períodos de recuperação, gerando o impulsionamento do metabolismo e maximizando a ingestão de oxigênio. De forma resumida, o treino te deixa sem fôlego! 

Vale ressaltar que, por se tratar de intensidade, o treino deve ser acompanhado por um profissional, pois assim evita lesões e fraturas no corpo, além de garantir a execução correta das atividades.

Como funciona o treino HIIT?

O treino HIIT funciona entre variações de descanso e intensidade com foco no esforço! A prática pode intercalar ou incluir qualquer outro tipo de atividade ou exercício, como:

Existem alguns métodos conhecidos dentro do HIIT que trabalham os princípios de intensidade e descanso, que já foi abordado. Os 2 mais populares são o Little e o Tabata:

Método Little

O método Little segue uma estrutura de 12 séries com tempo de 60 segundos focados em alta intensidade. O descanso é feito com 75 segundos de recuperação de baixa intensidade, então o corpo não fica parado nesse tempo. Na soma total, são 27 minutos de treinos com inúmeros benefícios, como:

  • Disposição.
  • Energia para o dia.
  • Melhores respostas do organismo.

Método Tabata

O método Tabata é o treino mais popular do HIIT, então é bem fácil encontrar aulas ou turmas com a proposta. O foco da prática é completar 8 séries de 20 segundos com a máxima intensidade, seguido por 10 segundos de descanso parado. Cada série demora 4 minutos, então temos uma prática média de 5 sequências, totalizando 26 minutos na maioria das aulas.

20 segundos pode não ser um desafio porque é um tempo curto, mas se chegar ao seu limite, o método Tabata vai entregar grandes resultados, além de definir o corpo. Dentro dos benefícios temos:

  • Aumento da resistência e força muscular.
  • Disposição.
  • Melhor controle da respiração.

Ficou claro que o treino HIIT funciona, mas é preciso preparar o corpo e mente para o seu máximo. Nesse estilo é fácil perceber a evolução, pois, se você não estiver no limite, a prática não está sendo feita de forma certa. Ou seja, o treino HIIT exige bastante, então não é para todos!

Vale ressaltar que após as aulas é necessário efetuar um alongamento. Outro ponto é a precaução com o corpo e a saúde, então verifique as suas condições com auxílio profissional para ter certeza que a prática é uma boa solução para a sua rotina esportiva.

Como praticar o treino HIIT?

O treino HIIT pode ser praticado em qualquer hora do dia, pois como o tempo é reduzido, basta ter alguns minutos e disposição na sua rotina para praticar. Desde 15 minutos com algumas séries até o circuito completo que varia em média 30 minutos, se você dedicar e buscar evolução terá grandes resultados significativos.

Para quem deseja começar, ter auxílio de algum instrutor ou estúdio para as aulas é um bom caminho, pois além de socializar com outras pessoas, você aprende a execução de cada atividade e como manter o ritmo. 

Outro fator é o autoconhecimento, então como os exercícios vão exigir sua capacidade máxima, adeque a frequência dos treinos com o seu condicionamento físico, pois assim não há chances de sobrecarga e problemas no corpo. Com tudo organizado, foque também em dias de descanso, pois é por eles que seu corpo tem a recuperação e aumento da resistência física.

Basicamente, a disposição é o fator principal para praticar HIIT, então tire um momento para refletir se a prática é a solução ou um estilo que você vai gostar de manter, pois as vezes a saída é outro esporte ou modalidade. 

Caso opte pelo treino HIIT, alguns benefícios serão vistos, tanto no corpo como no seu cotidiano!

Benefícios do treino HIIT

Eficácia, resistência e perda de gordura são algumas consequências de um treino efetivo dentro do HIIT. Na prática, é possível ver 5 benefícios:

Ajuda no equilíbrio do corpo 

Não apenas equilíbrio no sentido de coordenação e consciência corporal, o treino HIIT entrega qualidade de vida e bem-estar através do corpo e da mente, então o organismo vai funcionar de modo eficaz, potencializando a imunidade. O corpo vai estar acordado para as tarefas do dia, além de garantir mais ânimo e felicidade, vez que a prática esportiva regular ajuda a liberar substâncias no corpo para se sentir alegre.

Aumenta a frequência cardíaca

Se o objetivo da prática é colocar o praticante no seu limite, a frequência cardíaca vai ser aumentada para suportar a carga, então a cada novo pico de intensidade nos exercícios do HIIT, o atleta vai melhorar a frequência cardíaca, além de impactar a respiração e condicionar o corpo com mais agilidade e rapidez.

Controle da pressão arterial

A atividade física feita de forma regular já garante uma prevenção adequada contra a pressão arterial (mais conhecida como hipertensão). Ela, caso não seja cuidada, pode ser o ponto inicial para outras doenças.

Como o treino HIIT ajuda a fortalecer o coração e aumenta a frequência cardíaca, ser um atleta que pratica a modalidade já ajuda na prevenção arterial. E caso já tenha a doença, mas queira controlar com outro esporte, é só ter auxílio profissional para verificar o caso e qual a melhor opção.

Melhora o processo de respiração

Levando em conta o estilo Tabata, a prática de HIIT necessita de um controle da respiração para não gerar fadiga, mesmo que o treino tenha como consequência ficar sem fôlego. O impacto de prestar atenção no corpo, além de equilíbrio, é que a respiração vai tornar-se natural e de acordo com o ritmo do seu corpo, logo, encher o pulmão de ar vai ser mais saudável que o usual!

Queima muitas calorias na prática

Por fim, o benefício que chama atenção de muitos, principalmente aqueles que desejam diminuir o percentual de gordura, é que o treino HIIT queima muitas calorias durante a prática!

Isso ocorre pelas altas intensidades nas atividades, o que vai exigir do corpo uma produção de energia bem superior em relação a uma prática moderada na academia, por exemplo. E apesar do treino HIIT usar mais carboidratos do que gorduras como fonte de energia para os exercícios, o impacto é a perda de peso aliado a queda do percentual de gordura.

Sendo assim, investir no treino HIIT vai demandar um grande esforço, porém entrega ótimos resultados para a saúde do corpo e da mente, além de melhorar o bem-estar e otimizar o seu dia a dia com disposição e outros benefícios que já foram citados.

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