Práticas esportivas

Saiba o que são recursos ergogênicos e como eles auxiliam no esporte!

single image

Ao perceber o desempenho de um atleta de elite, é comum analisar alguns fatores que vão além do treino, como alimentação, sono regulado e até o uso de suplementos. Dentre os aprimoramentos existem os recursos ergogênicos, que são estratégias para promover a otimização do desempenho e performance esportiva.

Por acaso você já ouviu falar ou conhece algum dos recursos ergogênicos? Fique aqui para saber mais!

O que são recursos ergogênicos?

Analisando a origem da palavra, ergogênico pode significar um aumento da capacidade do trabalho corporal ou mental, logo, recursos ergogênicos são algumas possibilidades para ajudar no treino de um atleta, normalmente de alta performance.

De forma geral, eles irão contribuir para melhorar o rendimento na atividade física, e os mais comuns são os suplementos alimentares, aminoácidos e esteróides anabolizantes. São inúmeras possibilidades e todas devem estar de acordo com a individualidade do atleta, pois são casos específicos para fazer uso dos ergogênicos.

Nas otimizações que os recursos ergogênicos entregam, está a melhora de nutrientes no corpo, trabalho eficaz na rotina esportiva e maiores resultados na prática.

Tipos de recursos ergogênicos

Existem 5 categorias dentre os recursos ergogênicos que variam as suas funções de acordo com a necessidade do praticante. Basicamente, cada tipo oferece uma vantagem, que pode ser na execução de um exercício até a alimentação adequada. São eles:

1. Farmacológicos

Sendo conhecidos pelos esteróides anabolizantes, os recursos ergogênicos farmacológicos, referem-se como substâncias com a finalidade de melhorar artificialmente a performance esportiva. Esta categoria é considerada em muitas ocasiões como doping pelo Comitê Olímpico Internacional.

2. Fisiológicos

Também voltados para o funcionamento físico e para uma melhora do rendimento esportivo, os recursos fisiológicos podem ser considerados como doping dependendo da utilização. Dentre eles temos como exemplo o bicarbonato e citrato de sódio.

3. Mecânicos

Os recursos ergogênicos mecânicos são os equipamentos esportivos que auxiliam na ergonomia e na aerodinâmica da prática, com finalidade de reduzir lesões e gastar menos energia ao praticar. Pode ser desde uma bicicleta ideal para pedalar até um tênis que auxilia com amortecimento.

4. Nutricionais 

Voltados para a suplementação no decorrer da prática esportiva, os recursos  nutricionais incluem os carboidratos, vitaminas e minerais antioxidantes, aminoácidos como BCAA, termogênicos como a cafeína, incluindo demais opções como creatina, glutamina e bebidas esportivas para reposição mineral.

5. Psicológicos

Voltados para o controle de estresse e ansiedade, os recursos ergogênicos psicológicos têm como foco aumentar a concentração do atleta e força mental para suas metas e conquistas. Aqui, desde aprender a ter inteligência emocional até o acompanhamento de um psicólogo esportivo contam como recursos.

Benefícios dos recursos ergogênicos

Além da melhora da performance, os recursos ergogênicos irão atingir diversas áreas do atleta. Como dito, ergogênico é uma palavra que significa o aumento da capacidade de trabalho no treino, então existem mais fatores do cotidiano que irão auxiliar nesta otimização.

Treinar em grupo, se alimentar de maneira correta e até escutar música são fatores para melhorar o rendimento e desempenho, o que caracteriza, então, cada um como recurso ergogênico. Sendo assim, é possível listar alguns benefícios como:

Ou seja, basta investir em pequenos detalhes e até no uso de suplementos para melhorar no esporte. Desde o nível amador até o profissional, todos podem utilizar os recursos citados, desde que tenha o devido acompanhamento profissional!

E você, gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais!