Qualidade de vida

Nutrologia Esportiva auxilia atletas profissionais e amadores a alcançar uma alta performance

single image

Para alcançar bons resultados e melhorar o desempenho na prática esportiva, é necessário ir além das incontáveis horas de treino. A alta performance dos atletas também depende de um acompanhamento nutricional personalizado, minucioso e assertivo. E é exatamente esse o papel da Nutrologia Esportiva. 

Para explicar um pouco mais desta subespecialidade médica, conversamos com o nutrólogo Gustavo Soares. “A nutrologia esportiva é voltada para a atuação junto à prática de esportes, suas particularidades e necessidades nutricionais específicas. Podendo auxiliar o esportista, desde amador ao profissional, no aumento do seu rendimento”, explica o profissional.

O que é nutrologia?

Se você deseja uma vida com mais saúde e longevidade, o ideal é procurar um nutrólogo. Através dele é possível investigar inúmeras doenças e, caso venha a ser diagnosticado com alguma delas, realizar o devido tratamento. As mais comuns são: 

  • Sobrepeso 
  • Obesidade 
  • Hipertensão 
  • Dislipidemias 
  • Diabetes
  • Transtornos alimentares, como anorexia, bulimia, vigorexia e compulsão alimentar. 

“A nutrologia é uma especialidade médica que se ocupa da avaliação nutricional em todos os seus aspectos. Desse modo, busca identificar alterações metabólicas associadas a distúrbios nutricionais e suas possíveis repercussões. Trabalhando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessas condições em todas as faixas etárias”, pontua Soares. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 55% da população brasileira está acima do peso e 20% é obesa. Já o número de praticantes regulares de atividade física, embora tenha aumentado nos últimos anos, ainda é de apenas 39% dos brasileiros. Segundo o doutor Soares, esses dados são preocupantes e reforçam a necessidade da associação da prática de exercícios físicos com a alimentação balanceada para o alcance de uma vida saudável. “Esses índices de prática de atividade física colocam-nos bem próximos aos dos Estados Unidos. Entretanto, lá os níveis de obesidade são quase o dobro. Os números informados demonstram a relação entre sedentarismo, sobrepeso e obesidade. Portanto, é sempre importante reforçar a necessidade da prática regular de atividade física. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a realização de pelo menos 300 minutos de atividades físicas leves a moderadas, por semana, associadas a uma alimentação balanceada”, reitera Gustavo Soares.

Quais as diferenças entre nutrólogo e nutricionista?

A confusão entre a atuação do nutrólogo e do nutricionista é comum. Muitas pessoas acham que são sinônimos, outras não sabem quando procurar um ou outro.

A primeira diferença está relacionada à formação acadêmica. Enquanto o nutricionista é o profissional formado em Nutrição, o nutrólogo é graduado em Medicina e especializado em Nutrologia. 

Sendo assim, o nutricionista é apto para fazer o planejamento dietético/alimentar do paciente. Porém, não pode diagnosticar e tratar condições clínicas e nem prescrever medicamentos. “O nutricionista pode indicar o uso de vitaminas e minerais apenas em dose suplementar, mas não pode realizar o diagnóstico de níveis de deficiência dos mesmos, como em casos de anemia. Também não pode prescrever e tratar essas condições, o que já seria uso de doses terapêuticas. Isso tudo fica restrito ao ato médico. Logo, as duas áreas acabam trabalhando de modo complementar, podendo atuar de forma conjunta e coesa”, esclarece Soares.

Quais os benefícios da nutrologia esportiva na vida de um atleta?

Ao buscar a assistência de um nutrólogo que atue no campo esportivo, o atleta terá um acompanhamento nutricional de modo que a alimentação e a suplementação adequadas o faça atingir o melhor desempenho possível. 

De acordo com Gustavo Soares, através da Nutrologia Esportiva, é possível ajustar todas as necessidades do paciente de acordo com as modalidades esportivas praticadas. “Os benefícios estão relacionados à abordagem mais especializada nas atividades desenvolvidas pelo atleta, buscando sempre melhorar e alcançar os níveis máximos de performance e desempenho durante o exercício e na recuperação pós-treino. Isso ajuda na manutenção dos hábitos saudáveis, além de prevenir e tratar possíveis distúrbios nutricionais associados”, explica o nutrólogo.

Como fazer uma suplementação segura?

A suplementação faz parte do planejamento nutricional quando pensamos nas necessidades fisiológicas de um atleta. “As estratégias de suplementação, ainda mais se bem orientadas para os tipos específicos de atividade física realizados, podem auxiliar na melhora de desempenho e performance do atleta”, ressalta Soares.

Vale salientar que quando se trata de um atleta profissional, a Nutrologia Esportiva tem como objetivo melhorar a performance, sem fazer uso de substâncias não permitidas nos exames antidoping. “Devemos ter noção de todo o planejamento do atleta quanto a sua alimentação, suplementação e medicamentos. Enfim, de tudo que é utilizado, para que não incorra no uso de nenhuma substância não permitida. Logo, devemos estar sempre a par da lista atualizada pela Agência Mundial Antidoping”, completa o médico.

A nutrologia esportiva também auxilia atletas amadores?

Há quem pense que a Nutrologia Esportiva é voltada somente para atletas de alto rendimento. Entretanto, tal pensamento é completamente equivocado! “A prática de esportes deve ser incentivada em todos os indivíduos, não somente nos profissionais. E nós podemos ajudar a garantir o melhor desempenho e performance mesmo de atletas amadores. É feita uma avaliação integrada de todo o seu metabolismo, possíveis alterações e necessidades nutricionais, orientando-os na mudança de estilo de vida e na manutenção de hábitos saudáveis. O exercício físico é um instrumento importante tanto na prevenção como no tratamento de doenças”, afirma Soares.

Esportistas amadores ou qualquer pessoa que queira se dedicar intensamente à alguma atividade física pode contar com o auxílio não só desta subespecialidade, mas também dos demais profissionais ligados ao esporte. “Tanto na nutrição, nutrologia geral ou esportiva. O mais importante é procurar um profissional de confiança e que faça um acompanhamento individualizado, integrativo e específico, voltado para as suas reais necessidades”, frisa o nutrólogo.

Sobre o profissional

Médico Nutrólogo Gustavo SoaresMédico há quase nove anos, o baiano Gustavo Soares conviveu durante um bom tempo com a dificuldade em ganhar massa muscular. Isso não só o motivou a mudar o estilo de vida, mas também a encontrar na Nutrologia a sua verdadeira vocação. A partir daí, incorporou hábitos saudáveis à sua rotina e criou um grande apreço pela cozinha saudável. No seu perfil, @drgustavosoares compartilha particularidades relacionadas a hipertrofia, emagrecimento e performance, e disponibiliza receitas que farão você comer de forma prazerosa e saudável. 

Referência

VIGITEL BRASIL 2019 – VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS POR INQUÉRITO TELEFÔNICO

Posts relacionados

Carregue Mais