Posted in:

A importância da musica para exercícios físicos.

Musica para exercícios, uma excelente combinação!
A importância da musica para exercícios físicos.
Este texto te ajudou?

Sabendo da importância da musica para exercícios, muitos atletas gostam de aliar música e exercícios para melhorar seu desempenho.

Seja a musica para exercícios, pop ou eletrônica, nacional ou internacional, essa é uma prática comum não só daqueles que fazem exercícios dirigidos que se baseiam na musica, como a aeróbica(e suas vertentes), o spinning e outras.

Mas também é frequente nos que correm, caminham e inclusive aos que nadam (graças aos reprodutores de música a prova d’gua).

Há quem seja mais viciado e prepare uma lista de reprodução dirigida para cada tipo de atividade: Música e exercícios físicos.

Musica para exercícios podem ser com ritmo bem marcado e intensos para atividades mais intensas ou relaxante para atividade ponderada.

Seja pra se isolar do mundo, ou pra se concentrar é comum termos a sensação de ter musica para exercícios físicos nos ajudaria no treino.

Música e exercícios físicos, uma excelente combinação!
As músicas podem estimular o seu desempenho nas atividades físicas.

Mas afinal: a musica para exercícios é uma boa pedida?

A resposta é sim!

Principalmente porque escutar a música que a nós gostamos reduz a sensação de esforço durante a prática esportiva, tanto na competição, como no treinamento.

Além disso, quando escutamos musica para exercícios enquanto os praticamos, a nossa concentração aumenta na realização do exercício.

A música no treino pode ajudar a minimizar as sensações de fadiga nos exercícios de baixa e média intensidade.

Ao mesmo tempo, nos exercícios de alta intensidade a atenção do corpo está voltada para os processos fisiológicos (como a respiração e o acumulo de lácteos), dessa forma pode ser que escutar musica para exercícios já não cause tanto efeito.

A música atua nos níveis de estimulação.

Por isso, escutar musica para exercícios pode modificar os estados de excitação emocional e psicológica. Isso pode ser usado para conseguir estimular o organismo para começar os exercícios, ou ao contrário: utilizar a música para relaxar após um treino pesado.

Sincronização com a sua trilha sonora para corrida de rua.

A sincronização das músicas com os treinos repetitivos pode afetar os rendimentos do atleta. Isso se aplica a maioria das atividades, como ciclismo e corrida, por exemplo.

O ritmo musical pode regular o movimento e prolongar o tempo de realização de cada atividade.

Música e aquisição de habilidades motoras.

A musica para exercícios pode inclusive influencias na aquisição de habilidades motoras. Isso acontece porque desde a infância a musica tem estado presente nas danças e jogos infantis no ambiente escolar e familiar.

Estudos científicos * demonstram que a musica para exercícios tem efeitos positivos principalmente em movimentos específicos.

São três as maiores explicações possíveis:

  1. A música cria um ambiente mais descontraído, e isso pode aumentar a motivação de atletas e melhoras suas habilidades;
  2. As letras de algumas canções, se selecionadas corretamente, podem reforçar aspectos essenciais de algumas técnicas esportivas;
  3. A música replica as formas do movimento humano.

Algumas questões devem ser levadas em conta na hora de introduzir a musica para exercícios nas seções de treino.

Como por exemplo: qual o tipo da atividade física, como essa atividade afeta a outros esportistas e qual o objetivo de cada treino.

Algumas atividades são por si só particularmente propicias para serem acompanhadas por músicas, como por exemplo, as que são repetitivas: aquecimentos, treinamentos de musculação e de circuito. Nesses casos o mais aconselhável é selecionar a musica para exercícios que tenha um ritmo que melhor se adapte ao exercício que esteja proposto a praticar.

Para os que gostam de música, outro motivo importante para praticar atividades acompanhadas de seu som favorito é que assim estará unindo duas coisas que aprecia e que podem, inclusive, se complementar.

Já que não só os amantes do esporte conhecem mais de música, como e os amantes que música que não tem o costume de treinar podem acabar se aproximando da atividade esportiva e todos os benefícios que elas oferecem.

A musica para exercícios pode ajudar a minimizar as sensações de fadiga nos exercícios de baixa e média intensidade.

Ao mesmo tempo, nos exercícios de alta intensidade a atenção está dominada pelos processos fisiológicos como a respiração e o acumulo de lácteos, dessa forma pode ser que a musica para exercícios já não cause tanto efeito.

Pronto! Agora é hora de dar o play e ir treinar, você tem alguma música ou playlist preferida? Compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas saibam desses benefícios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.