Práticas esportivas

Como iniciar na musculação com segurança?

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Ir para a academia e fazer os exercícios com peso ou nos aparelhos é uma rotina de treino comum para os atletas, sejam aqueles iniciantes que desejam sair do sedentarismo e ter qualidade de vida, ou aqueles que estão em busca da hipertrofia. A musculação é um ótimo meio para treinar diversas áreas do corpo e uma ótima ferramenta para conciliar com outros esportes.

Porém, você sabe como iniciar nessa jornada de treinos na academia, quais são os benefícios, dicas e cuidados para exercitar o corpo com segurança? Então fique aqui para descobrir um pouco mais sobre essa famosa prática!

O que é musculação?

Musculação é um tipo de prática que vai desenvolver os músculos do corpo, ou seja, será uma série de atividades que auxiliam para fins de saúde, qualidade de vida ou estética, sendo geralmente o tipo de treino mais procurado em academias.

A musculação não é uma modalidade esportiva, mas auxilia os atletas a alcançarem os seus objetivos, pois algumas metas são baseados na resistência do corpo, e a musculação auxilia (e muito) nesse ponto para aqueles que a procuram.

Ela é caracterizada por ser um treino resistido, ou seja, que tem como objetivo ganho de força, potência muscular e hipertrofia. Desse modo, se tem o desejo de ganhar massa muscular e até participar de fisiculturismo, a musculação será a sua principal aliada!

Você verá equipamentos como barra e halteres nos treinos, mas também existem outros que ajudam no ganho de força. Essa prática é muito útil para elevar a autoestima do praticante, vez que atinge o corpo de diversas formas, desde motivação para o dia a dia, até tonificação dos músculos trabalhados.

Benefícios da musculação

Agora que você já conhece um pouco mais sobre musculação, está na hora de saber mais sobre alguns benefícios da prática. Você pode ter mais energia durante o dia ao realizar os exercícios, até tratar algumas doenças musculares e ósseas por trabalharem nessas regiões. Confira abaixo alguns benefícios:

Evita o sedentarismo

Um dos benefícios principais da musculação é a saída do sedentarismo, uma vez que a prática vai tornar o corpo ativo e você vai se renovar como pessoa. Ou seja, se começar a ter o corpo mais consciente é um desejo seu e ainda quer trabalhar diversos músculos e melhorar a autoestima, a musculação será uma grande aliada nesse processo!

Aumenta a força

Por estar utilizando peso para ganhar força e resistência, um dos principais benefícios acaba sendo a hipertrofia, conhecida também como aumento da massa muscular. Desse modo, você pode optar pela musculação caso deseje mudar a aparência e ficar mais forte.

Melhora a concentração

Por fim, falando de mais um benefício da musculação no dia a dia é a melhora da concentração, vez que os exercícios precisam de foco para serem realizados com maestria. Dessa forma, se a concentração for um objetivo pessoal a conquistar, a musculação também pode te ajudar nisso!

Em resumo, essa prática terá diversos benefícios, basta começar dando um passo de cada vez e ir se adaptando que aos poucos os resultados irão aparecer!

Como iniciar na musculação?

Antes de começar a levantar peso e progredir até chegar nos devidos resultados, é necessário saber como começar com segurança, pois a musculação vai além da academia. Para entender um pouco mais, veja 6 passos importantes para um bom início!

infográfico sobre como iniciar na musculação

1. Tenha consciência corporal!

Respeitar os limites do corpo é um dos pilares básicos dentro da musculação, pois você está lidando com peso e a capacidade corporal para executar as atividades, logo, você não pode querer adiantar resultados utilizando uma carga que não suporta.

Ou seja, tenha consciência corporal e evolua dentro do seu tempo, pois nada adianta querer ter bons resultados com a hipertrofia muscular se está lesionando o corpo com pesos não compatíveis para você. Isso impacta na quebra da rotina, por exemplo, então caso sofra alguma fratura ou machuque o corpo, será necessário interromper os treinos para recuperar o organismo.

Só ultrapasse os limites caso seja de forma segura e com o devido acompanhamento!

2. Crie uma rotina!

A musculação está aliada com resultados visíveis, logo, se deseja progredir nos exercícios, ganhar mais peso e melhorar os resultados, a rotina é o hábito principal para conseguir chegar nos seus objetivos.

Pode parecer um pouco chato, pois a rotina passa a ideia de algo regrado, porém, para a musculação ela é extremamente importante. Comece aos poucos, com treinos fixos e dietas com horários marcados por 3 meses e vá evoluindo aos poucos.

E não pense que é apenas falar que vai seguir uma rotina, faça um planejamento, defina os horários e não fuja daquilo que definiu para o seu dia a dia!

3. Use suplementos (se necessário)

A suplementação ajuda muitas pessoas na musculação, vez que não conseguem ingerir a quantidade completa de nutrientes nas refeições pois o volume é grande. Desse modo, Whey Protein e até suplementos vitamínicos são ótimas opções para não deixar seu corpo com carência de nutrientes!

Mas vale ressaltar que só deve fazer uso de suplementos com o devido acompanhamento nutricional. Dependendo do caso, a sua alimentação já será o suficiente, basta seguir o que foi estabelecido pelo(a) profissional que está te auxiliando.

4. Não deixe de comer

Muitos atletas, quando iniciam na musculação acham que os carboidratos, gorduras e outros grupos de alimentos são os grandes vilões em forma de comida que atrapalham a evolução nos exercícios, porém, a realidade não é essa!

As pessoas desejam uma refeição mais saudável e acham que precisam deixar de lado o pão, leite, feijão e comer apenas proteína e vegetais, contudo, isso não deve ser seguido. Cada grupo terá nutrientes essenciais para o organismo, então não pense que remover carboidratos, por exemplo, vai ajudar no ganho de massa magra.

É por isso que é extremamente importante ter o acompanhamento nutricional, pois o(a) profissional vai ajudar a entender como funciona de fato uma alimentação saudável e o que deve ser feito para obter resultados sem deixar de comer o que gosta. 

E não adianta ter uma suplementação excelente sem comer bem, pois como o próprio nome diz, ela irá suplementar a sua dieta, então não pense que tomar Whey será suficiente para a sua rotina. Caso seja necessário, aprenda a fazer uma reeducação alimentar.

5. Não esqueça de descansar!

É muito importante conciliar dias de descanso com os treinos, pois o corpo precisa se recuperar do esforço que realizou para as atividades. É assim que você consegue resultados, então não pense que deve ir para a academia durante os 7 dias da semana.

Uma hora seu corpo vai se esgotar, então aproveite e defina pelo menos um dia tranquilo para respeitar seu organismo. Essa dica ajuda também a evitar que fique muito tempo sem treinar, então a consciência corporal também é um fator que ajuda a perceber a necessidade dos momentos de descanso.

6. Procure orientação!

Por fim, saiba que você não deve começar por conta própria! A musculação vai trabalhar diversas áreas do seu corpo, então é necessário conhecimento e adaptação. O treinador ou personal vai auxiliar a entender como funciona cada exercício, como deve executá-los, além de montar uma plano de treino que seja ideal para o seu biotipo (e necessidades).

Ou seja, não ache que os exercícios podem ser feitos de qualquer jeito ou que qualquer opção de treino será o ideal para você. Procurar orientação ajuda no desenvolvimento no percorrer dos meses, além de evitar lesões por má execução, excesso de peso e por assim adiante.

Dicas e cuidados para a musculação

Ao iniciar seus treinos na musculação, também é importante estar atento em alguns detalhes para evitar problemas e até decepções no decorrer dos exercícios. Para isso, confira abaixo alguns pontos importantes para ter um bom treino!

  1. Tenha um treinador para te auxiliar, pois ele é o responsável por te ajudar na adaptação e evitar que lesione o corpo.
  2. Não invente moda, então siga os treinos e não queira extrapolar carga ou aumentar o tempo de cada exercício por conta própria.
  3. Aprenda a técnica para que tenha perfeição nas próximas repetições.
  4. Não esqueça de realizar exercícios de aquecimento quando começar e fazer alongamento ao terminar.
  5. Se você está começando agora, não queira exercícios intensos por 6 dias consecutivos. Pense em um plano personalizado e que te motive a treinar!

Essas pequenas dicas e cuidados são necessários para que você entenda a necessidade de respeitar os limites e saber que na musculação também existe progressão. Independente do seu objetivo, crie metas alcançáveis para a sua realidade e não esqueça do devido suporte para conseguir evoluir sempre com saúde e bem-estar.

Musculação emagrece?

Um dos pontos-chave dentro da musculação é se ela emagrece, pois como estamos abordando a estética, muitos desejam aliar a prática com alimentação saudável para obter resultados. Ou seja, se tem como objetivo emagrecer, a musculação vai ajudar sim!

Contudo, vale lembrar que o emagrecimento é consequência da perda de gordura corporal, porém, como estamos tratando de ganho muscular, o peso ainda será evidente. Desse modo, não pense que ao subir da balança e ver pouca diferença é um ponto negativo. Você verá as modificações na bioimpedância quando verificar as medidas!

O segredo de ouro da musculação!

Por fim, o que faz um atleta se manter por meses e até anos nos treinos de musculação? A resposta é simples: motivação!

Diariamente atletas precisam de um estímulo para manter a frequência no esporte e nas modalidades que gostam de exercitar o corpo, e isso não seria diferente para a musculação. Ou seja, tenha foco e mente aberta para os treinos e saiba que o progresso vem aos poucos. Assim, ficará mais fácil treinar, sem cobranças e com vontade de chegar nos resultados!

Espero que tenham gostado do conteúdo!

E você, por acaso gosta de musculação? Deixe aqui a sua opinião nos comentários!

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