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Musculação para mulheres

Musculação para mulheres

Musculação para mulheres
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As acadêmicas de musculação são espaços de treino frequentados tanto por homens como por mulheres na busca por ganhar massa muscular, perder peso ou definir o corpo.

Mas sem dúvidas, mesmo quando têm os mesmo objetivos que os homens, as mulheres acabam apresentando outras prioridades e necessidades. Seja por questões relacionadas a estética ou mesmo por questões biológicas.

Dessa forma, os treinos destinados ao público feminino acabam tendo certas especificidades de acordo com cada rotina.

Aquele papo antigo de que “levantar peso” na musculação é coisa para homem, ou que os músculos evidentes podem deixar uma mulher menos feminina já estão no passado. Cada dia é mais comum encontrarmos as mulheres dentro das acadêmicas (e em qualquer lugar que quiserem).

Se você é mulher e está pensando em começar a treinar em uma academias esse texto é para você!

Começando na musculação.

Mulheres principiantes em musculação devem começar os exercícios com treinos rápidos e fáceis. O mais importante nesse momento é focar na execução correta dos exercícios e não no resultado final. Por isso é importante ter atenção as instruções e respeitar os limites do seu corpo.

Se você deseja aumentar os músculos, por exemplo, o ideal é ir subindo gradualmente a intensidade das séries e os pesos nos aparelhos.

As rotinas de treino para mulheres não precisam durar mais que uma hora. Ainda que seja provado que quanto mais exercícios fazemos mais eficiência nos resultados, essa relação pode se inverter completamente quando chegamos a um nível exagerado.

As mulheres devem estimular os músculos, mas é importante saber que os treinos muito extensos podem levar o organismo a precisar de uma fonte energética extra. E isso pode trazer consequências diretas aos músculos que você deseja aprimorar.

As séries e repetições devem variar de acordo com o objetivo de cada uma. A musculação feminina para quem deseja queimar gordura deve ser praticada com maior intensidade e menor descanso. Dessa forma, o treinamento ser feito por sessões intercaladas.

Para as que desejam ganhar massa magra é importante focar na  dedicação aos treinos com menor tempo de descanso entre as séries. Nesse caso as séries devem variar de acordo com a quantidade de exercícios realizados durante o treino.

Não é aconselhável comparar a musculação feminina com a masculina, já que em alguns casos os homens costumam ter condicionamento físico bem diferente do que o das mulheres.

O fato é que podemos afirmar que é possível encontrar facilmente mulheres com resistência física exemplar e que muitas vezes elas se dedicam muito mais que os homens aos exercícios e treinos, como também tem dedicação exemplar a rotina de dieta.

Cardio para mulheres.

Mulheres têm que compreender que não devem ignorar a prática de exercícios cardiovasculares. Eles contribuem para o melhor funcionamento do corpo e facilitam a redução da porcentagem de gorduras e chegam até mesmo a eliminar os inchaços causados por uma dieta hipercalórica.

Os exercícios cardiovasculares podem ser inseridos depois do treino de musculação ou mesmo em outro período. Dessa maneira é possível conseguir resultados mais eficientes para quem deseja perder peso. Por isso,  é importante conhecer os exercícios físicos que queimam mais calorias.

É sempre bom repetir que independente de ser homem ou mulher o exercício feito com acompanhamento de um profissional é sempre a melhor opção para atingir seus objetivos de forma mais efetiva e sem correr riscos de grandes lesões ou problemas que podem ser gerados quando realizamos atividades físicas de forma inadequada.

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