Qualidade de vida

10 motivos para começar a meditar hoje mesmo!

single image

Acalmar a mente está entre as melhores sensações da vida, afinal, conseguir relaxar e não ter problemas na cabeça é uma grande conquista, principalmente na fase adulta. Para te inspirar a levar uma rotina mais tranquila e com bem-estar, confira os motivos para meditar e porque você deve começar hoje mesmo!

Afinal, por que meditar?

Meditar não é uma atividade chata e estática. Pelo contrário do que pensam, é possível realizar as técnicas escutando música ou durante as atividades do cotidiano. Para isso, basta buscar o melhor estilo para você, pois existem inúmeros tipos de meditação para acalmar a mente.

Seja transcendental, atenção plena ou tradicional, todos os estilos vão ajudar no processo de autoconhecimento, a melhorar a autoestima e ainda te ajudar a enxergar a vida sob uma nova visão. E para você perceber como isso é possível, abaixo estão 10 motivos para você meditar a partir de hoje! 

10 motivos para meditar hoje mesmo!

Infográfico com 10 motivos para meditar hoje mesmo

1. Você enxerga a vida com positividade

Meditar é um ato de cuidado pessoal, dessa forma, se você tem problemas consigo ou acaba passando por situações de desgastes constantes, ao praticar meditação, é possível estabelecer limites para começar a perceber que o foco da vida é você. Assim, a rotina fica mais simples, você consegue investir na sua qualidade de vida e os problemas começam a tomar proporções menores.

2. Queda do estresse e ansiedade

Grande parte da população fica inquieta durante o dia, pois ansiedade e estresse andam em conjunto com os afazeres. Como impacto, falta de paz e controle emocional são consequências comuns de uma vida cheia de problemas.

Ao meditar, você consegue aprender técnicas simples para controlar as adversidades, principalmente em momentos de estresse e ansiedade. Se você está querendo que essas situações sumam da sua rotina, talvez meditar seja a solução! 

3. Amplia a concentração

Um dos melhores motivos para meditar é que a prática constante ajuda na concentração. Ter foco no dia a dia pode ser difícil, principalmente com o excesso de informação que nos circula, sendo assim, se você quer melhorar a atenção no que faz e ainda evitar a dispersão, invista na meditação.

A prática diária ajuda a entender sua mente e os problemas que estão ao seu redor, dessa forma, é possível ampliar a concentração e foco para o que realmente importa, pois essas habilidades são desenvolvidas em todos os momentos da meditação.

4. Melhora o sono

A insônia é um problema da vida adulta, ainda mais se a pessoa, ao se deitar, fica com excesso de pensamentos ou foca em projeções do futuro. A meditação é um ‘remédio natural’ para o controle do sono, pois ela ajuda a diminuir a carga de pensamentos e a relaxar, dessa forma, se você meditar antes de dormir, é possível ter uma boa noite de sono e disposição no dia seguinte!

5. Te ajuda a valorizar os pequenos momentos

A meditação é totalmente eficaz para uma vida saudável, tanto que um dos tipos existentes é a atenção plena. Ela ajuda o praticante a perceber o momento presente, além de evitar distrações do passado e projeções futuras, sendo assim, é possível valorizar os pequenos momentos e estar feliz com cada passo que dá.

Como consequência, a vida tem mais satisfação, é possível ser feliz com pouco e aprender a desfrutar do que está ao seu redor, sem julgamentos, ego ou soberba.

6. Melhora a qualidade dos pensamentos

Se a ansiedade está presente na rotina, os pensamentos podem oscilar conforme as situações que vive. Ao ingressar a meditação no dia a dia, é possível perceber que a qualidade dos pensamentos fica melhor, uma vez que a prática constante ajuda a controlar situações negativas. É possível contornar as adversidades com o tempo e a técnica, dessa forma, se deseja um motivo para começar a meditar hoje, esse é excelente!

7. Estimula o autoconhecimento

Meditar é a arte de se conectar consigo, sendo assim, se você medita, está praticando (e buscando) constantemente o autoconhecimento. É possível melhorar o humor, autoestima, reconhecer os próprios limites e melhorar as atitudes, ou seja, só impactos positivos com essa ferramenta!

8. Aumenta a produtividade

Um dos belos motivos para começar a meditar é que ela pode ser feita em qualquer lugar. E entre os benefícios, a produtividade é a que chama atenção de muitas pessoas, afinal, por colocar os pensamentos no lugar e conseguir focar nas atividades, é possível perceber a melhora da produtividade.

Se você deseja uma técnica simples, porém bastante eficaz para o dia a dia, invista na meditação para manter o bem-estar, qualidade de vida e ainda trabalhar sem ter dor de cabeça!

9. É uma aliada do descanso

Como visto, meditar, principalmente antes de dormir, ajuda na qualidade do sono. Em adição, é possível usar a técnica como uma aliada ao descanso, pois você pode começar a meditar e descansar (ou dormir) no processo.

Meditar é desligar a mente da rotina e focar no que há dentro de você, ou seja, a única preocupação está nas responsabilidades internas, seja para entender a mente ou as emoções que estão em você. Como impacto, você tira os pesos que estão nas costas e começa a levar a vida com mais sutileza e tranquilidade!

10. Melhora os níveis de energia

Por fim, um último motivo para te inspirar a começar a meditar é que a prática vai melhorar os seus níveis de energia. Sabe a falta de disposição que sente ao acordar ou no decorrer do dia? Meditar entre 10 e 15 minutos já é o suficiente para que você renove as energias e tenha gás para realizar seu serviço.

A meditação é uma ferramenta incrível e sem lados negativos, sendo assim, não há contraindicações da prática, basta ter força de vontade e ânimo para começar!

Como a meditação pode mudar sua vida?

Não basta listar os motivos para meditar, também é importante explicar como ela vai mudar a sua vida. O hábito da meditação é benéfico, pois, além de relaxar a mente e reduzir problemas comuns do cotidiano, a meditação auxilia a ter qualidade de vida, necessidade básica para que qualquer pessoa consiga viver com bem-estar.

É possível dizer que outros impactos positivos vão estar na sua rotina diária. Confira:

  • Melhora a memória e a cognição.
  • Fortalece a força de vontade.
  • Te ajuda a batalhar pelos seus objetivos.
  • Diminui dores corporais.
  • Entre outros.

Se você se sentiu motivado, comece a meditar ainda hoje!

Posts relacionados

Carregue Mais