Práticas esportivas

Precisa de motivação para pedalar? Confira 5 inspirações para a sua prática!

single image

Não será todos os dias que a alegria e o ânimo estarão presentes, e isso também é uma realidade no mundo esportivo. Treinar cansado e até sem incentivo vai acontecer algum dia, e para ter motivação para pedalar, é preciso entender como se inspirar e buscar gás para superar seus limites.

O ciclismo é uma modalidade incrível e com inúmeros benefícios, mas fatores como clima, trânsito e humor podem afetar o desempenho do atleta. Para isso, é importante analisar a rotina, pensar de forma racional e seguir o planejamento esportivo com motivações para que não desista da prática!

Confira abaixo 5 inspirações para te ajudar a manter constância na prática do ciclismo e perceber que é possível ter motivação para pedalar mesmo em dias turbulentos. Os tópicos são para todos os praticantes, então desde amador até elite, você pode buscar meios para continuar no esporte e superar seus limites.

Motivação para pedalar: 5 inspirações para a sua rotina esportiva!

Infográfico com 5 motivações para não desistir do ciclismo

1. Defina metas

Todo mundo vive para cumprir objetivos, sendo assim, para buscar motivação para pedalar, pegue um bloco de notas e organize as metas em tópicos para ir realizando aos poucos. Pode ser a curto, médio ou a longo prazo, o foco é conseguir visualizar o que deseja alcançar com a prática, mas para isso, seja realista, não minta para si e tenha inspirações a cada dia para não desistir do ciclismo!

E não pense que precisa ser algo muito elaborado, colocar o objetivo de pedalar por 30 minutos de segunda a sexta é o suficiente para que crie responsabilidade e tenha razões para treinar a cada dia. Mas caso queira um desafio mais complexo, não tem problema, só não coloque uma meta que é impossível para si no momento.

2. Varie o seu treino

O ciclismo pode ser feito a partir de diferentes tipos de treinos, sendo assim, se é necessário ter motivação para pedalar, por que não tentar algo novo? Pode ser spinning, mountain bike ou até ir para um novo terreno, sair do espaço urbano irá trazer novas sensações, então arrisque-se em uma nova realidade!

Às vezes, o que pode te incomodar é o fato da prática estar estagnada, então variar o treino (ou até a modalidade) por um tempo poderá te incentivar a não largar a prática. Assim, além de ter energia diária, você promove o autoconhecimento.

3. Encare desafios

Chegou a parte que mexe com os atletas, pois esse tópico coloca em jogo a rotina esportiva. Mas saiba que encarar um desafio não é ruim e nem motivo para gerar altos níveis de ansiedade. Se você está acostumado com a prática, veja se na sua cidade não tem provas e derivados para praticantes do ciclismo. E, caso não tenha, por que não montar um circuito e cumpri-lo?

Sair da bolha esportiva é importante e também necessário, então não pense em derrota ou se consegue finalizar o desafio. Incentivar a continuar no ciclismo não quer dizer que você precisa virar um grande profissional, então o foco não é o pódio, mas sim a qualidade de vida!

4. Visualize o seu progresso

Seguir as 3 dicas acima irá te ajudar a perceber a rotina esportiva por outro olhar, sendo assim, agora é o momento para visualizar o seu progresso. Seja por gráficos, planilhas ou aplicativos de gestão de tempo, saber se está progredindo, estagnado ou perdendo performance é muito importante, pois é possível readaptar os treinos para alcançar novos resultados.

Ou seja, se você tem um treinador ou assessoria esportiva à disposição, converse com o profissional e veja o que pode ser otimizado. Às vezes, a motivação que falta é ter uma planilha de treinos estilizada e que respeite as suas capacidades, assim, é possível evoluir e não ficar se cobrando por falhas que não são suas.

5. Recomece 

Depois de dar check em todos os seus objetivos, é tempo de analisar os desafios, o que conseguiu cumprir a tempo e o que foi difícil. Além disso, você percebe se as metas foram prazerosas ou se tiveram alguns pontos negativos. Todos esses questionamentos irão auxiliar você a recomeçar de maneira saudável e a buscar sempre o melhor em si.

Ter motivações para pedalar pode ser difícil num primeiro momento, mas saiba que, com um bom planejamento, é possível atingir o inalcançável. Sendo assim, contemple a sua evolução e comece uma nova temporada com objetivos, metas e desafios que irão te ajudar a ser a melhor versão de si!

Espero que tenham gostado do conteúdo!

Posts relacionados

Carregue Mais