Práticas esportivas

Saiba 10 motivos para correr hoje

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A corrida é um esporte popular que basicamente todos, em algum momento da vida, vão praticar. Seja a evolução de uma caminhada, ou até acelerar o passo para não atrasar para um compromisso, as pessoas percebem o gosto pela corrida em algum momento. Contudo, muitos não têm motivação para correr, seja pela preguiça ou por medo de lesões nos exercícios.

Antes de mais nada, é importante sim ter o devido acompanhamento, pois assim você garante segurança e tem o contato com a técnica apurada, então ter um treinador ou assessoria esportiva te auxiliando será essencial. Porém, ainda se faz necessário um estímulo para chamar atenção daqueles que têm curiosidade, mas ainda não investiram no esporte.

Por acaso você sabe alguma motivação para correr? Fique aqui e descubra as 10 dicas para sair hoje da inércia!

Como ter motivação para correr?

Seja amador ou de elite, o corredor precisa diariamente de um estímulo para a prática. Enquanto alguns mantêm o foco nas provas e metas, outros precisam entender os mecanismos da atividade e realmente ter um motivo que o estimule a ingressar no esporte.

Sendo assim, aqui vão 10 motivos para você corredor, independente do nível de prática, começar neste esporte ou apenas ter incentivos para continuar:

1. Tira você do sedentarismo

Assim como a maioria dos esportes, a corrida vai evitar o sedentarismo! Mas seu destaque vai para a prática intensa, pois como correr é uma atividade que movimenta muito o corpo, iniciada a prática será difícil de parar.

Fora isso, é possível variar os locais de treinos, então a corrida não fica monótona. Caso deseje continuar na corrida ou precisa de um estímulo inicial, ela é uma opção que, além de versátil, vai tirar você do sedentarismo.

2. Queima muitas calorias

Se a corrida é uma prática intensa, logo ela terá como impacto um alto gasto calórico. Mesmo que seja uma prática curta de 15 minutos, você vai acabar de algum modo esgotado, pois sabe que no curto período de treino você elevou sua capacidade ao máximo.

Sendo assim, caso deseje gastar muitas calorias e começar a ter um maior controle do peso, a corrida é a opção ideal. Outro ponto vai para a mente relaxada, pois como o foco está no percurso, e normalmente ele é feito com uma música que o próprio corredor colocou, o tempo passa bem rápido, o que torna o esporte ainda mais prazeroso.

3. Ajuda na perda de peso

Em conversa com o tópico anterior, como a corrida vai queimar muitas calorias, logo é uma prática que auxilia na perda de peso. Outros fatores vão influenciar também, como é a situação de muitos corredores que realizam suas práticas em jejum.

A situação é comum, pois como muitos treinam assim que acordam, não sentem fome e já vão direto para a prática. Uma ressalva é que os corredores que praticam em jejum normalmente já têm costume, então se está iniciando deixe essa questão para depois.

Um fator que influencia na qualidade de vida e uma boa adequação corporal é a alimentação, então invista em alimentos saudáveis, coma bem e tenha o devido acompanhamento de um nutricionista esportivo.

4. É um esporte barato

Ao pensar no que precisa para correr, principalmente na rua, você pensa em um tênis de corrida ideal e disposição, correto? Esse esporte tem sua ampla democracia, pois é custo-benefício e exige pouco investimento do atleta, ainda mais se está iniciando.

O corredor não precisa do tênis mais caro ou das roupas esportivas com alto desenvolvimento tecnológico. Ele precisa apenas de roupas leves e confortáveis e um tênis para corrida que seja funcional e adequado para seu pé. Além disso, o local de treino é variado, não precisa pagar e pode ser feito com outras pessoas.

5. Pode ser feito em companhia

Para aqueles que não gostam de um esporte individual, você pode chamar aquele amigo ou familiar para ingressar na prática. Ter alguém do seu lado muda o jeito de praticar e perceber a corrida. Ou seja, se a sua motivação for companhia, a corrida pode sim ser feita em conjunto!

6. Ajuda a reduzir o estresse

Muitos pensam que, por terem rotinas agitadas e com muitas tarefas, não irão ter tempo para praticar algum esporte, ou pior, acham que terão dor de cabeça ao fazer atividade física. Porém, o caminho a ser pensado não é esse.

A corrida, assim como demais esportes, vai ajudar a aquietar os pensamentos, o que gera como consequência uma redução da hiperatividade, por exemplo. Outro fator é que, se o esporte vai ajudar a dispersar os pensamentos, ele também vai ser importante na queda do estresse, pois o foco é apenas a rotina esportiva do momento.

7. Vai regular o sono

Caso você tenha dificuldades para dormir, seja considerado uma pessoa ligada no 220 ou que fica pensando muito antes de descansar e acaba dormindo pouco, a corrida é a opção para auxiliar nesses problemas.

E por que isso? Bom, como a corrida normalmente é intensa e acaba gastando muita energia, juntando o empenho do treino mais os afazeres do seu cotidiano, ao chegar ao final do dia você estará com a sensação de cansaço, mas vai sentir que também aproveitou o dia.

Além disso, por ajudar na redução do estresse, a mente fica calma após a prática, então o acúmulo de pensamentos não será um empecilho quando for dormir, pois já lidou com a mente ao treinar.

8. Impacta a imunidade

Outro fator importante é o desempenho no esporte e sua relação com a imunidade. O corpo vai estar ativo, o organismo vai estar respondendo melhor, além do corpo ter uma redução significativa em doenças comuns, como gripes e resfriados.

O corpo vai estar acostumado a fazer algo, a atividade física vai gerar impactos dentro do organismo, o que fortalece a imunidade. Ou seja, fazer exercício é cuidar da saúde!

9. Melhora a concentração

Por incrível que pareça, a corrida ajuda na concentração. É de senso comum pensar que essa prática é feita no ‘modo automático’, porém, ao correr, o atleta precisa estar focado no trajeto, se existem problemas no solo que está utilizando para a prática, se a velocidade está adequada e por assim adiante.

Na fisiologia, ao correr você aumenta a oxigenação no cérebro e, como consequência, há o fortalecimento da memória. Sendo assim, esse esporte não impacta apenas a saúde do corpo, mas também é um motivador para regular a saúde mental do atleta.

10. Previne doenças

Por fim, para motivar você a correr, saiba que a prática previne doenças, sejam elas cardiovasculares ou as que afetam demais regiões que são utilizadas ao correr, como a perna. Uma doença que afeta muitos brasileiros é a osteoporose e ela consegue ser evitada ao praticar corrida.

O esporte auxilia, pois como correr na rua terá impacto direto nas articulações, caso seja feito de maneira certa e com a técnica adequada, a osteoporose consegue ser prevenida, já que o impacto causado ao correr estimula a formação óssea, deixando-a resistente e não fragilizada.

Sendo assim, existem muitos fatores que servem de motivação para correr, basta perceber aos poucos em cada prática. Seja do iniciante ao amador, ter estímulo é essencial para continuar em qualquer prática, seja uma variação no treino, uma nova meta ou até uma prova.

Espero que tenham gostado do conteúdo!

E você, qual a sua motivação para correr? Conta pra gente aqui nos comentários!

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