Qualidade de vida

Como aliar motivação e exercício físico na sua rotina?

single image

A atividade física sempre é uma nova possibilidade para qualquer pessoa, porém, em tempos de rotinas modernas e atarefadas, exercitar o corpo virou sinônimo de buscar uma estética corporal. O impacto desse pensamento é que deixamos de lado uma ferramenta que auxilia a qualidade de vida e saúde, além de ser uma opção para hobbie. É preciso então aliar motivação e exercício físico para mudar de pensamento!

Por acaso você sabe como juntar o ânimo e praticar algum esporte? Então fique aqui para saber como aliar motivação e exercício físico!

Como aliar motivação e exercício físico?

É comum do ser humano ficar em repouso, pois ele não quer gastar energia para situações que não envolvem a sobrevivência. Seu foco é ter uma reserva de energia, focando em outras tarefas, sendo assim, é bem difícil falar que a disposição para movimentar o corpo é algo natural para todos.

Porém, fazer exercício físico garante melhorias na resposta do organismo, além de ajudar na prevenção de doenças psíquicas e do coração. Para ter seus benefícios, basta buscar uma motivação interna para dar os primeiros passos.

Faça algo que goste

Se o seu intuito com o esporte é ter qualidade de vida, não fique preocupado com performance. Muitos têm em mente altos desafios, mas para começar é preciso achar alguma prática que seja prazerosa e que você consiga aproveitar.

Muitos gostam de caminhar no tempo livre, então buscar pela corrida é uma opção. O mesmo vale para aqueles que gostam de andar de bicicleta, então o ciclismo pode ser viável na rotina de alguns. Por fim, se gosta de trabalhar todos os músculos do corpo e é um adepto da água, escolha a natação.

O foco é saber o que você gosta e o que quer evitar no esporte, pois não adianta querer ter qualidade de vida e começar numa nova realidade sendo que o exercício é feito de um jeito que detesta. Saiba seus gostos e a partir disso é só achar a melhor opção!

Desenhe metas possíveis

Um erro comum de muitos atletas amadores é desenhar metas de atletas profissionais, o que já é um fator para desanimar nos treinos. Se você começou tem uma semana na corrida, não será possível correr uma maratona em 2 meses!

Desenhar metas possíveis é necessário, pois ao praticar alguma modalidade e ter seus objetivos claros, você estará sendo honesto consigo. O resultado fica mais fácil de ser visualizado, então anote questões pontuais e que consiga cumprir em um determinado período de tempo.

Organização é o foco de muitos atletas, então aprender a ter uma rotina saudável já é um caminho a ser pensando. O mesmo vale para quem deseja diminuir o percentual de gordura. Faça uma tabela de medidas e veja o quanto é possível reduzir em 1 ou 3 meses de treino.

Esteja presente

Mesmo colocando suas metas para o futuro, esteja presente nos treinos. O desânimo de muitos atletas amadores começa porque visualizam a rotina de exercício como um todo, então não aproveitam o exercício no dia. Se a sua rotina esportiva é feita em 5 dias, foque em cada dia no exercício e não comece um dia pensando que ainda tem mais 4 pela frente.

O esporte vem para auxiliar sua vida e para ajudar a regular a saúde mental, então não crie empecilhos para que a prática seja algo ruim para você.

Conheça os resultados

O ânimo também aparece para algumas pessoas que conhecem os benefícios da prática para o corpo humano, sendo assim, faça uma pesquisa breve para conhecer os impactos de uma rotina esportiva. Alguns resultados do exercício físico são:

  • Ajuda na imunidade.
  • Melhora a sensação de bem-estar.
  • Libera hormônios no corpo que auxiliam no dia a dia.

Tenha consciência

Por fim, saiba o motivo de estar fazendo atividade física. É para sair do sedentarismo? É para ter mais qualidade de vida? Saiba o que está te levando aos propósitos da atividade física, pois a consciência nesse momento de escolha é essencial para a sua vida.

Vale ressaltar que estética do corpo não é algo que precisa ser considerado, então desfaça alguns pensamentos como relacionar corpo magro com saúde, nem sempre esse é o caminho a ser seguido.

Para saber outras razões para começar na atividade física, veja o vídeo abaixo do médico Drauzio Varella:

Como motivação e exercício físico trazem benefícios ao corpo?

Além de tornar-se mais saudável, o esporte vai trazer uma série de benefícios para sua vida. Desde a queda do estresse, até aumentar a taxa de rendimento e produtividade, movimentar o corpo só vai ajudar sua vida. Os benefícios mais comuns de uma prática ativa são:

Maior Inteligência

Fazer esporte também é um meio para aumentar a sua capacidade intelectual, então ficar sentado lendo e absorvendo informação não será o único meio para melhorar sua lógica e raciocínio. Investir em atividades aeróbicas como corrida ou ciclismo vai ajudar no aumento do fluxo sanguíneo que chega até o cérebro, o que ajuda na produção de novas substâncias que vão regular o sistema neural.

Como impacto a região afetada é a cognição, então a capacidade de memória e aprendizagem são aumentadas. Viu só como movimentar o corpo também vai ajudar no intelecto?

Disposição

Acordar cansado e com fraqueza não é algo que ninguém deseja, pois a indisposição barra muitas atividades do cotidiano. Com uma rotina esportiva ativa, o sono fica regulado, a produtividade aumenta e a disposição aparece logo quando acorda.

O esporte ajuda a regular o organismo, então ele vai responder de modo eficaz todos os dias, mas para isso é preciso dedicação nas atividades físicas. Se deseja otimizar a sua produção na semana, separe um tempo para a prática esportiva.

Melhora a socialização

Muitas modalidades são feitas em conjunto, o que facilita o contato humano. Além disso, o esporte é algo que pode ser feito com amigos e familiares, então é possível ter companhia enquanto está exercitando o corpo.

Socializar melhora a qualidade de vida, já que o sentimento de estar sozinho acaba sendo reduzido, então ter outra pessoa para conversar ou apenas acompanhar na prática já é um estímulo e também um diferencial para não ficar parado.

Chame algum amigo ou familiar e saia movimentando o corpo!

Pode ajudar na estética

Por fim, o que chama atenção de muitos ao praticar exercício físico é a estética. Caso deseje ficar magro, perder gordura e tonificar os músculos, a saída é dedicar-se em alguma atividade física. Os impactos na ‘beleza do corpo’ irão aparecer em algumas semanas, mas para que isso aconteça a dedicação precisa ser levada a sério.

Outro ponto que precisa ser aliado é uma alimentação adequada, então busque por um nutricionista para montar seu cardápio alimentício!

Aqui foram algumas informações e dicas úteis para motivar, nem que seja um pouco, a inserir exercícios físicos na sua rotina e te ajudar a entender que o esporte vai te trazer muitos benefícios. Desde melhorar a disposição até se tornar um atleta profissional, o esporte tem a capacidade de mudar hábitos e transformar pessoas. Não deixe de investir no exercício físico!

E você, gostou do conteúdo? Para receber assuntos parecidos, é só assinar a nossa newsletter!

Posts relacionados