Práticas esportivas

Como escolher uma modalidade esportiva?

single image

Praticar exercício físico nem sempre é uma tarefa fácil e, por isso, o atleta precisa escolher um esporte em que a intensidade e requisitos sejam satisfatórios para ele. No mundo da atividade física são diversas escolhas para adquirir qualidade de vida e bem-estar, e elas estão no grande grupo de modalidades esportivas.

Por acaso você sabe o que é modalidade esportiva? Fazer natação, correr ou andar de bicicleta são alguns exemplos de atividades que estão categorizadas como modalidades esportivas, podendo ser feitas de forma individual ou em grupo.

Se interessou pelo assunto? Então fique aqui para conhecer os tipos de modalidades esportivas e como escolher a melhor opção para você!

O que é modalidade esportiva?

A modalidade esportiva, além de estar relacionada com o esporte escolhido, encaminha o atleta para questões de prática, seja individual ou coletiva. Ela compreende os aspectos da atividade, suas características individuais e como vai ajudar o praticante ao longo da sua jornada esportiva.

Sendo assim, uma modalidade esportiva não é apenas o exercício ou esporte em si, mas como ela agrega benefícios e entrega qualidade de vida para o atleta.

No âmbito profissional, saber como funciona uma modalidade esportiva em específico faz com que treinadores tornem-se especialistas, virando referências posteriormente. Existem muitas assessorias focadas em uma única modalidade e isso acontece pela dedicação e técnica apurada ao escolher apenas um esporte como ramo.

Quais os tipos de modalidade esportiva?

Existem vários tipos de modalidades e elas terão diversas finalidades, dependendo da necessidade do atleta. Desde fazer exercício funcional até correr na rua, são diversas opções no mundo esportivo, e todos podem escolher de acordo com o seu perfil. Alguns tipos de modalidades esportivas são:

Calistenia

Prática que utiliza apenas o peso do corpo, o objetivo da calistenia é trazer a consciência corporal e o domínio da técnica através da prática. Essa é uma modalidade de baixo custo, pois dificilmente terá o auxílio de algum equipamento, então é uma opção acessível, mas que também precisa de acompanhamento ao executar.

Um dos benefícios da calistenia é que ela é uma escolha de fácil aprendizagem, pois é um trabalho de repetição até chegar no domínio da técnica. Além disso, por trabalhar apenas com o peso do corpo, a evolução é de acordo com o ritmo, então é mais prático perceber o desempenho, além do atleta conhecer seu limite, o que faz com que respeite melhor o seu corpo.

Corrida

Outra opção que consegue ser de baixo custo, a corrida é uma modalidade dentro da tríade do triathlon e do atletismo. É uma escolha que utiliza bastante os membros inferiores, além de aprimorar a resistência corporal.

Aqueles que optam pela corrida podem ir desde o mais ‘simples’, como correr na rua, precisando apenas estarem atentos ao equipamento básico, que seria roupa e tênis ideais para a prática, até chegar em práticas com equipamentos como a esteira, ou a corrida de pista, para aqueles que desejam um desafio no esporte.

Entre os benefícios da corrida temos o trabalho das articulações, fortalecimento do joelho e uma melhora na saúde, pois é uma prática esportiva que traz qualidade de vida (assim como todas)!

Ciclismo

Opção ideal para os amantes de bicicleta, a modalidade esportiva do ciclismo é a saída prática para aquele atleta que ama pedalar! A atividade pode ser feita em diversos terrenos, além de ser o lazer de muitas pessoas.

Se você gosta de pedalar e acha que o contato com a natureza é algo agradável, o ciclismo é uma ótima opção, mas que também exige os devidos cuidados e acompanhamento, pois exige bastante dos membros inferiores.

Nos benefícios da prática temos uma melhora do sistema imune, pois o ciclista terá contato com variação de clima, então o corpo precisa estar adaptado para cada situação. Além disso, o esporte ajuda na definição muscular e previne contra doenças cardiovasculares.

Funcional

O treino funcional é aquela opção que o atleta vai gostar caso queira trabalhar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Desde consciência corporal até a flexibilidade muscular, a modalidade em questão vai ajudar no ganho de força e na prevenção da saúde.

Os benefícios mais comuns da prática são a facilidade para perder peso e emagrecer, fortalecer a musculatura do corpo e auxílio do equilíbrio e coordenação.

Natação

Se você é uma pessoa que deseja entrar no mundo esportivo e gosta da água, a natação é uma ótima modalidade! Estando também no atletismo, a prática citada impacta várias áreas do corpo: articulação, musculatura, respiração e estabilidade da postura.

Por estar em outra superfície, o corpo precisa ter alguma adaptação, então acompanhamento é primordial, tanto para acostumar o organismo quanto para evitar problemas ou lesões. Com todas essas questões organizadas é possível perceber alguns benefícios da prática, como a melhora da concentração, estabilidade emocional e socialização, pois normalmente é uma prática conjunta.

Spinning

Por fim, uma saída que mescla diferentes modalidades, o spinning é uma prática que varia do ciclismo, vez que utiliza uma bicicleta ergonômica. Porém, a diferença é que, nesta prática, o equipamento fica parado!

O spinning simula um trajeto de corrida, normalmente guiado por um instrutor ao som de algumas músicas que vão direcionar o ritmo e intensidade. Se o seu objetivo é trabalhar muito a região da perna e perder calorias, essa é a opção ideal!

Entre os benefícios mais comuns da prática, temos a definição muscular, a melhora da respiração, alívio do estresse e a socialização, pois também é uma modalidade feita em grupo. Sendo assim, existem muitas variações para você, basta definir o seu objetivo e qual a intenção com o esporte!

Como escolher uma modalidade esportiva?

Agora, com o conhecimento de algumas modalidades, basta escolher a opção que mais lhe chamar atenção. Em primeiro lugar foque nos benefícios e em como a sua rotina pode ser otimizada ao fazer o esporte. Não foque em performance e em ganhos extremos caso o esforço não seja viável para você.

Ao escolher uma modalidade esportiva é importante entender seus limites e capacidades, então seja honesto consigo. Esse pensamento vai organizar sua escolha de maneira harmônica e saudável, ou seja, ao ter a consciência e entender a sua realidade, você evita lesões ou demais problemas no corpo.

Para auxiliar no processo, ter acompanhamento profissional é essencial, então invista em um profissional de educação física para montar seu programa de treinamento de acordo com seu perfil e individualidade, um médico esportivo para verificar a saúde do corpo e saber quais modalidades podem ser viáveis, além de um nutricionista para organizar o cardápio alimentício e não ter carência de vitaminas, minerais e por assim adiante.

Indo além do esporte!

Percebeu que o esporte também é um processo de afinidade? Analise as opções e invista na melhor para a sua realidade. E não pense que é uma regra focar apenas em uma modalidade, você pode variar o programa de treino com outras atividades, então não fique com receio caso tenha mais de uma opção para fazer.

Basta entender que o esporte tem o foco de melhorar a saúde e qualidade de vida, os demais benefícios são acréscimos de um cuidado com o corpo e dedicação na rotina esportiva. Seja uma melhora de autoestima até a tonificação muscular e perda de gordura corporal, a atividade física sempre será bem-vinda em todas as realidades.

Leve em consideração que a atividade deve motivar o seu dia, não ser uma obrigação! Para ter evolução é necessário gostar e querer investir cada vez mais na prática. Sendo assim, anote suas preferências e comece a investir nas modalidades que chamar a sua atenção. O foco é não ficar parado!

E você, já praticou quais modalidades esportivas? Conte aqui pra gente nos comentários!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados